Marketing experiencial: o que é e como aplicar em eventos

Em um mundo repleto de estímulos de compra e consumo, destacar-se em meio à multidão é o grande desafio das marcas. Hoje em dia, chamar a atenção do consumidor para atraí-lo para o seu produto exige mais do que estratégias já conhecidas e, por vezes, inconvenientes. Ligar para um cliente pode ser visto como uma invasão à privacidade e os anúncios convencionais já não têm tanto destaque no horário nobre.

Diante desses desafios, as empresas vêm construindo uma relação com seus consumidores, extrapolando o ato de compra e construindo uma experiência de consumo: estamos falando do marketing experiencial.

Continue a leitura e descubra como ele pode ajudar sua empresa a criar uma relação de confiança com o público que deseja alcançar!

Mas afinal, o que é marketing experiencial?

Há tempos o marketing experiencial vem sendo utilizado pelo mercado ao redor do mundo. Há exemplos de marcas que articulam seus produtos aos 5 sentidos. Por que não utilizar um borrifador com cheiro de café dentro de um ônibus para estimular os passageiros a consumirem a bebida ao descerem em frente à cafeteria anunciante? E utilizar o celular para promover experiências de realidade aumentada, interagindo com as ruas da cidade em pontos específicos. Esses são dois dos exemplos do que essa estratégia pode fazer para atrair o consumidor e fidelizá-lo à marca.

Seja criativo para conquistar o público em eventos

Se o desafio é a criatividade, usá-la como forma de aproximação para o público-alvo não é tão distante da realidade das empresas como pode parecer. O envio de mensagens para as pessoas interessadas no seu evento é uma estratégia certeira e bem-sucedida — se usada da maneira correta e articulada a um planejamento.

Criar expectativas positivas e fornecer pequenas doses do que está por vir no evento contribui para uma maior interação com o público. Além disso, é possível realizar sorteios de cortesias, brindes, e diversas outras experiências. Tudo isso pode transformar o evento em um momento especialmente único e marcante. 

O SMS como solução para o marketing da empresa

E se um SMS pudesse despertar o interesse do seu público a procurar a sua empresa porque a mensagem foi certeira sobre aquilo que ele procura? Esse é o desafio para atrair consumidores e torná-los clientes. Desenvolver relacionamentos por meio de uma ferramenta acessível, de maneira inovadora, simples, ousada e autêntica.

Baseado no marketing experiencial e desenvolvido por meio de soluções criativas, o SMS pode ser o primeiro passo para atrair o público para uma experiência única com a marca. É o gatilho, o convite, o chamamento para o consumidor passar por uma experiência de encantamento e aproximá-lo cada vez mais da empresa a partir do sentimento de identificação. Afinal, ele vai se sentir tocado em seus sentidos — e nada mais impactante ao consumidor do que a sensação de satisfação na experiência de consumo.

Eis o desafio lançado: um meio simples, utilizado de forma inovadora é capaz de modificar a relação entre consumidor e marca, oferecendo novas experiências, novas sensações e novas formas de consumir e interagir com o seu produto.

Está em dúvida sobre quais canais utilizar para garantir o melhor uso do marketing experiencial na sua empresa? Então, aproveite para descobrir como escolher canais de comunicação para empresas.

Escrito por

Zenvia