blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
FotoVarejo

As 5 melhores estratégias de fidelização para a sua empresa!

A maior riqueza de uma organização, independentemente do seu porte ou segmento de mercado, são os seus clientes. Por isso, as empresas buscam constantemente novas estratégias para manter os bons compradores, funcionando também como um núcleo de atração de novos consumidores para propagar ainda mais a imagem e o alcance da marca.

banner_red-sumit_970x250 (1)

Estratégias de fidelização de clientes pode sair até cinco vezes mais barato do que investir na atração de novos consumidores. Por isso, as marcas estão apostando em campanhas de marketing dinâmicas, para chamar a atenção e oferecer boas experiências ao público fiel, que já conhece a qualidade de seus produtos ou serviços e tende a consumir mais.

Mas fica a dúvida: como otimizar essas estratégias para fidelizar cada vez mais clientes? Acompanhe este post e aprenda várias dicas para encantar os consumidores e transformá-los em potenciais divulgadores da marca. Vamos lá!

Por que fidelizar clientes?

Ao apostar nos métodos de fidelização, as organizações causam uma boa impressão no comprador — que pode se transformar em uma publicidade personificada para o negócio sem que isso implique um custo extra para a empresa.

Um cliente que confia muito nos produtos ou serviços que você comercializa certamente vai comentar sobre o assunto na roda de amigos ou nas redes sociais, recomendando a sua marca.

Afinal, nenhuma campanha é tão eficiente como a famosa propaganda boca a boca (também conhecida como marketing de referência).

Dicas para fidelizar clientes

Para manter a continuidade e a expansão de seus negócios, é essencial apostar em ações para fidelizar o maior número de consumidores. Por isso, preparamos algumas sugestões para aumentar os resultados dessas campanhas. Confira:

 - descubra quais são os principais conteúdos ligados ao perfil de seu público-alvo;

- ofereça brindes;

- dê cupons de desconto progressivos, ou seja, quanto mais a pessoa compra, maiores serão os descontos em suas próximas aquisições;

- alie-se a organizações parceiras, de ramos semelhantes para traçar estratégias de fidelização em conjunto e criar projetos de impacto.


Quanto mais vantagens e benefícios a empresa oferece aos consumidores, maiores são as chances de fidelizá-los. Proporcionando serviços diferenciados, além de um atendimento personalizado, os consumidores ficarão mais interessados em fazer parte de programas de fidelidade.

Assim, a organização consegue se manter ativa com um diferencial no mercado. Portanto, é imprescindível investir em estratégias de fidelização utilizando ferramentas online e offline.

Assim, é possível superar crises e oscilações na economia para elevar os lucros da empresa sem a necessidade de investir altos valores em campanhas de marketing e publicidade.

O que você precisa fazer para fidelizar mais clientes?

O seu negócio oferece os melhores serviços e produtos, atraindo o olhar de um comprador em potencial. A qualidade do produto ou serviço é extremamente importante, mas não é o suficiente para fidelizar novos clientes.

Em um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada, a companhia deve criar um diferencial para superar as expectativas e garantir a satisfação e a admiração do consumidor.

Encantar o cliente é a principal vantagem competitiva que uma companhia pode ter nos dias de hoje. Contudo, essa é uma tarefa a médio e longo prazos, construída gradativamente, de compra em compra, fortalecendo aos poucos o vínculo com cada cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira abaixo cinco dicas infalíveis para atrair consumidores leais à sua marca:

Ofereça um atendimento de qualidade

O cliente nunca esquece o tipo de atendimento que recebeu de determinada empresa — principalmente se ele foi não foi bem atendido.

Se você não tem ideia de como agradar o consumidor, pense na forma como gostaria de ser atendido. Esse é o diferencial para qualquer negócio. Portanto, investir e manter um atendimento de qualidade — e personalizado — é a chave para encantar o usuário.

Portanto, é preciso treinar os seus colaboradores para proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível. Isso também é válido para o suporte no pós-venda ao solucionar as dúvidas dos clientes quanto ao produto ou serviço.

Direcione as suas estratégias de fidelização para o cliente certo

Antes de gastar suas energias e recursos buscando fidelizar mais clientes, é preciso direcionar a estratégia ao público-alvo que deseja atingir.

Assim, é possível adotar ações para chamar a atenção das pessoas certas. Isso aumenta a chance de sua marca se tornar conhecida entre o seu público.

Para que tudo dê certo, as seguintes perguntas devem ser feitas:

- Quem são os meus clientes em potencial?

- Qual é o perfil do comprador que desejo atingir?

- Em que região os meus clientes estão mais concentrados?

- Qual é o meio mais utilizado por eles para fazer as compras?

- O que essas pessoas esperam dos produtos/serviços que buscam?



Responder a esses questionamentos é algo essencial para traçar a melhor estratégia de marketing a fim de envolver as pessoas certas e a ganhar a lealdade de seus clientes.

Utilize os conceitos da pirâmide invertida

Nessa teoria, o consumidor se encontra no topo da pirâmide e, por isso, todos os esforços da empresa são direcionados para a sua satisfação. No meio da pirâmide estão os vendedores e todos aqueles que fazem o contato direto com o cliente. Já na base estão os gestores, líderes e donos de negócio, que devem fornecer todo o suporte e recursos necessários para a sustentação de toda a estrutura.

A pirâmide invertida é uma ferramenta de análise e gestão que mostra o real papel dos clientes. A partir dela, e de acordo com o comportamento dos compradores, novas estratégias e metodologias de trabalho são elaboradas e adotadas pela organização.

Nesse caso, o foco não é no produto e muito menos nos processos produtivos, mas no comprador, com o objetivo de adotar uma cultura voltada para o bom atendimento ao maior ativo da empresa.

Ao apostar em um relacionamento de qualidade com o cliente, o seu negócio passa a se concentrar nas vantagens oferecidas, nos anseios e necessidades dos clientes, em um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) diferenciado, nas pesquisas e tendências de mercado, ouvidoria, segmentação em marketing, entre outros.

Ofereça um tratamento especial ao consumidor

Os clientes fidelizados podem representar grande parte dos resultados da organização. Por isso, eles merecem um atendimento VIP. Para tanto, invista em newsletters exclusivas, bônus, cupons de desconto e vantagens especiais para assinantes do programa de fidelidade.

Antecipar lançamentos também é importante para fidelizar mais clientes e torná-los compradores assíduos da empresa.

Veja algumas boas práticas de atendimento ao cliente:

- entenda o seu cliente e as suas principais necessidades;

- seja educado, acima de qualquer situação;

- dê todo o suporte necessário;

- prometa apenas o que pode cumprir — nem mais, nem menos.


Meça os resultados

Para identificar se a estratégia de negócio é realmente eficaz na fidelização dos clientes, é importante medir os resultados dos indicadores de performance (KPI’s).

Dados como a quantidade de produtos adquiridos por mês, ticket médio, número de ligações feitas, além do número de visitantes no site da empresa são métricas relevantes para que o gestor possa avaliar se os métodos utilizados para atração estão trazendo o resultado esperado.

Além disso, os indicadores possibilitam uma visão mais ampla sobre o comportamento de seu público-alvo. Com esses números, você pode se adequar e reestruturar as estratégias para alcançar as metas preestabelecidas, tornando o atendimento mais direcionado e inteligente.

Sabendo do que o seu cliente gosta e de como ele se comporta, o seu negócio ganha uma vantagem competitiva, pois consegue prever o padrão de consumo do seu público. Isso é fundamental para criar campanhas mais bem direcionadas mostrando o diferencial de seu produto ou serviço.

O gestor ou dono do negócio deve encarar esse processo como um ciclo. Quanto mais os indicadores são monitorados, mais conhecimento sobre os diferentes perfis de consumidores você possui e maiores são as suas chances de inovar e apostar em novas técnicas para fidelizar mais clientes.

Quais são as melhores estratégias de fidelização?

Atrair e fidelizar — essa deve ser a máxima de uma empresa. Afinal, de nada adianta encantar um consumidor eventual, aquele que faz uma única compra e nunca mais retorna, não é mesmo?

Portanto, para obter sucesso, é preciso investir em diversas frentes. Por isso, selecionamos cinco métodos eficazes para garantir a satisfação — e a fidelização — dos seus clientes. Acompanhe:

1. SMS marketing

SMS marketing é uma ferramenta com excelente custo-benefício para as empresas, muito utilizada para captar e fidelizar clientes, pois são mensagens curtas, com alta taxa de abertura e adesão.

Esse é um canal de comunicação extremamente interessante para quem deseja aumentar o alcance de sua marca no mercado mas não conta com vultosos recursos para realizar um grande investimento em campanhas de marketing.

Como se trata de uma solução com resultados positivos em curto espaço de tempo, até mesmo as gigantes do mercado passaram a apostar nessa estratégia. O SMS tem amplo poder de geração de leads e de fidelização.

Confira algumas boas práticas do SMS marketing:

- envie conteúdo exclusivo via SMS para os seus clientes;

- analise o perfil e pense no que o seu cliente quer receber;

- otimize o horário de envio do SMS marketing;

- incentive uma ação do consumidor;

- calcule a frequência de envio e a quantidade de mensagens;

- ofereça vantagens e benefícios;

- seja objetivo;

- nunca envie spam!

2. Marketing de relacionamento

Atualmente, os gestores e os donos de negócio dão muita importância ao marketing de relacionamento para conquistar mais espaço em um mercado extremamente competitivo.

Como muitas empresas oferecem o mesmo tipo de produtos e serviços a preços similares, a saída para ganhar o cliente muitas vezes é oferecer condições especiais e um atendimento diferenciado.

Nesse cenário, o marketing se mostra como uma ferramenta poderosa para a influência do mercado e para a expansão da empresa, já que por meio dele a empresa e o seu público se conhecem melhor — aumentando a confiabilidade do comprador na marca e a prospecção de novos clientes.

Para criar um marketing de relacionamento com resultados positivos, é importante traçar estratégias e ações bem direcionadas, como a construção de um banco de dados completo, com os perfis detalhados de cada comprador.

Dessa forma, é possível criar campanhas personalizadas, incentivando compras frequentes e contribuindo diretamente para o aumento do faturamento da organização.

Para que essa estratégia seja eficaz, o gestor deve ficar atento aos seguintes pontos:

- utilizar o banco de dados dos clientes para oferecer descontos e promoções exclusivas;

- analisar quais compradores são mais frequentes e oferecer preços diferenciados para incentivar ainda mais o consumo;

- estreitar a relação da empresa com seus clientes por meio de campanhas inteligentes, criativas e personalizadas;

- parabenizar o cliente no dia do seu aniversário, de preferência com um cupom de desconto como presente;

- realizar pesquisas de satisfação sobre produtos e serviços fornecidos.


O sucesso do marketing de relacionamento está diretamente ligado à proximidade da empresa com o comprador. Ao antecipar os anseios e as necessidades dos seus consumidores, você pode aumentar as suas vendas e, ao mesmo tempo, agregar valor à sua marca.

3. Promoções

Um dos maiores atrativos para os consumidores são as promoções. Além de vender para pessoas que não conhecem a marca, essas ações também promovem a fidelização dos antigos clientes, pois eles ganham porcentagens mais expressivas de descontos e acabam consumindo mais.

Um tipo de promoção que faz bastante sucesso entre o público é a oferta de desconto para produtos ou serviços específicos — como lançamentos. Esse método é importante para chamar a atenção dos consumidores e dar maior visibilidade à sua marca, especialmente quando o objetivo em questão é a atração de novos compradores.

4. Ofertas relâmpago

Sim, as pessoas compram por impulso. Sabendo disso, é uma boa pedida investir nas ofertas relâmpago para atrair mais interessados e ampliar o seu banco de dados com novos perfis.

Posteriormente, a companhia pode organizar promoções voltadas para esse público e investir em programas de fidelidade com o objetivo de aumentar a regularidade das compras, influenciando os resultados do seu negócio de forma positiva.

Portanto, para que essa estratégia funcione, é importante investir constantemente em promoções.

5. Combos de serviços

Os combos de serviços são uma das estratégias de fidelização mais interessantes do mercado.

O consumidor faz uma primeira compra e percebe a economia que fez ao investir em um combo.

Pouco tempo depois, ele precisa novamente de um outro produto ou serviço e volta a entrar em contato com sua empresa — efetuando uma nova aquisição e estreitando ainda mais o seu relacionamento com a marca.

Ao aplicar essa tática de maneira correta, essa tendência tende a virar um ciclo. Se a organização oferecer descontos e promoções diferenciadas, fidelizar os clientes se torna uma tarefa mais simples e eficaz, especialmente quando os combos são de itens mais caros.

6. Programa de pontos

Muitas empresas investem pesado em publicidade e em novas ideias para atrair novos consumidores. Contudo, a melhor propaganda é aquela realizada pelos próprios clientes, seja por meio de conhecidos e amigos, seja curtindo a página do seu negócio nas redes sociais e fazendo comentários e feedbacks positivo a respeito de determinado produto ou serviço.

Por isso, em vez de traçar estratégias voltadas apenas para os novos clientes, o seu empreendimento deve se concentrar também em manter os consumidores habituais satisfeitos e fidelizados — e o programa de pontos é o método perfeito para isso.

Assim, você diminui consideravelmente o investimento na captação de novos compradores, tornando o custo-benefício das estratégias de fidelização mais interessante para o orçamento corporativo.

A empresa também precisa deixar claro para os clientes como serão convertidos os seus pontos: milhas, bônus, dinheiro etc. Outra questão que deve ser definida — de maneira clara para o público — é o valor de cada ponto: quanto menor o valor, mais compras a pessoa deverá fazer para obter vantagens no programa.

Além disso, quem aderir ao programa deve ter a opção de converter seus pontos em prêmios. Isso incentiva o consumo, pois, para acumular mais pontos é necessário adquirir mais produtos.

Independentemente da recompensa adotada no programa de pontos da organização, ela funciona para que o cliente tenha motivos de sobra para manter a fidelidade à sua marca.

Afinal, todo consumidor busca promoções, facilidades e vantagens, características comuns nos bons programas de pontos e de fidelidade.

Como você já sabe, um consumidor satisfeito não troca de marca. Além disso, acaba trazendo parentes e amigos para a sua marca, fidelizando mais clientes e gerando lucro para o seu negócio.

7. Programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia de marketing de relacionamento, desenvolvida com base no banco de dados de seus clientes. Assim, podem ser criados programas específicos para o perfil de cada um, concedendo bonificações diferenciadas.

Essa é uma ação que busca agradar os seus compradores mais frequentes e surpreendê-los para que eles possam ter diversas vantagens que um cliente eventual não possui.

Desse modo, eles têm incentivos e benefícios para continuar mantendo relações comerciais com a empresa, como descontos, prêmios, dinheiro que pode ser utilizado em compras futuras ou resgatado por meio de recompensas.

O programa de fidelidade é uma das melhores estratégia para que a relação entre a sua marca e o cliente seja de longa data e traga vantagens para ambas as partes.

Todas essas estratégias, aliadas a um bom atendimento multicanal, com SMS, site, redes sociais e outros, aumentam os resultados das vendas e auxiliam na fidelização de mais clientes. Também são métodos para que os seus consumidores fiéis se mantenham atentos às newsletters e aos e-mails promocionais da empresa.

Por onde começar a investir em estratégias de fidelização na minha empresa?

O primeiro passo para quem deseja fidelizar clientes é investir em um processo para a gestão das informações.

Caso você tenha um negócio de pequeno ou médio porte, também é possível investir em estratégias de fidelização com uso de sistemas de gestão mais simples. O mais importante aqui é que você consiga gerenciar as informações para criar campanhas focadas nos hábitos de consumo dos seus clientes.

Feito isso, é interessante concentrar o esforço nas vantagens enviadas por meio de newsletters ou de SMS marketing, como promoções relâmpago, ofertas exclusivas, dentre outras já citadas.

Essas ações permitem que o seu negócio tenha um menor custo em publicidade, pois os clientes fidelizados gastam cerca de 10 vezes mais em suas compras do que uma pessoa que nunca fez uma aquisição de algum produto ou serviço. Afinal, eles já ganharam confiança na marca.

Pense nos seguintes itens para alcançar os seus objetivos e fidelizar clientes:

- principal objetivo: atrair consumidores e torná-los clientes;

- reduzir custos com marketing por meio de ferramentas inovadoras;

- utilizar soluções fáceis para a gestão de indicadores;

- fazer promoções e campanhas de produtos;

- encontrar um canal eficiente para se comunicar com o comprador;

- criar um relacionamento mais estreito com o seu cliente.


É importante frisar que, para obter os resultados esperados com essas iniciativas, o seu empreendimento deve oferecer produtos e serviços de qualidade. Do contrário, fidelizar clientes se torna uma tarefa muito difícil, já que a concorrência é grande e o consumidor busca qualidade não só no atendimento, mas no produto, aliados a um preço que ele pode pagar.

Além disso, você deve prometer aos clientes apenas aquilo que pode cumprir. Caso contrário, a reputação da sua empresa no mercado pode ser prejudicada, afetando negativamente a confiabilidade da marca e, consequentemente, afastando bons clientes em potencial.

Investir em estratégias de fidelização é uma tarefa que dá trabalho, especialmente se você está começando agora o seu negócio. Porém, não é uma tarefa impossível. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode utilizar as dicas aqui apresentadas para chamar a atenção dos consumidores e trazer bons resultados.

Além disso, você precisa ter ao seu redor uma equipe qualificada que se dedique às promoções e consigam transmitir o diferencial de sua marca para o consumidor. Com o uso de boas ferramentas, dedicação e disciplina, o retorno do investimento não demora a aparecer.

Tenha foco no conteúdo, no marketing de relacionamento, na qualidade do produto, nas promoções, nos brindes e, principalmente, no atendimento personalizado ao comprador.

Quanto mais a organização investir na satisfação do consumidor, maiores serão as chances de fidelizar clientes e obter sucesso nos negócios. E você, o que está esperando para começar a investir nas estratégias de fidelização?

Gostou do conteúdo deste post? Então, aproveite para saber mais sobre campanhas de atração e fidelização no aniversário do cliente e começar a aplicar algumas estratégias de fidelização!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS