blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
melhores-estrategias-de-comunicacao-nas-empresas-modernas

As 5 melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas

A comunicação nas empresas modernas é vista como um item essencial para a sobrevivência, para o crescimento e para a diferenciação da concorrência. Mas é preciso definir canais de diálogo eficazes que levem a mensagem de forma completa ao público desejado.

É possível destacar dois públicos: o interno, que representa os funcionários da empresa, e o externo, que representa os clientes finais. Na maioria das vezes, a comunicação com o público externo ganha mais atenção, objetivando engajar decisões de compras, informar determinados assuntos ou construir um relacionamento de longo prazo.

Para tanto, diversas estratégias são utilizadas, como SMS marketing, mídias indoor e as próprias redes sociais. Continue a leitura, pois vamos mostrar as melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas. Confira!

1. Redes Sociais

Não é pouco o tempo que as pessoas gastam nas redes sociais, conversando com seus amigos, se atualizando ou apenas se divertindo. Pensando nisso, muitas empresas já utilizam esse canal para se aproximar dos compradores, iniciando um relacionamento com o cliente.

Mas é importante ter foco! É preciso pensar em duas ou, no máximo, três redes sociais para atuar de forma contínua. As postagens devem ser regulares com conteúdos relevantes para os clientes e que chamem a atenção de novos consumidores. Na tentativa de obter resultados mais robustos, é comum o uso de links patrocinados para anunciar produtos ou promoções específicas.

2. Marketing de conteúdo

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? É uma estratégia de comunicação cada vez mais utilizada. Diferente das demais, o objetivo não é ir até o cliente, mas fazer com que ele venha até a empresa. Nesse caso, é comum haver a oferta de conteúdos de qualidade (posts, infográficos, tutoriais, e-books etc.) para chamar a atenção do público-alvo.

3. E-mail marketing

Essa estratégia consiste em usar o e-mail como canal para se aproximar dos clientes, enviando ofertas exclusivas, mensagens em dias comemorativos (como o aniversário, Natal etc.) ou divulgando datas para eventos. Mas é importante usar a estratégia com moderação e autorização dos clientes, para que não se torne um incômodo.

Como grande parte das pessoas abrem seus e-mails diários por meio dos smartphones, é necessário enviar mensagens com layouts responsivos (que se adaptam ao tamanho da tela). Também é preciso pensar em um título atraente, além do design e do conteúdo que também devem prender a atenção.

4. Mídias indoor

Para ficar claro, essa estratégia consiste na utilização de mídias em espaços fechados e com grande fluxo de pessoas, como lojas, supermercados ou metrôs. Com a mídia indoor, é possível segmentar de modo mais eficiente o público, ao contrário da mídia outdoor (tradicional).

Dentre as principais ferramentas utilizadas nessa estratégia, é possível destacar o uso de TVs e painéis de LED. Além do próprio equipamento, há custos com a criação dos banners e vídeos que serão veiculados. A utilização dessa mídia é muito comum em franquias de alimentação e varejo de moda.

5. SMS marketing

Uma pesquisa de 2016 aponta que 48% dos entrevistados consultam o smartphone no trabalho. E mais: 32% veem o celular imediatamente ao acordar. Esses são apenas alguns dados que relevam o quanto a estratégia de SMS marketing pode ser eficaz para engajar, informar e se relacionar com o público-alvo.

Ainda hoje, o SMS pode ser considerado um dos canais de comunicação mais rápidos, simples e diretos que existem. Além disso, costuma ter um retorno muito positivo, visto que o investimento é baixo (em comparação a outras estratégias) e a grande maioria das mensagens são lidas.

Todas essas opções da lista são estratégias bastante utilizadas. Então, defina aquela que melhor se adéqua à empresa e ao seu público-alvo. Depois, comece a aplicá-las para otimizar os resultados de venda da companhia.

Entendeu sobre as melhores estratégias de comunicação nas empresas modernas? Agora, aproveite para continuar aprendendo e conheça 4 dicas para criar suas primeiras campanhas de marketing com SMS. Vamos lá!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS