blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
SMS-Pirata.png

O que é SMS Pirata? Por que combatê-lo?

As inovações tecnológicas constantes trazem à tona diversas formas de contravenção e uma delas é o SMS Pirata. Mas você sabe o que é SMS Pirata? SMS Pirata é um tipo de SMS clandestino, não recomendado pelos órgãos reguladores, mas que responde por 50% do tráfego total de mensagens enviadas por celulares.

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, esse serviço não é recomendado pelo órgão regulador, e pode causar problemas tanto para quem envia, quanto para as empresas que colaboram para a perpetuação dessa prática.

SMS Pirata: todos perdem

Estima-se que o SMS Pirata provoque perdas anuais de mais de R$ 200 milhões às operadoras móveis. A prática é de difícil controle, haja vista que as operadoras podem bloquear o número usado, mas o praticante da ilegalidade pode facilmente comprar um novo número e recomeçar o ciclo. Mas não são somente as operadoras que perdem com esse serviço pirata de envio de sms.

Banner Enviar SMS Grátis

Para as empresas, recorrer a esse tipo de serviço como estratégia de marketing pode gerar efeitos rigorosamente inversos. Isso porque o envio indiscriminado de mensagens sem a autorização do destinatário pode levá-lo a efetivar reclamações junto à Anatel (agência reguladora que controla os serviços nacionais de telecomunicações), colaborando para disseminar uma imagem negativa da empresa, enfraquecendo sua marca no mercado. É o famoso “barato que sai caro”. Por isso, é fundamental que você saiba diferenciar o que é SMS Pirata do que não é.

Por que combater o serviço pirata de envio de mensagens

O serviço pirata de envio de SMS viola a privacidade dos destinatários, os quais recebem diariamente uma enxurrada de mensagens automáticas sem a sua autorização. Mas esse não é o problema mais grave.

Esta forma de envio de mensagens embora pareça um ato inocente, acaba por sustentar a venda de bancos de dados, ou seja, “pacotes” contendo CPF, endereço, telefone, entre outras informações sigilosas, oriundas de roubos e invasões de sites governamentais.

Como ele é enviado?

Existem, basicamente, duas formas de tráfego de mensagens por meio clandestino:

Chipeiros

Nesta modalidade, é feita a compra de diversos chips da mesma operadora. Os bancos de dados, com informações pessoais de milhões de cidadãos, serão usados para enviar as mensagens, como uma mala direta por celular.

Em seguida, é enviado centenas de mensagens a inúmeras pessoas, aproveitando-se dos pacotes gratuitos de SMS para mesma operadora, disponíveis por várias companhias de telefonia móvel. Como não são seguidos os protocolos de boas práticas na execução desse serviço (como pagamento de impostos), o custo para as empresas acaba sendo mais barato, o que as estimulam a mergulharem nessa perigosa “economia subterrânea”.

Brokers internacionais

Outro método bastante utilizado é o uso de brokers internacionais. Nesse caso, são aproveitados os acordos de roaming internacional, destinados à troca de mensagens entre pessoas físicas. Um dos pontos bem negativos do uso de broker internacional é que quem está enviando a mensagem pode determinar a informação que vai aparecer no remetente. Desta maneira, fica muito difícil a identificação dos mesmo pelos destinatários, pois eles podem incluir a informação que quiserem.

Como identificá-lo?

A identificação de um SMS Pirata é muito simples! Enquanto as empresas cadastradas e devidamente homologadas junto às operadoras brasileiras recebem um código de 4 a 6 dígitos para identificação no envio dos textos, as organizações criminosas os enviam por meio de um nome ou número de celular, com 8 ou 9 dígitos dependendo do DDD.

Agora que você já sabe o que é SMS pirata e porque você deve combater essa prática, deixamos este espaço aberto para as suas dúvidas e sugestões. Vamos refletir mais sobre o tema! Deixe seu comentário aqui embaixo!

 

Tags: SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS