Marketing Mobile: Tudo o que você precisa saber!

Quem está por dentro das tecnologias mobile mais recentes já percebeu que o mundo está voltado para estas inovações. Atualmente, a comunicação não encontra mais um empecilho nas grandes distâncias, ou outras barreiras físicas. Pelo contrário, ela se tornou uma atividade instantânea. As plataformas móveis mantêm usuários ao redor do mundo inteiro conectados.

O número de celulares no Brasil supera em muito o número de habitantes. Atualmente, são mais de 270 milhões de linhas móveis em atividade. O aparelho faz parte da nossa rotina. Sair de férias e não levar o celular é algo quase impensável para a maioria dos brasileiros. Por outro lado, deixar o aparelho sempre à vista – seja na mesa do trabalho ou ao lado da cama, na hora de dormir – é uma atitude comum.

O modelo de comunicação mobile é imediato e de longo alcance. De olho nessa oportunidade, as empresas estão atentas ao mobile marketing, transformando o celular em um excelente canal de comunicação com o público. O maior desafio agora é entender como é possível estabelecer um diálogo com os clientes, através da tecnologia mobile.

A mobilidade como uma ferramenta comercial

Aparelhos móveis são grandes aliados da empresa na hora de promover a sua marca. O mobile oferece diferentes possibilidades de diálogo, incluindo o envio de mensagem de sms para clientes ou e-mails, pela internet. É preciso estabelecer um canal permanente de interação.

A aceitação das mensagens de sms é muito maior, por isso é interessante recorrer ao sms para atrair clientes. Grande parte das mensagens enviadas por e-mail vão parar no lixo eletrônico ou são deletadas pelo usuário antes de ler. Já a mensagem de sms, todo mundo olha. De acordo com uma pesquisa realizada pela Venture Beat, 98% das mensagens de texto enviadas para o celular são abertas, enquanto no endereço eletrônico o número chega apenas a 22%. Além de ser usado para atrair clientes, a fidelização via sms também é uma estratégia de comunicação mobile.

Para usar a mobilidade a seu favor, é fundamental que as empresas desenvolvam um projeto com estratégias de marketing mobile. Campanhas por sms garantem que a informação alcance diretamente o público desejado. Além de enviada ao consumidor, existe a garantia de que a informação será absorvida por ele.

Conteúdo interativo

Além de se tornar instantânea, a comunicação com o cliente deixou de ser meramente receptiva. Ou seja, ela ultrapassou aquela caraterística unilateral, onde só a empresa se pronuncia e o público apenas recebe a informação. É preciso pensar em um público ativo e exigente.

Os mais ousados arriscam dizer que nós estamos experimentando o início da comunicação imersiva. Nesse modelo interativo, o próprio usuário interfere na formação do conteúdo e participando de maneira determinante no processo. Entendendo o que o cliente deseja, você garante o sucesso do diálogo com o público. Esse é o objetivo do mobile marketing.

Não basta apenas utilizar a tecnologia móvel como um canal de comunicação, mas fazer isso de forma a garantir a máximo alcance dos consumidores em potencial. Invista no marketing mobile e se comunique de forma efetiva e pontual com seu público alvo.

O sms interativo é uma forma de estabelecer uma relação dinâmica. Ele é utilizado por empresas que disponibilizam um conteúdo pago pelo usuário usuário final, como horóscopo, notícias esportivas ou ainda votações em reality shows. A principal característica é que o usuário é quem paga pelo SMS enviado ou recebido, sendo a receita dividida entre o prestador do serviço e a operadora.

Também pode ser usado para contabilizar votos do público, a exemplo das votações em reality shows. Mais uma estratégia é permitir que o usuário utilize o sms para confirmar a sua presença em eventos ou outras situações, como exames e consultas.

O que você tem a dizer sobre esse assunto? Deixe sua opinião nos comentários!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia