Negociação de dívidas: 4 benefícios do uso da cobrança digital

Em tempos de economia conturbada, a negociação de dívidas exige não só a habilidade na cobrança, mas também o uso das ferramentas certas, que geram economia e efetividade.

Veja, neste post, como a cobrança digital utilizando SMS pode ajudar na hora de efetuar as cobranças. Conheça 4 benefícios desse método:

1. Agilidade dos procedimentos

A negociação de dívidas pelos métodos convencionais exige um alto nível de intervenção humana. Essa necessidade de mão de obra afeta, negativamente, a agilidade dos procedimentos e aumenta os custos.

Afinal, é preciso que um funcionário responsável pela cobrança faça uso do telefone para contactar o devedor — que pode, ou não, atender à ligação naquele momento. Caso ele não atenda, será necessário insistir em novas ligações até que seja possível o contato.

Quando o contato surge, é iniciado o discurso de cobrança. A transmissão da mensagem também demanda tempo para explicação e, muitas vezes, o cliente demora para dar a resposta — e nem sempre concorda com as informações recebidas.

Ainda, o sistema padrão demanda que as cobranças sejam feitas individualmente. Somando todos os tempos de ligação para cada devedor, há uma ocupação excessiva dos recursos humanos do departamento responsável pela tarefa e também das linhas telefônicas utilizadas para a tarefa.

Por outro lado, com a cobrança digital da Zenvia é possível enviar grande número de mensagens simultaneamente, sem a necessidade de aguardar o atendimento. Ao mesmo tempo, como não há um contato direto com o inadimplente, não há delongas nas conversas de explicação e de contestação, o que agiliza bastante o processo.

2. Redução dos custos operacionais

Além de prejudicar a agilidade dos processos, o método padrão gera custos excessivos para a empresa. As ligações telefônicas podem ser demoradas e, muitas vezes, elas são repetidas várias vezes ao longo do dia.

Assim, surge um gasto considerável com telefonemas e, também, com os salários dos funcionários elencados para a tarefa.

A principal vantagem da cobrança digital é a possibilidade de alcançar uma economia significativa. Com esse recurso, as informações são transmitidas com maior objetividade e  o investimento feito na cobrança por SMS é menos oneroso e mais eficiente.

Utilizando a solução de cobrança digital, portanto, há uma redução no custo do call center e os funcionários podem ser aproveitados em outras atividades, voltadas por exemplo para estratégias de marketing e à satisfação dos consumidores.

3. Evita constrangimentos

A cobrança é um procedimento delicado que, muitas vezes, expõe o devedor a situações desagradáveis e constrangedoras.

Muitas vezes, a reação de quem recebe uma cobrança pode ser de revolta, constrangendo também o funcionário responsável pela tarefa — que deve estar preparado para ouvir reclamações e até xingamentos.

O uso do SMS corta esse contato direto entre o funcionário e o devedor, eliminando qualquer possibilidade de embaraços.

4. Clareza das informações

A comunicação falada está sujeita a ruídos severos, que podem prejudicar o entendimento das mensagens. O simples tom de voz — ou o uso de palavras inapropriadas — pode gerar o desvio da informação e criar transtornos desnecessários que só prejudicam a cobrança.

A mensagem escrita do SMS, ao contrário, torna as informações objetivas e de fácil assimilação, evitando a perda de qualidade na comunicação e eliminando falhas e desentendimentos.

Para saber mais sobre a negociação de dívidas utilizando a cobrança digital, acesseCobrança Digital.

Leia Também:

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia