Como fazer marketing digital para Instagram?

Saiba por quais motivos você deveria incorporar o Instagram a sua estratégia de marketing e quais são os principais truques!

O marketing do Instagram é um ponto imperdível em sua estratégia de marketing digital para 2022. De fato, para uma empresa ter uma presença digital ativa tornou-se crucial para sua sobrevivência. Descubra por que você deve incorporar o Instagram em sua estratégia de marketing, se você ainda não tem, e quais truques você deve estar aplicando agora nesta rede social. 

InstagramMarketing

A importância do Instagram no marketing digital 

Com tantas redes sociais e tantas ferramentas digitais, por que você deve usar o Instagram em sua estratégia de marketing?

De acordo com uma análise da Sensor Tower,  o Instagram está no top 5 dos aplicativos mais baixados em todo o mundo, tanto dentro da App Store quanto no Google Play. Em meados de 2020, a conhecida rede social alcançou 13 milhões de downloads.

 

Descarga de aplicaciones en Estados Unidos en 2020

Por outro lado, o público do Instagram é composto principalmente por millennials e Gen-Z, que estão ativamente envolvidos na criação de conteúdo e na promoção do empreendedorismo e dos negócios.

De acordo com o Oberlo, 71% das empresas dos EUA usam o Instagram para impulsionar sua marca. Isso porque a plataforma tem um forte impacto na jornada de compras das pessoas, ajudando 80% dos usuários do Instagram a decidir se compram ou não um produto ou serviço.

Sendo uma rede onde a imagem e o vídeo predominam, eles geram um engajamento maior e mais rápido do que outras plataformas, como o Facebook. Assim, o Instagram, como uma ferramenta de marketing digital, torna-se um veículo-chave para criar a comunidade de compradores leais de sua marca.

Estratégias de marketing digital no Instagram

Como fazer marketing no Instagram é a questão mais importante que tem disparado especialmente desde que a plataforma social incorporou recursos especiais para empresas, como o marketplace.

Vamos ver quais truques e estratégias você não pode parar de implementar no perfil do seu negócio ou mesmo na sua própria marca pessoal:

Dados e métricas em todos os lugares

Os perfis empresariais ou de criadores permitem que você mantenha um controle detalhado do seu conteúdo, você pode ver as impressões que seu conteúdo teve, de onde seu público é, quantos anos eles têm, qual gênero pertencem e muito mais.

Rastreie continuamente seus dados para extrair insights valiosos que o ajudarão a aproveitar o conteúdo de ponta a ponta da sua marca.

A melhor coisa é que essas ferramentas são completamente gratuitas.

Converta o Instagram na sua porta de entrada

A plataforma permite exibir seu conteúdo em diversos formatos: vídeos, carrossel, ilustrações, histórias, reels, entre outros.

Você pode aproveitar esta plataforma gratuita para ensinar aos seus compradores como seu produto funciona, mostrando-o da maneira mais atraente e desejável possível.

Além disso, ele permite conectar sua conta à sua loja virtual e mostrar os preços de seus produtos. Uma vez que os potenciais compradores tenham visto o suficiente, eles pressionarão o botão de compra e o resto é história.

Interaja onde vale a pena

Outra ferramenta que dará muito valor à sua marca e à sua estratégia de marketing dentro do Instagram, é interagir com as contas ou seguidores das contas que se relacionam com o tema ou item da sua marca.

Procure perguntas que não tenham ficado sem resposta entre os comentários dessas contas e aproveite para posicionar sua marca como a solução que eles estavam procurando. É importante que fique de olho nas comunicações um-a-um.

Marketing de afiliados no Instagram

É basicamente sobre sua marca sendo promovida por influenciadores. O método de pagamento é geralmente uma porcentagem de comissão por clique ou vendas geradas.

Por que é uma estratégia bem sucedida? Não importa quantos seguidores a pessoa ou as pessoas que você escolher tenham para promover seu serviço ou produto, é comprovado que os usuários são mais relaxados e entretidos (portanto mais receptivos) ao interagir com aqueles que consideram seus pares ou formadores de opinião.

Simplificando, as pessoas são mais propensas a se apaixonar pela sua marca e querem comprar seus produtos ou consumir seus serviços.

Também é geralmente usado em círculos muito específicos para torná-lo mais eficaz. Por exemplo, se você vender videogames e nota que seu produto número um é o Call of Duty, será muito eficaz para você fazer parceria com influenciadores que fazem streaming no estilo first-person-shooter

A ferramenta que vai ajudar você a impulsionar sua estratégia de marketing no Instagram

Para manter uma estratégia abrangente de marketing digital, é fundamental que você possa manter suas comunicações e métricas em ordem. Sem um CRM que canaliza seus canais de comunicação, será impossível acompanhar as novidades de cada perfil ativo que você mantém nas redes sociais e isso pode levar a um erro fatal em sua estratégia.

Sirena permite combinar diferentes canais como WhatsApp, Facebook Messenger e agora Instagram para que você possa acompanhar em detalhes e ter todas as informações em um só lugar.Você poderá entender quais canais estão se saindo melhor e direcionar seus esforços de marketing para lá!

Um chatbot para atender a todos eles

Como mencionamos, é importante que fique de olho em suas comunicações. Nutrir um vínculo personalizado e próximo é algo que os potenciais clientes valorizam. Para participar em tempo recorde, Sirena oferece um chatbot para responder a consultas dentro e fora do horário de trabalho.

Você pode cuidar das mensagens do WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram em um só lugar. O chatbot também dirá ao usuário o  tempo de espera que terá até que seja atendido em caso de contato com ele durante o horário de trabalho.

Meça a satisfação de seus clientes sem esforço

Além disso, a Sirena Bots tem a capacidade de enviar pesquisas de satisfação do cliente que são automaticamente relatadas em seu painel de métricas.

Você verá os resultados atualizados à medida que as respostas forem geradas.

Quer aprimorar sua estratégia de marketing digital integrando Instagram, WhatsApp e Facebook? Comece hoje mesmo com Sirena!

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.