Novidades na Zenvia API’s para WhatsApp Business

Conheça as novidades da ZenAPI que vão turbinar o WhatsApp Business Solution, a solução corporativa para empresas que desejam usar o canal WhatsApp.

Por Carlos Santos, product manager de WhatsApp na Zenvia
e Felipe Bonel, especialista em plataformas de comunicação na Zenvia

As novidades na Plataforma de Comunicação da Zenvia seguem saindo do forno a todo vapor! Na perspectiva de dar a você, usuário, maior controle e autonomia sobre o uso dos nossos produtos, desenvolvemos alguns novos recursos e funcionalidades que devem facilitar, em muito, o processo de integração às Business APIs do WhatsApp Business Solution, sem falar na gestão das mensagens e no acompanhamento dos resultados. 

E então, bora conhecê-las?

Todos os novos recursos e funcionalidades podem ser encontrados no menu “API” da plataforma Zenvia. Concentramos ali todo o nosso toolkit para desenvolvedores extraírem o melhor possível de nossas APIs de WhatsApp.

Dentro da aba “Integrações” deste menu, você encontrará o ferramental necessário para o gerenciamento da API Zenvia por meio de Access Tokens e por Subscriptions no Webhook:

    Com os tokens, é possível criar, listar e remover códigos de acesso para realizar a autenticação via API. Para utilizar esta feature, basta realizar uma requisição à API com o token gerado ocupando o cabeçalho X-API-Token e partir para o abraço!

Já no campo subscription, é possível receber eventos de mensagens e status de mensagens. Permitimos agora que o usuário possa fazer o cadastro de webhooks via interface ou API, simplificando ainda mais os processos!

Indo para a próxima aba do menu, temos a feature de cadastro e gestão de templates. Aqui, o usuário consegue visualizar todos os templates habilitados para a sua organização.

Uma vez aprovado o template, basta copiá-lo clicando no botão e utilizar o JSON gerado no campo de requisição da API para efetuar os disparos!

Já no menu de documentação, você poderá encontrar um material detalhado de referência técnica da nossa API para poder, por conta própria, consumir nossos serviços e, assim:

  • Enviar e receber mensagens pelos canais WhatsApp, SMS e Facebook.
  • Gerenciar assinaturas (webhook subscriptions).
  • Listar templates aprovados.

 Também na nossa documentação, é possível encontrar referências dos SDKs Zenvia. Os SDKs, ou software development kits, são bibliotecas que facilitam o uso de alguma API com algumas poucas linhas de código. Atualmente, temos bibliotecas desenvolvidas para Java e Node.js, mas a perspectiva é aumentar esta família a longo prazo!

Finalmente, indo em Minha Organização, depois em Relatórios de Consumo e, por último, Consumo de API, é possível ter acesso a quantas mensagens foram trafegadas pela plataforma e quantas delas foram enviadas a partir de templates de notificação aprovados pelo WhatsApp. Desta forma, é possível acompanhar em tempo real a eficiência dos disparos e medir a performance a partir do consumo de recursos na plataforma!

Para estas e outras informações e dicas sobre a Plataforma de Comunicação da Zenvia, fique de olho no nosso blog! Publicaremos atualizações periódicas sobre nossos produtos e serviços para continuar te ajudando a simplificar a sua vida! 🙂

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia