blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
atendimento-ao-cliente

3 sinais de que a empresa precisa melhorar o atendimento ao cliente

O número de vendas da sua empresa diminuiu? Os usuários não procuram você para tirar dúvidas? Saiba que isso é um sinal de que o atendimento ao cliente deve ser melhorado imediatamente.

Afinal, quando os clientes deixam de procurar sua companhia, até mesmo para resolver problemas, é sinal de que eles perderam a confiança na sua marca. De acordo com uma pesquisa da Accenture, empresa de consultoria de gestão, 66% dos consumidores trocaram de empresa por conta do mau suporte.

Neste artigo, você vai descobrir como melhorar não só a confiabilidade da sua empresa, mas também a satisfação dos clientes, bem como alguns sinais de que é preciso ter atenção com o atendimento oferecido.

3 indícios de que o atendimento ao cliente precisa ser melhorado

1. Queda no número de vendas

O declínio no número de vendas é um dos fatores principais que originaram do mau atendimento. Seja por não ter esclarecido dúvidas ou por não ter conseguido oferecer um suporte na escolha do produto ou serviço, a baixa conversão pode ocorrer por conta de um problema mal resolvido.

2. Metas não atingidas

A impossibilidade de cumprir as metas é um indicador de que deve ser acompanhado. Afinal, se a empresa não está dando conta, significa que há algo de errado, certo?

Para isso, é necessário rever toda a estratégia da empresa, bem como alinhar as metas a serem alcançadas por cada colaborador ou equipe. É importante analisar se os objetivos são alcançáveis e, em caso positivo, entender por que eles não estão sendo alcançados. Se o diagnóstico for de que as metas estão muito fora da realidade, é preciso redefini-las.

3. Problemas do cliente que ficam sem solução

Quando vendemos um produto ou serviço para um cliente, é natural que em algum momento ele entre em contato para resolver uma dúvida ou prestar queixa, caso tenha encontrado um problema. A questão é que nem sempre o suporte está preparado para responder dúvidas, principalmente técnicas, deixando o usuário sem uma resposta satisfatória.

Dito isso, vemos o quanto a falta de preparo tende a aumentar a insatisfação dos usuários. Apesar de a solução parecer óbvia, nem sempre a capacitação resolve a questão, já que o fator humano, como a demora para atender ao chamado, pode afetar os resultados da empresa.

Dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Para garantir a qualidade do atendimento, é recomendado que a companhia busque por automação. Além de diminuir o tempo de espera, o consumidor terá, de forma instantânea, a solução para os seus problemas. Veja algumas sugestões.

Diversifique os canais de comunicação

Sabemos o quanto os consumidores ficaram mais exigentes, afinal, com a facilidade de comunicação pela internet, é esperado que a tecnologia seja utilizada para melhorar o relacionamento.

Por esse motivo, sua empresa deve oferecer outros meios de comunicação afora o número do telefone, como: chat no site, perfis em redes sociais e o e-mail, por exemplo. Além de disponibilizar vários canais, é interessante que eles sejam integrados, evitando que o cliente tenha que começar o atendimento do zero todas as vezes que entrar em contato.

Invista em chatbots

A tendência tem chamado a atenção das empresas pela forma eficiente de realizar uma comunicação online. Por meio de um software, os clientes conseguem ter as suas dúvidas solucionadas ao conversarem com o chatbot

Outro benefício é que essa tecnologia pode ser oferecida em diferentes canais de comunicação, entre eles: Messenger, Telegram ou no próprio site da companhia, por exemplo. Assim, mesmo que a pessoa não esteja presente nas redes sociais, consegue ser atendida rapidamente.

Use o SMS

Apesar de a tecnologia ter sido menos consumida por conta do WhatsApp, ela ainda se mostra eficiente para atendimentos mais simples, desde confirmar uma consulta médica até avaliar o suporte recebido.

A estratégia permite que a empresa direcione, por meio do SMS, uma conversa automática com o chatbot, tornando a solução mais prática para o usuário.

Além de eliminar a espera para um atendimento, o apoio permite que os usuários tenham respostas automáticas e precisas para as questões. Esses detalhes são fundamentais para que as empresas consigam melhorar a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas.

Como visto, o atendimento ao cliente tem se tornado cada vez mais importante para que uma empresa se destaque no mercado. Afinal, qualquer insatisfação se torna motivo para que o usuário desista de comprar com você e dê preferência ao concorrente. Por isso, analise os pontos que precisam ser melhorados e aplique essas dicas para fazer o seu negócio crescer.

Usar a tecnologia para aprimorar o atendimento já uma prática de algumas das maiores empresas do mercado, é o caso da Natura, que construiu um canal de comunicação com parte de sua força de vendas por meio de chatbots e obteve mais de 30% de engajamento. Conheça esse case de sucesso do uso de chatbots para pesquisa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS