Mobile Marketing: Por que sua empresa precisa do SMS?

O Mobile Marketing é uma excelente estratégia para aproximar e fidelizar clientes. Diferentemente de outros canais como revista, jornal, rádio e TV, o baixo custo e a facilidade de implementação são alguns dos fatores que explicam por que esse canal de comunicação continua intacto, mesmo com a chegada de novas mídias como as redes sociais e os modernos apps de voz em smartphones.

Assim, aos que ainda desconhecem as funcionalidades dessa estratégia de mobile marketing, apresentamos os questionamentos mais frequentes, que também podem ser os seus, sobre o uso do SMS online. Confira como esse canal de comunicação pode alavancar seu negócio e potencializar de captação de clientes!

No que o SMS online pode agregar valor à minha empresa?

Um estudo recente da Federação Europeia de Marketing Direto revelou que quase 50% das agências de publicidade do “velho mundo” utilizam frequentemente o SMS como ferramenta de apoio no planejamento das estratégias de Customer Relationship Management – CRM, com ótimos resultados no fortalecimento de suas marcas. O envio de SMS em massa pode ser útil para:

• Divulgar novos produtos;
• Aproximar a empresa dos clientes;
• Fortalecer o engajamento dos consumidores com a marca;
• Oferecer apoio para feedback do SAC da companhia;
• Divulgar promoções, etc.

SMS online é realmente barato?

O SMS é uma solução de baixo custo para as empresas se comunicarem com os seus clientes de forma estratégica, especialmente em comparação com os canais de comunicação tradicionais.

Como funciona o sistema de envio?

O sistema de envio possui várias facilidades como: interface intuitiva e de fácil manuseio, múltiplas rotas de conexão a várias operadoras do país, possibilidade de importação de arquivo de contatos, relatório de utilização entre outras.

Através de uma plataforma web é possível enviar SMS para milhares de clientes simultaneamente, além de agendar envio de promoções, cobranças, pesquisas, etc.

É possível fazer agendamento de conteúdos?

O SMS corporativo pode ser programado para ser disparado periodicamente, em períodos predeterminados ou a usuários selecionados. O agendamento é utilizado para evitar esquecimentos e o consequente comprometimento de uma campanha, através do mobile marketing.

Qual o tempo de recebimento de um SMS online?

Essa é uma das dúvidas mais comuns. O recebimento de uma mensagem curta de texto é praticamente instantâneo, em menos de três segundos o SMS é enviado da ferramenta da Zenvia para a operadora. Em média, as operadoras têm encaminhado a mensagem em no máximo um minuto para o destinatário. Além de ser extremamente veloz, o envio das mensagens pode ser interligado com os sistemas de CRM da companhia, o que garante uma ação integrada e eficiente.

Existe alguma comprovação da eficácia dessa ferramenta?

De acordo com a Teleco, consultoria brasileira em telecomunicações, o Brasil fechou o mês de fevereiro de 2015 com 282,6 milhões de celulares. Levando em conta que a população brasileira ainda nem chegou aos 205 milhões, podemos inferir que existem muito mais celulares do que habitantes no país, um ótimo indicador do impacto que o uso desta estratégia de SMS Marketing no Brasil pode causar. Além disso, vale a pena ponderar duas questões:

• Uma campanha de texto através de apps tem um potencial de alcance muito menor do que uma desenvolvida por SMS online. Isso porque nem todas pessoas que têm um celular possuem acesso à internet. Entretanto, todos os celulares recebem e enviam mensagens curtas de texto no formato SMS;

• A taxa de leitura das mensagens por SMS beira os 99%, enquanto uma campanha de e-mail marketing não chega a 60% de percentual de visualização.

Todas essas questões mostram como existem saídas alternativas para divulgar seus produtos ou manter-se próximo aos seus clientes, sem a necessidade de despender vultosos valores em campanhas de marketing. Dessa maneira, quem precisa conciliar redução de custos com aumento do seu ticket médio não pode deixar de lado essa interessante estratégia de mobile marketing!

Ainda tem dúvidas sobre o quanto o mobile marketing, essa poderosa ferramenta de relacionamento com clientes, pode agregar valor ao seu negócio? Escreva para nós e descubra como desenvolver uma estratégia sob medida para sua empresa!

Escrito por

Zenvia