blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
entenda-o-que-e-rcs-e-como-vai-revolucionar-o-mercado

Entenda o que é RCS e como vai revolucionar o mercado

Um novo padrão de envio de mensagens está em desenvolvimento, o Rich Communications Service (RCS). Para manter sua empresa competitiva e conectada com seus consumidores, é fundamental compreender o que é RCS e quais os diferenciais desse novo tipo de comunicação mobile.

No post de hoje, você entenderá como essa tecnologia revolucionará a experiência dos clientes com a sua marca e conhecerá os principais diferenciais do RCS — comparado ao tradicional SMS. Além disso, descubra quais são os principais benefícios desse novo padrão. Continue a leitura e confira!

O que é RCS?

A tradução de Rich Communications Service (RCS) — Serviço de Comunicações Ricas, em português — indica bem a proposta desse novo padrão de mensagens. Ou seja, o objetivo é ajudar pessoas e empresas na troca de qualquer informação por celular, independentemente da operadora, país ou aplicativos instalados no aparelho.

Criado pela Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA), e patrocinado e desenvolvido pelo Google, o novo modelo permitirá enviar textos, imagens, GIFs, vídeos, arquivos, áudios, botões interativos e até carrosséis de produtos para uma pessoa ou grupo de usuários — algo que o atual Serviço de Mensagens Curtas (SMS) não suporta.

A grande vantagem será permitir que qualquer pessoa com um smartphone se comunique sem precisar instalar aplicativos — como o WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger ou iMessage. Também se diferenciará dessas aplicações de troca de mensagens por oferecer uma Interface de Programação de Aplicativos (API) aberta e gratuita, o que permitirá a integração por exemplo de chatbots, sistemas de atendimento ao cliente, entre outros softwares.

Quais as principais diferenças entre o RCS e o SMS?

Existem 3 diferenças básicas entre o atual padrão SMS e o RCS. Abaixo, explicaremos brevemente cada uma delas.

Identificação dos participantes da conversa

Para facilitar a identificação de suas comunicações com os clientes via SMS, as empresas passaram adotam o Short Code (LA), um número curto de até 6 dígitos, usado exclusivamente por aquela organização. Este tipo de identificação é apenas feito por empresas oficiais no mercado.

Com o RCS, a empresa poderá adicionar imagem, logo, cores e o nome da marca para facilitar a identificação de suas mensagens. Assim, qualquer informação enviada pela organização será rapidamente reconhecida pelos receptores.

Diversificação das informações trocadas

O padrão SMS começou a ser utilizado no início dos anos 1990 e visava o envio de textos simples, sem formatação e de fácil leitura. Essa tecnologia alcançou grande sucesso e, até hoje, 90% dos SMSs enviados são lidos nos primeiros 3 minutos após serem recebidos.

Mas, para quem precisa enviar aquivos, imagens, localização, entre outros formatos, o RCS terá suporte para viabilização essa comunicação.

Personalização das mensagens

O RCS poderá ser integrado com os bancos de dados dos sistemas da empresa, consultar informações anteriores àquela interação e tornar a conversa bastante significativa.

Enquanto o SMS se mostra útil para estabelecer uma comunicação de massa, sendo muito rápida e objetiva.

Quando apostar nessa tecnologia?

Segundo a GSMA, 86% dos smartphones utilizados em todo o mundo estarão habilitados para receber e enviar mensagens RCS até 2020. Ou seja, em pouco tempo o mercado estará preparado e sua empresa poderá usar o RCS para fomentar negócios, fidelizar clientes, divulgar promoções, entre outras ações. 

Entender o que é RCS é descobrir as possibilidades futuras no uso de smartphones. Toda essa inovação vai mudar a maneira como os clientes se comportam, interagem e se engajam com as marcas. Uma outra grande vantagem do RCS é oferecer uma comunicação totalmente criptografada. Essa simples mudança evitará que mensagens sejam interceptadas e dados, roubados. 

Quer ser avisado quando esta tecnologia for lançada?

Deixe seu contato!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS