Marketing na educação: saiba como melhorar a satisfação dos estudantes

Melhorar a experiência é uma ótima forma para fidelização. Confira dicas de Marketing na Educação para ampliar os canais de comunicação.

Captar clientes é um dos grandes desafios das instituições de ensino, dada a concorrência no mercado educacional. Mas é possível diferenciar-se nas estratégias de marketing na educação e atingir um público específico com mensagens personalizadas e altamente eficazes.

Uma dessas estratégias é o SMS na educação, capaz de entregar a mensagem certa ao público certo sempre que necessário. Sem intermediários e sem a necessidade de conexão com a internet, ele permite enviar informações úteis e diversas, aumentando até mesmo as chances de conversões.

O WhatsApp é outra importante ferramenta quando o assunto é comunicação bilateral ainda mais instantânea. São muitas as possibilidades de aproximação entre a instituição e seu público.

Continue a leitura deste post para entender mais sobre a importância de elaborar boas estratégias de marketing na educação e conheça casos de uso de SMS e de template de WhatsApp para aplicar em suas campanhas.

Importância do marketing na educação

O marketing é composto por estratégias que visam aumentar as vendas, certo? Mas não só isso. Além de buscar novos mercados e compradores, ele também é capaz de promover o bom relacionamento entre marcas e pessoas. Dessa forma, é possível fidelizar clientes e aumentar as chances de novas negociações.

Ainda sob algumas adaptações, esse conceito não poderia ser diferente em relação às instituições de ensino. Dada a influência que exercem na vida das pessoas, é fundamental que construam e prezem por uma comunicação direta, eficaz e que se baseie, sobretudo, em via de mão dupla.

Além disso, se antes os critérios para a escolha de uma instituição se baseavam em localização, preço e disponibilidade de vagas, atualmente, fatores como reputação no mercado, qualidade de ensino, formas de pagamento e imagem da instituição contam bastante. Por isso, um marketing eficaz é capaz de evidenciar os fatores certos para conquistar e fidelizar cada vez mais estudantes.

Captação de estudantes

O marketing na educação pode ser aplicado por meio de campanhas de aquisição de novos alunos, em variados canais. Além dos tradicionais meios de comunicação como televisão, rádio e outdoors, é essencial atentar para aqueles em que o público se comunica comumente.

Sendo assim, é indicado usar redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, principalmente. Por meio deles, é possível, inclusive, fazer estratégias e análises bem mais precisas, compreendendo o alcance e os retornos das ações.

Relacionamento com estudantes e responsáveis

Assim como o marketing tradicional, voltado para a aquisição de novos clientes, existe também o marketing de relacionamento, muito importante na relação instituição de ensino e aluno. Afinal, segundo Philip Kotler, o pai do marketing, conquistar um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter um já existente.

Por isso, o relacionamento deve ser o responsável por fidelizar os estudantes, aumentando a satisfação e tornando maiores as chances de ele permanecer até o fim do curso. Algumas ações incluem compreender qual é o perfil comum dos estudantes (ou responsáveis por eles, quando for o caso), buscando, assim, as melhores formas de se relacionar com eles. 

Além disso, é fundamental elaborar estratégias de comunicação que os mantenham informados sobre novidades, informações e atualizações e que possibilitem, ainda, a já mencionada via de mão dupla. Para isso, há uma infinidade de canais e possibilidades: e-mail, ligações, cartas, SMS, WhatsApp e até mesmo redes sociais.

Como usar SMS na educação

Conforme mencionado, o SMS é uma alternativa barata, escalável e que não requer internet por parte do receptor, além de ter taxa de leitura próxima a 98%. Logo se percebe a efetividade do canal para comunicações relacionadas a educação. Veja a seguir alguns possíveis casos de uso do SMS.

Lembretes de provas

O SMS pode ser utilizado de forma simples como um lembrete de provas tanto para candidatos quanto para os que já se matricularam na instituição de ensino. Dado o limite de 160 caracteres, é possível, por exemplo, inserir um link com informações mais aprofundadas para o candidato acessar.

Envio de cobranças

O SMS é um ótimo canal para o envio de cobranças de mensalidade ou até mesmo para propor um bate-papo por ligação de voz e fazer negociações. Aqui, também é permitido enviar link com o boleto de pagamento.

Pesquisa de satisfação

Como mencionamos, marketing de relacionamento é importantíssimo e não há nada melhor do que fazer uma pesquisa de satisfação para recolher feedbacks dos estudantes. Pelo SMS, você pode fazer isso de forma rápida, prática e, o melhor, escalável.

Avisos de promoções

Há condições especiais para matrículas realizadas até uma data específica? Existem bolsas disponíveis? Pelo SMS você pode manter seu candidato ou aqueles que já são alunos da instituição informados sobre essas condições.

Como usar template de WhatsApp nas instituições de ensino

No Brasil, 99% dos aparelhos do tipo smartphone têm WhatsApp instalado. Isso, por si só, demonstra a importância de usar esse canal nas estratégias de marketing na educação. Para isso, é preciso compreender suas possibilidades, mas, principalmente, restrições para fazer o uso adequado do canal. Confira abaixo quais são elas.

O que é template de WhatsApp

Primeiramente, para entender os usos do WhatsApp no marketing, é preciso saber o que são os templates. Também chamados de notificações, eles consistem em mensagens primárias que são elaboradas pela empresa portadora da conta de WhatsApp Business.

Em seguida, são enviadas para o Facebook e passam por avaliação e aprovação para possam, enfim, ser trafegadas para o público. Por pertencer ao grupo Facebook, o WhatsApp conta com algumas regras e restrições que, caso desrespeitadas, podem provocar o recebimento de advertências e até mesmo suspensão da conta.

Casos de uso de WhatsApp em instituições de ensino

O WhatsApp permite uma comunicação efetiva por meio de envio não só de mensagens de texto, mas também de outros tipos de mídia, como áudios, vídeos, imagens, documentos, entre outros. Isso, por si só, abre um leque de possibilidades quando falamos em marketing na educação. A seguir, vamos mostrar alguns casos de uso desse canal para a sua instituição.

Processo seletivo

O WhatsApp pode ser usado de diversas formas em processos seletivos. Ele pode, por exemplo, ser o meio pelo qual o candidato receberá o cartão de inscrição e orientações sobre o dia da prova.

Além disso, possibilita o envio de boleto e segunda via do pagamento do processo de seleção, de notificações sobre etapas previstas, confirmação de recebimento de inscrição, entre outras possibilidades.

Passada essa etapa, é possível até mesmo avisar sobre uma possível aprovação do candidato e enumerar para ele os documentos necessários para a matrícula na instituição de ensino.

Calendário de atividades

Pelo WhatsApp, a instituição pode enviar calendários de atividades, exames e aulas para os alunos, seja de forma ativa ou posteriormente a uma solicitação do próprio estudante. O envio pode ser feito por mensagem de texto, imagem, link ou documentos.

Lembretes e avisos

Houve mudanças no calendário letivo? Será necessário remarcar alguma atividade? O professor de determinada disciplina precisará faltar e repor a aula futuramente? Pelo WhatsApp, dá para avisar aos alunos de forma simples, evitando transtornos e mantendo-os informados sobre situações que os interessam ou afetam.

Informações

Não é raro que estudantes tenham dúvidas sobre qualquer que seja o assunto relacionado à instituição e seus processos. Por isso, manter um canal de conttato por WhatsApp pode ajudar muito no atendimento de forma geral. 

É possível, inclusive, construir um fluxo de chatbot com template de WhatsApp para torná-lo automatizado, englobando as principais solicitações recebidas para que sejam resolvidas de forma simples e eficiente. Caso haja necessidade, essa automação pode ser transbordada para atendimento humano, tornando a comunicação ainda mais efetiva.

Apesar de parecer algo complexo, o marketing na educação pode ser simplificado com o uso das ferramentas e dos canais adequados. Aliados a estratégias bem-elaboradas, ele se torna o melhor caminho não apenas para conquistar novos alunos, como também reter e fidelizar os já existentes por meio de uma boa experiência.

Para entender mais sobre os tipos de contas de WhatsApp, suas regras de uso e as possibilidades de réguas de comunicação na educação com esse canal, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre WhatsApp na educação.

Escrito por

Zenvia