Marketing de Produto: o que é, como funciona e 5 dicas para melhorar a estratégia

Antes do lançamento de um produto ou serviço, os profissionais de marketing definem a estratégia geral desse produto no mercado, acompanham o sucesso e impulsionam a demanda. Esse processo é chamado de Marketing de Produto.

Marketing de produto é uma das principais vertentes de marketing. Essa é a estratégia usada para definir posicionamento da marca em relação a um novo produto, bem como formas de divulgar o lançamento ao consumidor.

Afinal, o que é uma estratégia de marketing de produto?

Uma estratégia de marketing de produto é a base para descrever todo o ciclo de um novo produto, desde o desenvolvimento até o lançamento. Essa estratégia serve para descrever público-alvo, persona, posicionamento da marca, canais de divulgação e, após o lançamento, mensurar resultados.

E qual é a diferença entre o marketing de produto e o marketing tradicional?

Diante dessas características, muita gente deve achar que marketing de produto e marketing tradicional é praticamente a mesma coisa. Mas, na verdade são duas coisas diferentes.

O “marketing tradicional” se concentra na aquisição de novos clientes, na geração de leads, no posicionamento e no valor de marca. O marketing de produto, por outro lado, se concentra em clientes, isto é, criando demandas e impulsionando ações dos consumidores, por meio da divulgação de produtos.

Qual a importância do marketing de produto?

A importância do marketing de produto está relacionada ao entendimento do cliente e do mercado para garantir que:

  • Um produto está adequadamente posicionamento às demandas de mercado;
  • As equipes de marketing e de vendas possuem o conhecimento adequado sobre o produto para atrair novos clientes;
  • O produto está relacionado ao que o público-alvo e a persona precisa;
  • O produto permanece relevante conforme o mercado evolui.

Como fazer marketing de produto

Fazer marketing de produto requer análise de dados para o desenvolvimento de estratégias. Para uma estratégia eficiente é necessário algumas tarefas, como:

  • Definição de personas de compradores que garantem a percepção da empresa em relação ao mercado;
  • Posicionamento de marca e envio de mensagens que atraem consumidores em potencial;
  • Desenvolvimento de materiais para capacitação dos profissionais de vendas;
  • Análise de dados e inteligência competitiva para uma profunda compreensão do mercado;
  • Estratégia de lançamento, definição de planos de ação que descrevem detalhes de como o produto ou serviço será promovido;

Estágios do marketing de produto

As responsabilidades dos profissionais de Marketing de Produto podem ser divididas em estágios que levam ao lançamento do produto:

  1. Desenvolvimento de cliente: definição de mercado-alvo e compreensão de clientes em potencial, a partir do conhecimento das demandas de mercado e do perfil do consumidor.
  2. Definição de posicionamento: a partir da definição de cliente, é importante listar para quem é o produto, o que esse produto faz, quais são os diferenciais do produto em relação ao que já existe no mercado.
  3. Divulgação interna do posicionamento e das mensagens: cabe ao marketing de produto garantir que todos os profissionais envolvidos na empresa saibam de cada detalhe sobre ele.
  4. Criação de um plano de lançamento: estágio essencial para um lançamento bem sucedido, o plano de lançamento está associado à diferentes áreas da empresa como a equipe de vendas e de atendimento, por exemplo.
  5. Criação de conteúdo de lançamento: esse é o estágio de criação de peças publicitárias e de outros conteúdos que serão divulgados, como textos de blog e páginas do site.
  6. Preparação da equipe: é importante garantir que todas as áreas da empresas estejam preparadas antes do lançamento do produto, o atendimento, por exemplo, deve ter os conhecimentos necessários para dar suporte ao cliente.
  7. Lançamento: esse é um momento decisivo para os profissionais de marketing de produto. É o momento em que os clientes começam a chegar e que o profissional precisa estar ligado no comportamento e nas ações da empresa.
  8. Análise de resultados: após o lançamento, é fundamental ficar atento aos resultados e principalmente aos feedbacks dos clientes. Além disso, cabe ao profissional observar as mudanças do mercado e as necessidades de adequação do produto.

5 dicas para uma estratégia de marketing de produto eficiente

1. Defina bem o público alvo

O primeiro passo para lançar um produto de maneira assertiva é saber exatamente para esse produto é destinado. Para isso, defina seu público-alvo e crie uma persona. Isso é essencial para entender o que as pessoas precisam e, assim, oferecer o produto a elas.

2. Destaque os diferenciais do produto

Faça a seguinte pergunta: “O que torna esse produto tão importante?”. É fundamental destacar os diferenciais daquilo que está sendo ofertado e, assim, convencer o cliente de que esse produto é exatamente aquilo que ele precisa.

3. Encontre a melhor estratégia de divulgação

A palavra-chave para o lançamento de um produto é notoriedade. É por isso que o marketing de produto deve ter uma estratégia de comunicação bem definida. Para o lançamento de produtos, vale utilizar alguns recursos, como:

Redes Sociais

Utilize a força das redes sociais da sua marca para gerar expectativa no período antes do lançamento. Grandes marcas como Apple, por exemplo, costumam divulgar datas de lançamentos, principais características e outros detalhes que geram interesse dos fãs da marca.

Hot Sites

Os hot sites são “microsites” criados para uma finalidade específica. Eles são desenvolvidos de maneira pontual geralmente para divulgação de eventos, de produtos ou de serviços. Criando um hotsite é possível apresentar o produto e, até mesmo, criar um campo de cadastro para captura de leads.

Eventos

Para ganhar alta visibilidade, algumas empresas lançam produtos em eventos. Nesse caso, é importante que a marca tenha visibilidade e que pessoas influenciadoras do segmentam sejam convidadas para serem as primeiras a testar o produto.

4. Tenha um atendimento estruturado

Tanto no pré-venda, quanto nos pós-venda a equipe de atendimento precisa estar altamente preparada para lidar com as dúvidas e com as solicitações dos clientes. Com o lançamento de produto, as demandas de atendimento podem aumentar, por isso, vale a pena definir estratégias e garantir um relacionamento eficiente com os clientes.

Em alguns casos, pode ser interessante incluir uma estratégia de atendimento automatizada, usando recursos como o chatbot, por exemplo, que é um assistente conversacional desenvolvido para interagir com o público por meio de um fluxo de conversas preestabelecida.

5. Ouça seus clientes

Por fim, para garantir o sucesso de seus produtos não só no lançamento, mas durante toda a existência dele, é importante escutar os clientes e receber feedbacks. Assim, é possível melhorar os produtos ou serviços constantemente.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.