blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
comunicacao-nas-empresas-modernas

As 5 melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas

A comunicação nas empresas modernas é vista como um item essencial para a sobrevivência, para o crescimento e para a diferenciação da concorrência. Mas é preciso definir canais de diálogo eficazes, que levem a mensagem de forma completa ao público desejado.

banner_red-sumit_970x250 (1)

Para tanto, diversas estratégias são utilizadas, como SMS marketing, mídias indoor e as próprias redes sociais. Continue a leitura, pois vamos mostrar as melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas.É possível destacar dois públicos: o interno, que representa os funcionários da empresa, e o externo, que representa os clientes finais. Na maioria das vezes, a comunicação com o público externo ganha mais atenção, objetivando engajar decisões de compras, informar determinados assuntos ou construir um relacionamento de longo prazo.

Saiba definir os canais de comunicação da empresa

Defina a persona

Antes de saber por quais meios você vai falar com o seu cliente ou potencial cliente, é preciso entender quem é esse público. O primeiro passo é definir as personas a serem impactadas, ou seja, traçar perfis de compradores que têm mais chance de se envolverem com sua empresa.

Para ficarmos em um exemplo simples: empresas voltadas para público mais jovem podem descobrir que as pessoas a serem alcançadas estão presentes em redes sociais como o Instagram e Facebook, enquanto aquelas com uma audiência mais madura podem concluir que suas personas usam os canais mais tradicionais, como e-mail ou SMS.

Avalie os canais já usados pela marca

Toda empresa já utiliza algum tipo de canal de comunicação: seja um perfil no Facebook, seja um site próprio, ou mesmo um mailing dos seus principais compradores. Ainda assim, é preciso fazer um diagnóstico consistente sobre a efetividade desses canais.

Além de consultar métricas importantes, como o número de conversões por canais ou o retorno do investimento em determinados meios, é importante receber um feedback do seu público.

Promover uma pesquisa de satisfação com os compradores pode ser uma maneira inteligente de identificar suas preferências de abordagem, entender qual o tom correto a ser utilizado e detectar oportunidades de melhorias ou a necessidade de investimento em novos canais de comunicação.

Verifique o orçamento disponível para divulgação

Os canais de comunicação nas empresas modernas não devem ser encarados como um custo, mas como investimento. Afinal, eles são peças fundamentais para a atração e fidelização de clientes e ainda impactam de forma decisiva a imagem da empresa.

Vale lembrar, no entanto, que todo investimento precisa dar retorno. Logo, para que sua empresa não desperdice dinheiro, é fundamental estabelecer formas de monitorar os resultados de cada ação, e em cada meio.

Para isso, estabeleça métricas próprias para cada canal de comunicação, como o Custo Por Clique (CPC) em campanhas patrocinadas em redes sociais ou em buscadores como o Google, ou o número de conversões geradas por campanhas de e-mail marketing.

Assim, é possível entender quais ações realmente resultam em lucro para a empresa e quais foram pouco efetivas e, portanto, precisam passar por uma revisão de estratégias.

Seja coerente

Empresas modernas utilizam vários canais em suas estratégias de comunicação. Não por acaso, cada meio tem características próprias e, com isso, demanda o uso de uma linguagem adequada.

Mesmo ao se comunicar em diferentes meios, porém, é preciso que a mensagem da empresa seja coerente. A ideia é que os mesmos valores e práticas possam ser transmitidos de forma consistente, garantindo que os clientes não ficaram confusos e aumentando a confiabilidade da sua marca.

Trabalhe com parcerias

A comunicação empresarial é uma atividade complexa e, por isso, é importante que ela seja conduzida por pessoas com grande know-how do mercado. Tendo isso em vista, contar com agências de publicidade, assessoria de imprensa e parceiros no marketing deve ser considerado como um investimento.

Algumas empresas apostam em ações de parcerias ainda mais direcionadas com o uso, por exemplo, de influenciadores digitais. Um bom exemplo vem da parceria entre o Canal Brasil e Jout Jout, youtuber com quase 2 milhões de seguidores.

A influencer ajudou a divulgar a mostra “Cine Delas”, evento que buscava valorizar a produção audiovisual feminina — um assunto coerente com os vídeos produzidos por Jout Jout.

Conheça os principais canais de comunicação

1. Redes Sociais

Não é pouco o tempo que as pessoas gastam nas redes sociais, conversando com seus amigos, se atualizando ou apenas se divertindo. Com isso em vista, muitas empresas já utilizam esse canal para se aproximar dos compradores, e iniciar um relacionamento com o cliente.

Mas é importante ter foco! É preciso pensar em duas ou, no máximo, três redes sociais para atuar de forma contínua. As postagens devem ser regulares com conteúdos relevantes para os clientes e que chamem a atenção de novos consumidores. Na tentativa de obter resultados mais robustos, é comum o uso de links patrocinados para anunciar produtos ou promoções específicas.

2. Marketing de conteúdo

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? É uma estratégia de comunicação cada vez mais utilizada. Diferente das demais, o objetivo não é ir até o cliente, mas fazer com que ele venha até a empresa. Nesse caso, é comum haver a oferta de conteúdos de qualidade (posts, infográficos, tutoriais, e-books etc.) para chamar a atenção do público-alvo.

Estratégias de marketing de conteúdo não são úteis apenas para a conversão direta. Elas mostram que a empresa é especialista na sua área e é capaz de mostrar como seus produtos e serviços devem ser utilizados para causar o maior impacto positivo nos seus clientes. Isso significa um ganho de autoridade da empresa, um fator que faz diferença no momento de decisão dos compradores.

3. E-mail marketing

Essa estratégia consiste em usar o e-mail como canal para se aproximar dos clientes, enviando ofertas exclusivas, mensagens em dias comemorativos (como o aniversário, Natal etc.) ou divulgando datas para eventos. Mas é importante usar a estratégia com moderação e autorização dos clientes, para que não se torne um incômodo.

Como grande parte das pessoas abre seus e-mails diários por meio dos smartphones, é necessário enviar mensagens com layouts responsivos (que se adaptam ao tamanho da tela). Também é preciso pensar em um título atraente, além do design e do conteúdo, que também devem prender a atenção.

4. Mídias indoor

Para ficar claro, essa estratégia consiste na utilização de mídias em espaços fechados e com grande fluxo de pessoas, como lojas, supermercados ou metrôs. Com a mídia indoor, é possível segmentar de modo mais eficiente o público, ao contrário da mídia outdoor (tradicional).

Entre as principais ferramentas utilizadas nessa estratégia, é possível destacar o uso de TVs e painéis de LED. Além do próprio equipamento, há custos com a criação dos banners e vídeos que serão veiculados. A utilização dessa mídia é muito comum em franquias de alimentação e varejo de moda.

5. SMS marketing

Uma pesquisa de 2016 aponta que 48% dos entrevistados consultam o smartphone no trabalho. E mais: 32% veem o celular imediatamente ao acordar. Esses são apenas alguns dados que revelam o quanto a estratégia de SMS marketing pode ser eficaz para engajar, informar e se relacionar com o público-alvo.

Ainda hoje, o SMS pode ser considerado um dos canais de comunicação mais rápidos, simples e diretos que existem. Além disso, costuma ter um retorno muito positivo, visto que o investimento é baixo (em comparação a outras estratégias) e a grande maioria das mensagens é lida.

Todas essas opções da lista são estratégias bastante utilizadas. Com isso em mente, defina aquela que melhor se adapta à empresa e ao seu público-alvo. Depois, comece a aplicá-las para otimizar os resultados de venda da companhia.

Entendeu sobre as melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas? Agora, aproveite para continuar aprendendo e conheça 4 dicas para criar suas primeiras campanhas de marketing com SMS. Vamos lá!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS