Case Mundo Tigre: Relacionamento por Quiz SMS

O Mundo Tigre já é reconhecido em todo o país como um exemplo de relacionamento que capacita, informa, celebra e premia com o uso do SMS, uma ação que gera 22% de retorno.

Sobre o Mundo Tigre

A Tigre lidera o mercado no Brasil e na América do Sul é e uma das referências mundiais na fabricação de tubos e conexões em PVC. Hoje a empresa fatura cerca de R$ 3 bilhões ao ano e já é considerada referência em inovação em tecnologia.  Seu lema é sempre inovar em produtos, tecnologia e relacionamento.  E é sobre isso que vamos falar aqui, sua inovação em relacionamento – o Mundo Tigre.

O Programa de Relacionamento promove diversas ações com o objetivo de ajudar o desenvolvimento dos profissionais da construção civil, além de reconhecer e fidelizar sua relação com a marca Tigre.

O programa é direcionado a públicos como instaladores hidráulicos, eletricistas, pedreiros, mestres de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, vendedores e gerentes de revendas tendo quatro pilares de sustentação: capacitar, informar, celebrar e premiar.

Cenário

Para que esses pilares pudessem ganhar força, várias estratégias foram desenvolvidas com a ajuda da A2C, Agência digital da Tigre há sete anos, que participa com ações digitais do Mundo Tigre. Para o CEO da A2C Anderson de Andrade, “O programa Mundo Tigre é voltado para a interação, e por meio dele proporcionamos vários cursos, palestras, visitas técnicas, festas, além do Quiz por SMS. A cada diferente participação do cliente no Mundo Tigre, ele ganha pontos, que, se acumulados, podem gerar prêmios por desempenho de participação – televisores, celulares, notebooks, além de participação em sorteio de um carro e três motos no final do ano”.

A ideia inicial era desenvolver um quiz no site, porém, “Como o celular está na mão da maioria das pessoas, porque não criar uma interação também através deste meio?”, explica Carolina Castanheira, responsável pelo Relacionamento da Tigre.

Para Carolina, “A ideia surgiu para proporcionar interações diferentes para o nosso público e também para impactar a todos, pois sabemos que o celular tem uma adesão significativa. É uma forma rápida e eficiente de conseguir interagir com milhares pessoas em todo o país. Essa tecnologia nos permite isso”.

Solução Encontrada

O Quiz SMS funciona da seguinte maneira, como explica Carolina: “São perguntas sobre produtos, sobre o programa de relacionamento e também sobre a Tigre, que são enviadas via SMS aos nossos públicos. Se respondidas corretamente, o cliente ganha pontos no programa de relacionamento”.

A líder em mensagens móveis no Brasil, Zenvia, tem grande participação nesse projeto, já que é responsável pelo envio e pelo retorno do SMS – o chamado MO, que é a resposta do cliente Tigre via SMS. O MO chega diretamente no sistema de envio de SMS da Zenvia, ao qual o usuário pode ter acesso por meio dos relatórios de envios. Para Anderson, “Quando a resposta do Quiz chega, analisamos se ela é correta ou não, e já conseguimos pontuá-la na mesma hora no programa de relacionamento”.

A Tigre utiliza o Zenvia Connect API de integração, no qual o sistema desenvolvido pela A2C é integrado ao da Zenvia, realizando os envios de SMS automaticamente. Para Anderson, “O único cuidado que temos de ter é na hora do envio: a Tigre escolhe qual vai ser a pergunta, coloca a resposta correta e seleciona na base dela para qual público vai mandar, se é técnico, de obra ou vendas”, explica.

Resultados

O Quiz por SMS iniciou em março deste ano e já alcançou grandes resultados. Segundo Carolina, “Hoje ele atinge cerca de 85 mil profissionais em todo o país, o que proporciona um contato direto e muito próximo com grande parte do nosso público”.

Os resultados são comemorados por Anderson e pela equipe A2C: “O celular foi uma grata surpresa, que tem 22% de retorno; cerca de 19 mil pessoas respondem a pergunta do Quiz SMS, sendo que 12% delas na primeira hora, um retorno muito imediato, que só ganhamos com o uso do SMS”.

Depoimento

“A Zenvia sempre teve um cuidado e uma atenção especial conosco, principalmente vindo da equipe técnica na hora da implementação da API de envio de SMS, o que foi essencial para que a escolhêssemos como nossa parceira nessa ação de relacionamento, que já é exemplo no Brasil.”

Anderson de Andrade – CEO A2C

Escrito por

Zenvia