Como utilizar mensagens de voz em campanhas de Black friday

Ampliar os canais de comunicação é uma forma eficiente para suprir as demandas da Black Friday. Confira 7casos de uso de mensagens de voz!

Se você tem o hábito de consumo on-line, com certeza já deve ter passado por uma série de campanhas promocionais de Black Friday. Ao ler artigos e notícias em portais de comunicação, também já deve ter visto pelo menos uma chamada alertando que a Black Friday de 2023 seguirá a tendência de compras on-line.

De fato, a expectativa é grande depois do recuo da economia como consequência da pandemia causada pelo coronavírus em 2020. Se naquele ano houve retração do PIB, redução no consumo das famílias e as vendas no varejo retraíram 23,4% em abril de 2020, as vendas no meio digital tiveram aumento de 41%.

Com os consumidores cada vez mais conectados, as marcas precisam se preparar para o aumento da demanda causado todos os anos na Black Friday:

  • ampliar o estoque e a equipe de atendimento;
  • investir em tecnologia;
  • pensar em formas criativas e personalizadas para enviar promoções, como mensagens de voz, por exemplo.

Neste artigo, conheça alguns casos de uso da mensagem de voz em promoções, ações de pré e pós-vendas que podem ser utilizadas para apoiar as vendas na Black Friday 2023.

Por que usar mensagens de voz nas ações de Black Friday

O consumo on-line cresceu e a população quebrou várias objeções em comprar por meio de sites e aplicativos. Nesse sentido, é comum que o primeiro canal de apoio para as vendas que venha à mente seja o WhatsApp, certo? De fato, o aplicativo foi fundamental para que as empresas seguissem ativas durante a pandemia, principalmente antes das flexibilizações acontecerem.

A comunicação ativa e passiva possibilitada por ele acelera os processos e oferece boa experiência aos consumidores. No entanto, para melhorar os resultados nas vendas, é importante ser criativo e fugir de alguns “poréns” do aplicativo. Por exemplo, para o uso do WhatsApp, os consumidores precisam ter um smartphone e internet para trocar mensagens com as empresas.

Estratégia multicanal

Muitas vezes caímos no clichê de usar apenas o e-mail ou WhatsApp para comunicação com prospects, leads e clientes, certo? Entretanto, as mensagens de voz são uma importante oportunidade de aplicação de estratégia multicanal para apoiar ações de marketing e vendas e alcançar o público por outros meios.

Adaptabilidade

Outro ponto que merece destaque é que os recursos de voz podem ser utilizados por empresas de diferentes tamanhos e segmentos, inclusive no varejo! As mensagens de voz podem ser utilizadas para convidar para eventos, enviar promoções e lembretes, fazer confirmações e agendamentos e o que mais a criatividade mandar. Tudo isso porque as vantagens principais desse canal é a instantaneidade e a interação em tempo real.

Aplicabilidade

No varejo, um torpedo de voz, como também é conhecido, pode ser utilizado tanto para enviar uma informação completa quanto para atuar de forma transacional. No entanto, você não precisa escolher entre um canal ou outro, podendo utilizar uma solução de voz como forma de ampliar a estratégia de comunicação e relacionamento com o cliente.

Afinal, uma das maiores reclamações dos consumidores em relação à Black Friday é a falta de agilidade no contato com o cliente. Quer conhecer alguns casos de uso e exemplos de mensagens de voz para oferecer uma experiência de compra incrível? Continue a leitura do artigo!

7 casos de uso de mensagens de voz no varejo

1. Agendamento

  • Confirmação de presença de consultas e/ou agendamentos, como retirada de produtos, por exemplo;
  • Possibilidade de reagendamento por mensagem de voz.

2. Comunicação

  • Disponibilizar número de protocolo de contato com o cliente.

3. Avisos e lembretes

  • Lembrete de data estimada de entrega/busca do produto;
  • Notificação de acompanhamento e rastreamento de entrega do produto;
  • Notificação de aprovação de compras e status do pagamento;
  • Lembrete de data estimada de entrega.

4. Cadastro

  • Envio de token de cadastro;
  • Recuperação de senhas em dois fatores (2FA).

5. Confirmação por mensagens de voz

  • Confirmação do recebimento de pagamento do produto;
  • Confirmação da data de recebimento do produto;
  • Confirmação de realização de estorno.

6. Pesquisa

  • Solicitação de feedbacks e sugestões;
  • Pesquisa de satisfação do consumidor.

7. Segurança

  • Autenticação de criação de perfil em site/aplicativo;
  • Emissão e envio de tokens.

7 exemplos de mensagens de voz para usar na Black Friday

  1. Olá, aqui é do Delivery “ENTREGA EXPRESS”. Estamos ligando para avisar que você tem um pedido pendente no app.
  2. Olá LUIZA, você tem um produto com entrega agendada para hoje, às xx horas. Se você está disponível para o recebimento, tecle 1. Para reagendar, tecle 2.

Dentro do exemplo “2”, é possível disparar um segundo torpedo para outra pessoa aguardando encaixe e avisar que vagou um horáriocaso queria adiantar o recebimento. 

  1. JOÃO, venha à loja [Incluir nome da loja] amanhã que teremos ofertas exclusivas para a Black Friday 2021!
  2. Oi, CLÁUDIA. Você está recebendo um convite exclusivo para participar da Black Friday da [Nome do e-commerce]. Acesse nosso site amanhã e garanta o seu desconto com o cupom “OFF10”.
  3. Olá! Vimos que você se interessou pelo [Nome do produto]. Que tal recuperá-lo? Para falar com um vendedor, aperte 1. Para ir para a URA e digitar seu cartão, aperte 2”.
  4. “Olá! Aqui é da [Incluir nome da loja]. Estamos com saudades. Se você tem interesse em receber nossas ofertas via WhatsApp, aperte 1”.
  5. “Olá! Identificamos que foi realizada uma transferência muito diferente do seu padrão. Aperte 1 para confirmar ou 2 para cancelar a operação”.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Justamente por isso, é também uma época de alta concorrência entre as marcas, o que torna fundamental traçar estratégias que permitam que a sua se sobressaia por meio de uma melhor comunicação com os consumidores. A consequência disso com certeza se refletirá em aumento das vendas.

Agora que você já conhece alguns casos de uso de mensagens de voz no varejo para a Black Friday 2023, confira nossas dicas de como elaborar uma estratégia ampla de planejamento para a Black Friday e mensagens de Black Friday e enviar mensagens de Black Friday para os seus clientes por meio de vários canais.

Categorias:
Escrito por

Zenvia