O poder da inteligência escalável para os negócios

Com o crescimento da informação e sua circulação em todas as empresas, fica cada vez mais difícil delegar a função de mensageiro a qualquer pessoa. O menor erro de comunicação pode causar a perda de um cliente, um acidente de trabalho ou problemas sérios nos equipamentos.

Algumas empresas passaram a confiar essa comunicação a inteligências artificiais, máquinas automatizadas capazes de disparar mensagens diante de alguma condição específica. Mas apenas esse tipo de inteligência não é o suficiente, pois a máquina não possui o senso crítico e a flexibilidade de um ser humano. Por isso, é adotado um sistema de inteligência escalável, que é mais adequado à comunicação em massa.

No post de hoje, vamos entender o que é a inteligência escalável e quais os benefícios de adotá-la para sua empresa. Acompanhe!

O que é inteligência escalável?

O conceito de “escalável” é bem recorrente no mundo corporativo, e se refere a algo que pode crescer de forma estável, sem necessidade de grandes investimentos. Uma fábrica, por exemplo, possui uma produção escalável, pois a mesma fábrica pode ter sua produção aumentada ou reduzida até certo ponto sem necessidade de reestruturar o ambiente.

Quando se fala em inteligência, nos referimos à integração dos sistemas de auxílio, como a inteligência artificial e ferramentas de registro, a um agente, que é um funcionário capacitado. Ele deverá determinar como os mecanismos vão atuar.

Como o uso da tecnologia permite ampliar a capacidade de avaliação do profissional indefinidamente sem que haja mudanças estruturais, essa combinação caracteriza uma forma de inteligência escalável.

Esse método é frequentemente utilizado em sistemas de automação, em especial na comunicação, como o uso do SMS. Ao estabelecer um critério e uma resposta específicos, a máquina pode enviar uma mensagem mais rapidamente que uma pessoa conseguiria, criando agilidade na comunicação de acordo com o perfil e o comportamento de resposta do usuário.

Como usar a automação de serviços a seu favor?

Utilizar mecanismos de automação é altamente indicado para qualquer empresa. No setor de transportes, por exemplo, é possível integrar o sistema de localização de veículos, emitindo um SMS diretamente ao motorista caso ele precise mudar de percurso, esteja tomando a rota errada ou tenha algum compromisso legal em relação à carteira de motorista.

Tudo isso por meio de um sistema de inteligência escalável, que comete bem menos erros. Veja algumas das utilidades desse sistema de mensagens para sua companhia:

Mensagens de segurança

Quando um trabalho depende diretamente de algum maquinário, como centrais de processamento de dados e hospitais, é possível programar o computador para enviar um SMS de alerta sempre que houver algum risco de superaquecimento ou em caso de mau funcionamento. Dessa forma, será possível detectar e consertar o problema antes que ele tenha grandes efeitos. Isso também vale para a vigilância, que pode ser alertada automaticamente caso alguém danifique ou tente roubar o equipamento.

Esse sistema de inteligência escalável também se aplica à proteção de propriedade e de pessoas. É possível criar um código que sirva como um botão de pânico, caso um veículo seja assaltado, um paciente entre em estado crítico ou qualquer outra emergência ocorra. Esse alerta também pode ocorrer em sentido inverso, avisando algum funcionário sobre locais de risco que devem ser evitados, por exemplo.

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Contato direto com o cliente

Outra vantagem de utilizar o SMS como meio de comunicação é a promoção de maior proximidade com os clientes. É possível utilizar SMS marketing para direcionar algum prospect para sua landing page, onde terá maior contato com a sua marca.

E, com um sistema de inteligência escalável, é possível estabelecer critérios para o envio das mensagens, como horário, perfil do destinatário, localidade, entre muitos outros.

Outra forma de promover o engajamento dos clientes é por meio de SMS interativos. São aqueles que fazem uma pergunta e dão algumas opções de resposta. A máquina interpreta cada palavra como um código, o que permite uma resposta automática junto ao registro. Um exemplo desse uso é a confirmação da consulta médica. A clínica ou consultório envia um dia antes e o cliente pode responder com SIM ou pedir uma remarcação. A secretária irá ligar apenas para os que não confirmaram ou disparar outro SMS com novas possibilidades de datas e horários para a consulta.

Outro exemplo é o uso para fazer pesquisas de opinião, pois quase todas as pessoas carregam seus celulares constantemente, mas nem todas possuem acesso fácil a internet.

Facilidades para a comunicação e processos internos

Outra aplicação da inteligência escalável é facilitar os processos de trabalho. Ao vincular um sistema de SMS a uma agenda de tarefas, é possível emitir alertas automáticos sempre que uma deadline se aproxima, ou quando ocorre algum evento corporativo específico. Não é necessário enviar memorandos completos pelo telefone, apenas um alerta rápido para conferir os detalhes da mensagem em alguma outra fonte.

É possível aliar este sistema ao de e-mail, enviando uma mensagem sempre que houver algo de maior relevância na sua caixa de entrada. Isso permite alertar alguém para que verifique suas mensagens corporativas mesmo offline.

Redução de custos

Como já foi mencionado, algo escalável no mundo corporativo é aquilo que pode ser ampliado sem investimentos estruturais amplos. Isso significa que um sistema de inteligência escalável pode ser implementado com um custo mínimo.

Assim, agregar um sistema de envio de SMS ao seu negócio é simples e prático, necessitando apenas de uma integração com o seu sistema de gestão.

Prevenção de fraudes e cibercrimes

Cada vez mais. as empresas tentam aumentar a segurança de seus sistemas virtuais, mas sempre há uma dificuldade enorme em manter esse espaço livre de invasores. Por isso, muitos sistemas de inteligência escalável utilizam o telefone como meio de confirmação para algumas ações. Diferentemente de uma conta de e-mail, um SMS é bem mais difícil de rastrear e interceptar, o que torna as ações virtuais mais seguras.

Tem alguma dúvida sobre como a inteligência escalável pode auxiliar na qualidade dos seus negócios? Quer receber mais conteúdos sobre o uso de sistemas de SMS para alavancar sua empresa e facilitar seus processos? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão todos os nossos conteúdos!

Escrito por

Zenvia