Metodologia Lean: qual é o impacto no mundo dos negócios?

Entenda como utilizar a metodologia Lean pode produzir resultados significativos no seu negócio e nos seus processos de marketing.

Diante da elevada concorrência em praticamente todas as áreas do mercado e do elevado nível de exigência que os clientes estão impondo sobre os produtos e serviços, empresas de diversos segmentos estão em busca de soluções mais eficazes para seus processos. E é nesse contexto que a metodologia lean surge com uma incrível alternativa.

Poucas pessoas estão familiarizadas com o seu conceito, mas o fato é que ela está ganhando espaço, tanto nos pequenos empreendimentos como as startups, quanto nas grandes organizações já estabelecidas nos seus ramos. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra o seu impacto no mundo dos negócios:  

O que é metodologia lean?

A metodologia lean pode ser compreendida como uma estratégia de produção que tem seu principal foco na redução de qualquer desperdício, melhorando não apenas os custos de fabricação de um produto, mas também o tempo dispendido e aprimorando a sua qualidade com foco total na satisfação do cliente final.

Para isso, é preciso incluir métodos contínuos de análise, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa. Essa filosofia considera um desperdício qualquer mobilização de recursos para fins que não sejam a criação de valor e a otimização do fluxo dos processos.

Por que a metodologia lean é essencial para startups?

A metodologia lean é indicada para qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho. Porém, é inegável que ela tem uma afinidade muito forte com as startups e isso se dá por algumas características comuns fundamentais a esse tipo de empreendimento.

Em geral, negócios que estão em busca de inovações ou se encontram na sua fase inicial de funcionamento tem poucos recursos disponíveis. Com uma filosofia mais enxuta, é possível fabricar protótipos e testar produtos gastando menos, encurtando o caminho para o sucesso.

A metodologia lean preconiza, num primeiro momento, a criação de protótipos rápidos, projetados prioritariamente com o intuito de validar suposições do mercado. Ela também utiliza o feedback dos clientes para realinhar estratégias e reforçar os pontos positivos de um projeto.

A importância do feedback e das pesquisas com clientes

Contar com um feedback constante dos clientes é indispensável para quem inova. A filosofia lean, quando aplicada nas startups, proporciona a utilização de um sistema de manufatura mais enxuto, com uma produção otimizada que considera que o gasto de recursos deve ser totalmente destinado para a criação de valor para o consumidor final.

Diante dessa realidade, contar com a opinião imediata do público-alvo é extremamente importante, pois isso permite a identificação de erros e falhas em um período bem precoce do desenvolvimento de um produto ou serviço. Assim, perde-se menos tempo e capital, pois os reparos poderão ser realizados e não se desenvolverá um item com defeito.

Percebe-se, portanto, a impressionante importância que a realização de pesquisas de qualidade tem nesse processo, pois essa é uma forma de ouvir efetivamente o que as pessoas têm a dizer sobre o que experimentaram. Uma forma eficaz e com um excelente custo-benefício de fazer isso, com a possibilidade de um feedback em tempo real, é por meio de um sistema de SMS que envia mensagens com as perguntas desejadas pelos produtores.  

Gostou do conteúdo? Então, entenda como a Natura realizou pesquisas extremamente efetivas aliando perguntas por um chatbot e acionamento da base de contatos por SMS:

Escrito por

Flavio Barboni

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.