O que considerar antes de contratar chatbot

Está pensando em contratar um chatbot? Essa decisão pode ser aquilo que sua empresa precisa para se destacar, estreitar a relação com clientes e alavancar os resultados do seu negócio.

O chatbot é um assistente conversacional desenvolvido para interagir com o público de maneira inteligente, a partir de um fluxo de conversa previamente configurado. Com ele, empresas de diferentes segmentos podem aproveitar uma série de benefícios.

Benefícios ao contratar um chatbot

Ao contratar um chatbot, é possível:

  • Automatizar processos repetitivos com maior rapidez e exatidão, como respostas a dúvidas frequentes, por exemplo.
  • Reduzir custos em operações logísticas e até mesmo na geração de leads;
  • Criar um robô personalizado, de acordo com o perfil da marca, usando uma linguagem próxima do público;
  • Agilizar o contato com o cliente e ter um chatbot em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Manter clientes engajados, dando a oportunidade de o usuário se envolver ainda mais com a marca;
  • Aprimorar o relacionamento com o cliente, melhorando a experiência do usuário.

Fatores a considerar antes de contratar chatbot

Mesmo com tantos benefícios, é importante levar em conta alguns fatores antes de contratar um chatbot para sua empresa. Por isso, considere o objetivo de sua marca e o perfil da empresa que oferece o serviço.

Sobre a sua marca

Qual é o objetivo e como o chatbot pode te ajudar?

O chatbot pode ser usado para diversas finalidades e auxiliar em diferentes estratégias, de acordo com cada tipo de negócio. Qualificação de leads, pesquisas NPS, realização de cobranças, divulgação de promoções, entre outros.

Para saber as diferentes atribuições dos chatbots de acordo com cada segmento, acesse os links abaixo:

É necessário ter em mente, portanto, qual o objetivo da empresa e como o chatbot poderá auxiliar nessa estratégia. Se a intenção for aumentar o número de leads, por exemplo, o robô pode ajudar a identificar leads qualificados e, também, capturar e-mails, aumentando a base.

Caso o foco seja aprimorar o sistema de cobrança, o chatbot pode funcionar de maneira ativa, negociando uma dívida e até mesmo informando condições de pagamento. Dependendo da configuração, a cobrança pode começar via SMS e conduzir o cliente a uma plataforma de chat web, que dá maior credibilidade para a marca.

Já empresas que desejam fazer pesquisas de satisfação, por exemplo, podem até mesmo configurar o chatbot ao sistema de SMS, enviando mensagens após a realização de uma consulta. Nesse caso, é possível usar o Net Promoter Score (NPS), uma métrica utilizada para medir a satisfação e a lealdade dos clientes.

Para divulgar promoções, o chatbot pode funcionar como um vendedor virtual, ajudando a promover produtos e serviços relevantes, de acordo com as intenções de busca dos clientes e, também, de acordo com itens relacionados.

Qual é o canal de comunicação ideal para o seu público?

O chatbot pode ser usado em SMS, site, Facebook e até mesmo no WhatsApp. Para tanto, é fundamental definir qual é o canal de comunicação ideal de acordo com a experiência que se quer trazer para o cliente e com os recursos de cada canal.

Verifique, portanto, qual a frequência de envio de mensagens do seu público. Se o maior número de interações for pelo formulário disponível no site, por exemplo, o chatbot pode ajudar a diminuir o fluxo de mensagens e, assim, aprimorar a comunicação com o cliente.

Sobre a empresa

Qual a experiência da empresa?

Avalie o histórico de serviços prestados pela empresa que fornece esse serviço. Ter em mãos o portfólio de clientes e cases ajuda a ter uma base daquilo que a empresa oferece, bem como a experiência dela nesse mercado.

Avalie a qualidade do serviço oferecido

Para analisar o valor dessa aplicação para o seu negócio é fundamental avaliar a qualidade do serviço. A melhor maneira de mensurar isso é testando a plataforma, antes de fechar negócio.

Na Zenvia, é possível utilizar o Zenvia Flow gratuitamente para criar diversos processos e fluxos. Nesta ferramenta, é possível criar o chatbot, configurá-lo e usá-lo em diferentes canais de comunicação.

Preços e custos

Por fim, leve em conta os custos desse serviço para a sua empresa. Verifique, portanto, o que está incluso em cada plano e veja também os custos adicionais em treinamentos e consultorias com especialistas, que podem ser contratados na hora de fechar o negócio.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia