Saiba o que é torpedo de voz e veja 8 casos de uso para sua empresa

Conheça o que é torpedo de voz, veja como ele funciona . Aproveite e descubra algumas possibilidades e casos de uso dessa solução.

O torpedo de voz é uma solução bastante eficaz em projetos de comunicação de empresas. Entre seus benefícios estão: bom custo-benefício, alta escalabilidade, boa efetividade comunicacional e facilidade no uso. 

Ainda assim, quando o assunto é elaborar projetos com essa ferramenta, podem surgir algumas dúvidas sobre possíveis usos e aplicações dela, certo? Pois são essas dúvidas que vamos solucionar neste post. 

Acompanhe a leitura para entender melhor como funciona o disparo de torpedos de voz em massa e quais são as possibilidades de uso e de projetos com ele.

Funcionamento do disparo de torpedo de voz

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é torpedo de voz. Como o próprio nome diz, trata-se de uma mensagem de voz enviada para telefones fixos ou móveis a fim de comunicar algo. 

Torpedos de voz são bastante eficazes principalmente quando o assunto é simplificar e automatizar o compartilhamento de uma informação para um grande número de pessoas.

Diferentemente do que se pode imaginar, eles não são disparados de aparelhos de telefone celular e nem precisam de um número ativo com operadora telefônica para que possam ser enviados.

De forma semelhante ao SMS, são usadas plataformas que fazem esse trabalho e permitem que usuários recebam essas ligações em forma de áudio. Um exemplo de plataforma é o Zenvia Bots, uma espécie de orquestrador de fluxos conversacionais. Pode-se também fazer integrações por meio de APIs, que conectam a solução a outros softwares, facilitando o uso.

Ainda assim, caso seja necessário dar a oportunidade de o usuário retornar a ligação, pode-se inserir um número que constará como identificador da chamada.

A elaboração das mensagens pode se dar de duas formas: por TTS (Text-to-speech) ou áudios em WAV ou MP3. No primeiro caso, é preciso enviar uma mensagem por escrito e a ferramenta o converterá em áudio narrado. Já no segundo, basta gravar o áudio nos formatos WAV ou MP3 e fazer seu upload na plataforma de disparo.

8 ideias de uso do torpedo de voz em projetos

Apesar de ser algo simples, é comum que haja dificuldades em enxergar as potencialidades de um canal como o de voz. Porém, seu uso também se dá em casos que, a princípio, podem parecer simples, mas fundamentais. Continue a leitura e conheça 8 ideias de uso de torpedo de voz.

1. Torpedo de voz na saúde

Clínicas médicas, clínicas odontológicas, hospitais, entre outros serviços de saúde comumente têm uma dor em comum: o não comparecimento de pacientes às consultas previamente agendadas. Isso pode se dar por motivos diversos: esquecimento, desistência ou intercorrências.

Tal situação gera transtornos, já que é alocado um time para contato que não acontece de fato, deixando lacunas na agenda e pessoal ocioso. Em alguns casos, é designada equipe responsável por fazer ligações solicitando confirmação de presença dias antes da data agendada.

No entanto, essa é uma tarefa trabalhosa, com chances de erros humanos e de baixa escalabilidade. É aqui que o torpedo de voz entra como um facilitador, uma vez que permite automatizar o disparo de lembretes de consultas, possibilitando até mesmo a inserção de variáveis, mencionando o nome da pessoa contatada, sua data e horário de agendamento, entre outras informações.

Com isso, com apenas um clique é possível fazer milhares de ligações simultâneas e até mesmo dar a possibilidade de reagendamento, como: “se deseja confirmar sua presença na consulta, digite 1. Caso não possa comparecer nessa data e precise reagendá-la, tecle 2”

Feito isso, é possível fazer o transbordo do contato para um humano e até mesmo engatilhar o disparo de torpedo de voz, dando a vez para pacientes que estão na fila de espera.

Além de otimizar o tempo da equipe de comunicação no segmento de saúde, essa é uma maneira de aumentar a taxa de comparecimento, principalmente nos casos em que a pessoa se esqueceu da consulta agendada.

2. Logística

O torpedo de voz pode ser usado para diversos objetivos na logística, por exemplo na entrega de bebidas em distribuidoras. Isso porque os brokers passam de estabelecimento em estabelecimento e é comum que em algum momento os responsáveis não estejam disponíveis para recebimento da carga.

Com isso, a empresa de bebidas tem prejuízo de tempo, dinheiro e combustível pelo deslocamento, o que poderia ser evitado com comunicações prévias e confirmações de disponibilidade para o recebimento.

É possível fazer o disparo de torpedos de voz avisando sobre a data e horário de entrega, inserindo opções de a pessoa aceitar ou não receber naquele período. Feito de forma automatizada, o torpedo de voz auxilia não só a evitar esses contratempos, como principalmente a fazer essa tarefa de forma simples e escalável. 

De maneira semelhante à do caso de uso na saúde, também será possível remanejar a rota e a distribuição caso um dos destinatários não possa receber em determinado momento.

3. Torpedo de voz para serviços

Empresas prestadoras de serviços, de maneira geral, também podem fazer bom uso do torpedo de voz para gerenciar os horários e remarcações desses serviços. Esse é o caso, por exemplo, de terceirizadoras de serviços de limpeza, que podem automatizar o disparo da comunicação para confirmar o agendamento com o cliente.

Ainda, é possível fazer uso da ferramenta em empresas de instalação de internet, manutenção de rede elétrica ou hidráulica. Há ainda os casos em que há indisponibilidade de serviço, como quando há pausa no abastecimento de água, o que pode ter os transtornos reduzidos por avisos de torpedo de voz.

4. Setor de cobrança

O setor de cobrança também pode se beneficiar do uso de torpedo de voz. Dado seu alto volume de demandas, automatizá-las é a melhor saída quando o assunto é entregar melhores resultados e reduzir os custos.

Isso diz respeito não apenas às tratativas com inadimplentes, como também para casos de pagamentos que estão prestes a vencer. Para ter efetividade, réguas de cobrança costumam inserir os torpedos de voz em suas fases finais, dada a situação crítica.

Além da facilidade da cobrança em si, é possível inserir e personalizar as variáveis (como nome, CPF, valor e data de vencimento da dívida) e ter acesso a relatórios e estatísticas que informam sobre se a pessoa atendeu a ligação e se interagiu clicando em opções.

Ainda, pode-se aplicar estratégia omnichannel, dando opções de o recipiente dar andamento à sua necessidade, como: “se deseja receber o boleto por SMS, tecle 1. Caso prefira recebê-lo por e-mail, tecle 2. Agora, se é mais fácil para você tê-lo no WhatsApp, tecle 3”. 

Não se deve esquecer também da possibilidade de transbordar para atendimento humano quando assim a pessoa desejar. Essas são maneiras de oferecer uma experiência ainda melhor para o usuário.

5. Delivery de comida

Poucas pessoas sabem, mas serviços de delivery de comida são uma ótima oportunidade de projetos que envolvam torpedo de voz. A gente explica: ao receber um pedido, o restaurante recebe uma notificação do aplicativo pelo qual a solicitação veio.

No entanto, caso ela não seja atendida em X tempo (determinado pelo próprio aplicativo), o usuário é informado de que o pedido dele não foi aceito. Por isso, em última instância, para evitar que haja perdas, o aplicativo pode disparar torpedo de voz para garantir que o restaurante esteja ciente da demanda e possa atendê-la em tempo hábil.

6. Monitoramento de servidor

Empresas que trabalham com tecnologia precisam estar atentas para evitar a queda dos servidores de forma que isso prejudique as atividades e, principalmente, onere os clientes. No entanto, designar colaboradores para cuidar disso todo o tempo é caro e não garante que não haverá problemas.

Além disso, ainda que tentemos evitar, pode acontecer de haver quedas e, neste momento, é preciso sagacidade e eficiência para remediar o problema. O primeiro passo para isso é identificá-lo. Mas como fazer isso de forma automatizada? Simples! É possível programar o sistema para que dispare torpedos de voz.

Assim, será possível acionar em tempo real os responsáveis para que possam tomar as atitudes necessárias e religar o sistema. Mais do que apenas avisar, o torpedo pode incluir um menu do tipo “digite 1 para confirmar que ouviu essa mensagem”.

Dessa maneira, caso a ligação não seja atendida ou não haja confirmação, um torpedo é disparado para outra pessoa capaz de resolver o problema. Isso pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, garantindo que a urgência seja detectada e resolvida.

7. Monitoramento de segurança eletrônica

De forma semelhante ao caso anterior, o torpedo de voz é uma ferramenta que pode ser usada para o alerta em relação a monitoramento de segurança eletrônica de residências e empresas.

Assim, existem possibilidades de configurar para que haja o disparo das mensagens de voz em caso de os sensores de movimentos desses lugares detectarem algo estranho. Isso aumenta as chances de evitar roubos, por exemplo.

8. Concessionárias

Não é raro que concessionárias realizem campanhas e promoções que duram cerca de apenas um dia. Sendo assim, os esforços são grandes para fazer com que as ações tragam bons resultados em tão curto espaço de tempo.

Para isso, uma ótima estratégia é usar o torpedo de voz convidando aqueles fiéis clientes a comparecerem na loja para aproveitar os baixos preços ou até mesmo agendar um test drive.

Outra ideia criativa e que pode ganhar o coração dos apaixonados por carros é inserir áudio com o ronco do motor de um carro recém-lançado, por exemplo. Essa é uma forma de impactar o consumidor gerando o sentimento de necessidade de, ao menos, conhecer de perto a máquina.

Bom, como pudemos ver, entender o que é torpedo de voz e conhecer alguns casos de uso são passos fundamentais para ter ideias de projetos usando a ferramenta. Suas possibilidades são múltiplas e geram redução de custos e melhor experiência para os clientes.

Aproveite, então, para conhecer o case de sucesso Venda Válida e veja de perto como a aplicação do torpedo de voz pode trazer bons resultados para seus clientes.

Zenvia API's
Categorias:
Escrito por

Zenvia