O que é SMS Verificado? Conheça esse recurso do Google

Entenda como utilizar o SMS Verificado, tecnologia do Google, para se comunicar de forma confiável com seus consumidores por SMS.

O SMS Verificado é uma tecnologia focada em melhorar a experiência dos consumidores, uma vez que aumenta a credibilidade das mensagens recebidas no celular. O recurso é mais uma garantia para os usuários em relação às mensagens SMS enviadas pelas empresas, pois confirma a identidade do emissor, dando certeza de que aquela comunicação realmente partiu de determinada companhia.

Atualmente, as mensagens SMS têm sido utilizadas por empresas de diferentes segmentos com inúmeros propósitos. As comunicações vão desde notificações de transações, envio de código de acesso para autenticação, confirmação de compromissos e lembretes de pagamento até ações de marketing e fidelização de clientes. A utilização do SMS como ferramenta para os negócios possui um enorme potencial, o que torna a verificação tão estratégica. 

Afinal, não há como questionar a relevância de uma comunicação segura, dando tranquilidade para o usuário e credibilidade para a mensagem. Quer entender melhor como funciona o SMS Verificado? Acompanhe este post para conhecer o processo e como utilizar.

Por que é importante para as empresas? 

Por que o SMS Verificado é tão relevante para as empresas? Entre os benefícios, há alguns deles que se destacam, como branding, confiança, segurança e engajamento. No primeiro caso, o SMS Verificado age como um diferencial, pois reforça o nome da marca. No quesito confiança, por conta da visualização do nome e logo da companhia na mensagem, há uma garantia de autenticidade da comunicação para os clientes e prospects. 

Já em segurança, o SMS Verificado inibe o uso indevido da marca em táticas de fraude, permitindo ao usuário identificar quando há uma mensagem verdadeira, ou quando se trata de uma prática maliciosa. Também garante a veracidade do conteúdo e a confirmação do emissor verdadeiro, já que possui um selo de verificação do Google. Por fim, como consequência, o engajamento faz com que a taxa de abertura aumente.

Como é o processo do SMS Verificado? 

O processo do SMS Verificado é bastante simples: ao receber um SMS, é exibido na tela do aparelho o nome da empresa, em vez do short code (aquele número de até 5 dígitos característico dos SMS corporativos). Além disso, quando é verificado, será exibida uma imagem com o logo da empresa e um selo de verificação, dessa forma:

Imagem com o logo da empresa e um selo de verificação

O recurso permite aumentar a visibilidade do usuário na precaução contra a prática de spam (envios sem a permissão do usuário) e phishing (táticas criminosas para obter dados sensíveis de usuários). Dessa forma, é possível evitar que informações particulares sejam compartilhadas por meio de práticas maliciosas e faz com que o usuário tenha mais visibilidade quando uma mensagem possui links que apontam para sites perigosos. 

Quando o SMS Verificado é ativado e há o envio de uma mensagem por uma empresa registrada no Google, acontece a conversão dessa mesma mensagem em um código de autenticidade que é ilegível, tudo dentro do seu dispositivo móvel. O que acontece na sequência é a comparação deste código com outros códigos de autenticidade ilegíveis que já foram enviados ao Google pela companhia. 

Então, caso exista uma correspondência entre os códigos, haverá uma confirmação do Google sobre a identidade do emissor, fazendo com que aconteça a visualização falada anteriormente, o Mensagens mostrará informações como o logo da marca e o ícone de verificado. Além disso, mesmo se alguém pudesse ler um dos códigos de autenticidade, a pessoa ainda não conseguiria resolvê-lo, pois é necessário a sua chave privada ou da empresa. 

Para criar os códigos de autenticidade, o Google usa o número de telefone do seu dispositivo móvel. Por isso, caso o aparelho tenha mais de um chip, será utilizado os números de identificação deles para saber qual número que recebeu a mensagem SMS e, assim, criar os códigos de autenticidade de modo correto. É importante dizer que isso não interfere na privacidade das mensagens SMS. Ou seja, o Google não lê as comunicações e não monitora ou salva quais empresas estão enviando mensagens SMS para o seu dispositivo. 

Não é necessário instalar nada para ver o SMS Verificado?

Desenvolvido pelo Google, o período de testes no Brasil contou com parceria exclusiva da Zenvia. Inicialmente, o SMS Verificado foi disponibilizado para uso com o Mensagens, aplicativo oficial do Google para mensagens de texto, como SMS, e conversas (RCS). O aplicativo é nativo de aparelhos com Android — sistema operacional mobile do Google — em sua versão mais pura, isto é, com poucas ou sem modificações de fabricantes. Aparelhos do próprio Google, além de marcas como Motorola, Xiaomi, Nokia e determinados produtos da Asus, estão entre os que possuem modelos com o sistema operacional considerado mais limpo.

Outras marcas, como Samsung, LG, Sony e também alguns aparelhos específicos da Asus possuem versões do Android modificadas e, geralmente, com um aplicativo próprio de mensagens. Também entram na lista outras marcas, como Apple (o iPhone vem equipado com o iOS, sistema operacional mobile da Apple) e os modelos de smartphones mais antigos da Nokia, Huawei e HTC, que são equipados com o sistema Windows Phone.

Mas eu não vou receber a mensagem?

Os usuários que não tiverem o aplicativo de mensagens original do Google receberão o SMS normalmente. A diferença é que a mensagem não será exibida com os símbolos de verificação, como seriam no aplicativo Mensagens. 

Assim, uma empresa pode continuar a utilizar o SMS para os mais variados casos de uso. Entre eles, informar sobre promoções, agendar compromissos, confirmar compras realizadas e ações de SMS Marketing, por exemplo, utilizando o recurso do SMS Verificado. Caso tenha o aplicativo Mensagens, o usuário receberá a mensagem devidamente verificada. 

Como minha empresa pode enviar SMS Verificado?

As empresas que querem enviar mensagens SMS verificadas podem contar com a Zenvia para integrar a plataforma SMS Verificada. Depois de corretamente verificada pelo Google, a companhia pode criar SMS na plataforma Zenvia, com a mensagem verificada quanto à origem, o conteúdo e o destino. Se a adequação for confirmada, a Zenvia encaminha a mensagem para a operadora e, assim que chega ao destinatário, o Google verifica a mensagem.

Na página oficial do SMS Verificado, o Google explica em mais detalhes como funciona o envio de mensagens comerciais verificadas e oferece documentação para os desenvolvedores entenderem a melhor forma de trabalhar com o recurso. Para saber de mais novidades sobre o recurso do SMS Verificado com a Zenvia, você pode consultar esta página. 

Quer saber mais sobre automação de mensagens SMS? Saiba quais são as dez principais perguntas e respostas sobre o envio de SMS em massa.

Podemos te ajudar com automação de SMS, conheça o sistema de envio de SMS em massa da Zenvia!

Escrito por

Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.