O que é SVA? Entenda a nova forma de cobrança dos planos SMS

Entenda o que é SVA e quais são as novidades na forma de pagamento.

Quem é cliente dos serviços de SMS da Zenvia, perceberá novidades na forma de pagamento a partir de fevereiro de 2021.Alinhado com a mudança de sede da empresa para a cidade de São Paulo, agora, o valor do contrato para o tráfego de mensagens SMS é dividido em duas cobranças: o SVA (Serviço de Valor Agregado) e o Licenciamento de Plataforma de Comunicação. 

Nosso cliente receberá uma nota fiscal (NF) e respectivo boleto com valor total da licença de uso e uma fatura SVA e mais o respectivo boleto SVA, totalizando dois documentos de faturamento e cobrança. No final, os valores pagos seguem os mesmos. A alteração está somente na divisão do pagamento entre licença de uso e SVA. 

Para explicar melhor, vamos tirar suas dúvidas sobre a mudança de sede, a alteração na cobrança, SVA e Licenciamento de Plataforma de Comunicação. Acompanhe na sequência. 

Mudança de sede: qual é o impacto?

Mas, e por qual motivo há uma nova divisão na forma de cobrar? Para responder à questão, começamos com a mudança de sede da própria Zenvia. 

Em 2021, com o objetivo de proporcionar ainda melhores serviços para o nosso ecossistema, a Zenvia mudou a sede para a cidade de São Paulo, levando em consideração a facilidade de acesso, relevância e infraestrutura necessárias para dar continuidade à ampliação das atividades e evolução contínua da empresa.

Com isso, vêm certas mudanças:

  • Os contatos da Zenvia para emissão de notas fiscais, propostas ou ordens de serviços, passam a ser com o endereço de São Paulo, como abaixo:

    Zenvia Mobile Serviços Digitais S.A.
    CNPJ: 14.096.190/0001-05 (sem alteração)
    Endereço: Avenida Paulista, 2.300, cj. 182 e 184
    Bairro Bela Vista
    São Paulo-SP
    CEP: 01310-300
  •  A cobrança relacionada aos serviços de SMS acompanhará nossa mudança para o município de São Paulo, em que o valor total do contrato (sem alteração) é dividido entre SVA (Serviço de Valor Agregado) e Licenciamento de Plataforma de Comunicação.

O que é SVA e Licenciamento de Plataforma de Comunicação?

Objetivamente, a Plataforma de Comunicação como Serviço é o produto que a Zenvia desenvolve e disponibiliza para os seus clientes. Assim, entre as atividades faturadas, em primeiro lugar, está o licenciamento da nossa Plataforma de Comunicação. 

Agora que já ficou mais claro o que é o Licenciamento de Plataforma de Comunicação, vamos explicar o que é o SVA. Se pensamos na atividade de telecomunicação em si,  falamos sobre a transmissão, a emissão ou recepção, seja por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

Ou seja, a prestação de serviço de telecomunicação pressupõe, necessariamente, a transmissão de uma mensagem mediante infraestrutura de rede. As operadoras de celular, por exemplo, prestam serviços de telecomunicação quando uma pessoa repassa uma mensagem a outra, o que envolve infraestruturas complexas, ainda que compartilhadas.

Então, o SVA é toda prestação de serviço auxiliar a atividades de telecomunicações. Sendo assim, o SVA acrescenta, aprimora e confere novas utilidades aos serviços de telecomunicação. 

Principais perguntas e respostas

Por isso, as soluções de SMS ofertadas pela Zenvia fazem parte do conceito de SVA. Em nosso caso, prestamos o serviço de integração entre nossos clientes e as operadoras de telefonia, para fins de encaminhamento e tráfego mecanizado de mensagens. 

Vale ressaltar que essa divisão do valor do contrato entre SVA e Licenciamento de Plataforma de Comunicação não gera qualquer acréscimo no preço total. Apenas exigirá que o cliente pague dois boletos (Licenciamento + SVA) que, juntos, somarão o valor contratado. Para facilitar a oferta, em nosso site você encontra um preço de pacote, que  contempla o valor total (SVA e Licenciamento de Plataforma de Comunicação). 

1. Qual é o endereço da nova sede da Zenvia?

Avenida Paulista, 2.300, cjs. 182 e 184. Bairro Bela Vista. São Paulo-SP. CEP: 01310-300.

2. A partir de quando começam a valer as mudanças de cobrança?

A sede da Zenvia está oficialmente estabelecida em São Paulo desde o dia 1º de janeiro. No entanto, a divisão na cobrança relacionada aos planos de SMS passará a valer a partir do mês de fevereiro de 2021. 

3. O valor cobrado hoje terá alguma alteração?

A única mudança é que o valor pago hoje nos planos de SMS estará dividido entre SVA (Serviço de Valor Agregado) e Licenciamento de Plataforma de Comunicação. O valor total contratado permanece o mesmo.

4. O que acontece se eu pagar somente uma das cobranças?

Para o serviço contratado, é preciso realizar o pagamento dos dois boletos. O pagamento parcial pode importar na suspensão dos serviços prestados.

5. Haverá alguma interrupção nos serviços por conta das mudanças?

Não. Os serviços prestados continuarão a ser prestados normalmente.

Ficou mais claro para você as mudanças que realizaremos na cobrança dos planos SMS? 

Caso nossos clientes, parceiros e fornecedores  tenham quaisquer  dúvidas, podem entrar em contato com o atendimento dedicado para mais informações. 

Categorias:
Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.