Mensagens que geram valor

Você já deve saber e ter lido por aqui que o uso do SMS para campanhas de marketing ou promocionais é um serviço regulamentado no Brasil e, quando utilizado de forma irregular, pode ser bastante danoso para a própria imagem da empresa anunciante. O risco está em saturar os clientes com mensagens indesejáveis e que não geram nenhum tipo de valor.

Quem nunca se estressou com e-mails indesejados, os conhecidos spams? Hoje em dia, spams também chegam via SMS, e empresas mal assessoradas podem, mesmo que bem-intencionadas, acabar marcando um gol contra.

A Zenvia, no entanto, acredita que é possível usar o SMS para prestar serviços e gerar valor, inclusive promovendo uma marca ou uma instituição. E o mais importante: de uma forma sólida e consistente. Recentemente, o governo do Rio Grande do Sul colocou no ar um projeto-piloto no qual o cidadão foi convidado a participar do governo com perguntas ou sugestões por meio de SMS. Esse tipo de projeto, ao mesmo tempo em que é um serviço prestado ao cidadão, também é considerado em uma estratégia mais ampla de comunicação do governo, se aproximando cada vez mais do cidadão.

Em outro caso interessante, a GSH, empresa de software de gestão hospitalar, juntamente com a prefeitura de Canoas, no RS, adotou o SMS para realizar confirmação de consultas para os pacientes do SUS. Com isso, conseguiu atender 7.000 pessoas a mais em um mês – muito mais eficaz que qualquer campanha de marketing já tentada anteriormente.

Quer mais? A Amil utiliza a plataforma de comunicação da Zenvia para a prestação de vários serviços com o intuito de trazer agilidade e eficiência ao atendimento. Dentre as facilidades, é possível solicitar o código de barras para pagamento de boleto ou solicitar a segunda via da carteirinha. Esse serviço inovador cria um novo canal de comunicação, gera um grande envolvimento e transmite uma excelente imagem para milhares de clientes.

Viram que usar o SMS de forma útil e não intrusiva não só é possível, mas também gera resultados muito mais relevantes para o cliente? Existem diversos outros casos de empresas inovadoras que usam a tecnologia a serviço de seus clientes e transformam esse valor em uma excelente publicidade.

Esse é o nosso desafio: mostrar que o uso do SMS gerando valor para as pessoas pode ser um elemento-chave de uma boa estratégia de marketing.

Vander Guerrero – CEO da Zenvia

Escrito por

Zenvia