O que é SMS Verificado? Conheça esse novo recurso do Google

Entenda como utilizar o SMS Verificado, tecnologia do Google, para se comunicar de forma confiável com seus consumidores por SMS.

O SMS Verificado é uma tecnologia focada em melhorar a experiência dos consumidores, ao aumentar a credibilidade das mensagens recebidas no celular. O recurso será mais uma garantia ao ser impactado por mensagens enviadas das empresas.

O processo é bem simples: ao receber um SMS, é exibido na tela do aparelho o nome da empresa, ao invés do short code (aquele número de até 5 dígitos característico dos SMS corporativos). Além disso, também será exibida uma imagem com o logo da empresa e um selo de verificação, conforme a imagem abaixo:

O recurso permite aumentar a visibilidade do usuário na precaução contra a prática de Spam (envios sem a permissão do usuário) e phishing (táticas criminosas para obter dados sensíveis de usuários)

O grande trunfo do SMS Verificado (Verified SMS, em inglês) é que ele é um recurso a mais na boa e cada vez mais útil mensageria, mas com a vantagem de ser recebido em qualquer celular.

Não é necessário instalar nada para ver o SMS Verificado?

Desenvolvido pelo Google (e em testes no Brasil em parceria exclusiva com a Zenvia), o recurso vai funcionar inicialmente com o “Messages”, na versão 5.3.075. O app é nativo de aparelhos com Android ‘puro’, que é o sistema operacional sem modificações de fabricantes. Aparelhos do próprio Google (linha Pixel), marcas como Motorola, Xiaomi, Nokia, alguns modelos da Asus, estão entre as que possuem modelos com o sistema operacional mais limpo.

Outras marcas, como Samsung, LG, Sony e aparelhos da Asus possuem versões do Android modificadas e, geralmente, com um app próprio de mensagens. Também entram na lista outras marcas, como Apple (o iPhone vem equipado com iOS) e os smartphones mais antigos da Nokia, Huawei e HTC, que são equipados com Windows Phone. Nesses casos, o SMS Verificado não será exibido.

Mas eu não vou receber a mensagem?

Como dissemos acima, este é o grande trunfo: os usuários que não tiverem o app de mensagens original do Google receberão o SMS normalmente. A diferença é que a mensagem não será exibida com os símbolos de verificação, como seriam no app Messages.

Assim, uma empresa pode continuar a utilizar o SMS para os mais variados casos de uso. Entre eles, informar sobre promoções, agendar compromissos e confirmar compras realizadas, por exemplo, utilizando o recurso do SMS Verificado e os usuários podem receber, caso tenham o app Messages. A vantagem é entrega aos aparelhos móveis com taxa de leitura superior a 90%.

Como minha empresa pode enviar SMS Verificado?

Para uma empresa enviar mensagens verificadas, o primeiro passo é trabalhar com a Zenvia para integrar a plataforma SMS verificada. Depois de verificada pelo Google, a marca pode criar SMS na plataforma Zenvia, com a mensagem verificada quanto à origem, o conteúdo e o destino. Se a adequação for confirmada, a Zenvia encaminha a mensagem para a operadora e, assim que chega ao destinatário, o Google verifica a mensagem.

Na página oficial do SMS Verificado, o Google explica como funciona e oferece documentação para desenvolvedores entenderem a melhor forma de trabalhar com o recurso.

O recurso do SMS Verificado com a Zenvia ainda está em fase de testes, mas para ser o primeiro a saber das novidades, basta preencher o cadastro nesta página.

Podemos te ajudar com automação de SMS, conheça o sistema de envio de SMS em massa da Zenvia!

Escrito por

Flavio Barboni

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.