O que é Enterprise Single Sign-On (SSO) e como funciona?

Saiba mais sobre o Enterprise Single Sign-On (SSO), gerenciamento de usuários e senhas em um único portal de autenticação com segurança.

O que é Enterprise Single Sign-On (SSO)

Atualmente, a maioria dos sites exigem alguma forma de autenticação para acessar seus recursos e conteúdo. Com o aumento do número de sites e serviços, um sistema de login centralizado tornou-se uma necessidade para controlar informações e oferecer segurança a quem acessa.

O SSO (Single Sing-On), também conhecido como “sistemas de login únicos”, é uma prática recomendada às empresas que buscam aumentar o nível de segurança e simplificar o gerenciamento de usuários corporativos.

Seu objetivo é estabelecer a identidade do usuário e depois compartilhar essa informação com cada subsistema que precise desses dados, sem perder a confidencialidade.

E como o SSO funciona na prática?

A autenticação de login único (SSO) tem como objetivo reconhecer a identidade do usuário e depois compartilhar essa informação com cada subsistema que precise desses dados, ou seja, compartilha informações de sessão em diferentes domínios. 

Há diferentes protocolos de SSO que compartilham informações de sessão de maneiras diferentes, mas o conceito é o mesmo: existe um domínio central, por meio do qual a autenticação é compartilhada entre as diferentes aplicações ligadas ao SSO.

Por exemplo, o domínio central pode gerar um JSON Web Token (JWT) assinado, que pode ser criptografado usando JSON Web Encryption (JWE). Esse token pode então ser passado para o cliente e usado pelo domínio de autenticação, bem como qualquer outro domínio. 

O token pode ser passado para o domínio original por um redirecionamento e contém todas as informações necessárias para identificar o usuário do domínio que requer autenticação. Como o token é assinado, ele não pode ser modificado de forma alguma pelo cliente.

Sempre que os usuários acessam um domínio que requer autenticação, eles são redirecionados para o domínio de autenticação. Como os usuários já estão logados nesse domínio, eles podem ser redirecionados imediatamente para o domínio original com o token de autenticação necessário.

O SSO resolve um grande problema: como gerenciar o número crescente de usuários em todo um ecossistema de aplicativos e serviços. A autenticação Single Sign-On veio para ficar. Os sistemas descentralizados estão se tornando cada vez mais comuns e a autenticação é um aspecto importante de todos eles.

Enterprise Single Sign-On (SSO) disponível para clientes Zenvia

O Enterprise Single Sign-On (SSO) é a nova solução de segurança da ZENVIA voltada para empresas que acessam alguns de nossos produtos.

Como vimos, o SSO tem como objetivo oferecer um login único para as empresas, ou seja, o usuário informa apenas uma vez seu usuário e senha ao entrar na plataforma e não precisa informar novamente quando acessar as ferramentas e plataformas de canais que já estejam integradas ao SSO. Além disso, o acesso é através do domínio corporativo.

São diversos benefícios como gestão e auditoria simplificada de acessos, menor necessidade de criação de diversas senhas, maior agilidade no acesso a plataformas e menor carga de trabalho para equipes de help desk.

Essa solução é um novo produto da Zenvia que pode ser oferecido de forma complementar para os nossos clientes que utilizam as plataformas: ZENVIA Chat, Zenvia Flow, Zenvia Attraction e Sirena.

Solicite um contato da nossa equipe comercial para conhecer melhor o Enterprise Single Sign-On (SSO).

Zenvia API's
Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.