blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
marketing-de-oportunidade-entenda-o-que-e-e-saiba-como-fazer

Marketing de oportunidade: entenda o que é e saiba como fazer!

A maioria das marcas que criam campanhas de sucesso se aproveitam de uma data comemorativa, de um momento socioeconômico ou de um acontecimento marcante — mesmo que ele seja negativo. Captar o que está acontecendo no mundo e usá-lo para aumentar o “buzz” de uma empresa, produto ou serviço é o que chamamos de marketing de oportunidade.

Quer saber um pouco mais sobre esta estratégia? Confira as nossas dicas no post a seguir!

O poder do marketing de oportunidade

O mercado passa por uma mudança significativa, o que aumentou o poder do marketing de oportunidade, diante de outras ações mais tradicionais de marketing.

A internet é a principal expoente dessa mudança. Todos os dias surgem novos “memes”, movimentos e virais que podem se transformar em uma estratégia de divulgação.

Ela auxiliou a abertura para a comunicação das empresas com o público, principalmente, nas redes sociais, e aumentou as possibilidades de que as marcas descubram tendências que sensibilizam e atraem esse consumidor.

O principal diferencial dessa estratégia é o seu baixo custo, ideal para empresas que não podem competir em preço. Em muitos casos, só é necessário um trabalho de design, um bom briefing, um canal de comunicação e, claro, muita criatividade.

E essas campanhas podem envolver até a concorrência. Em 2015, por exemplo, uma rede de fast-food brasileira se aproveitou de uma disputa entre as concorrentes, no Dia Internacional da Paz, para criar uma resposta bem-humorada nas mídias sociais.

O resultado? Uma enorme repercussão, a criação de um novo produto e uma parceria  de sucesso com uma gigante mundial no ramo alimentício.

As melhores práticas para a sua empresa

Hoje em dia, a variedade de veículos para impactar o público é enorme: redes sociais, e-mail, televisão, aplicativos e um dos mais universais, o SMS.

As mensagens de texto não demandam conexão de dados, tem baixo custo e podem atingir o público de maneira instantânea. Afinal, cerca de 168 milhões de brasileiros possuem um smartphone, de acordo com pesquisa da FGV.

As empresas podem criar suas campanhas em formatos como links patrocinados, posts em redes sociais, landing page, artigos de blogs, e assim por diante. O mais importante é que essas organizações sejam cautelosas em relação as suas ações. Nem sempre algo que é assunto no momento pode trazer um efeito benéfico para o que você deseja.

Em 2016, por exemplo, uma escola de natação, no Rio Grande do Sul, utilizou a foto de um menino sírio morto por afogamento para divulgar aulas para crianças. A imagem tinha “viralizado” mundialmente como alerta para a crise dos refugiados.

Além de bom senso e conhecimento sobre o contexto em que um conteúdo é divulgado, é fundamental entender aspectos legais (como direitos autoriais e de imagem) e conhecer bem o seu público-alvo.

Criar uma campanha de marketing de oportunidade utilizando um novo “meme”, talvez não atraia ou não seja bem recebida por clientes que não têm acesso à internet, por exemplo.

É importante também não confundir o marketing de oportunidade com oportunismo. Muitos consumidores reclamam sobre a forma com que seus dados são utilizados pelas empresas e a alta frequência de mensagens recebidas, mesmo sem autorização.

Para criar campanhas de sucesso, as empresas precisam, acima de tudo, respeitar a confiança do consumidor e dar a ele a liberdade de dizer “não”.

E você, já conhecia esse segmento do marketing? Quer entender melhor como implementá-lo? Então baixe o nosso e-book “Guia para utilização do SMS em campanhas de Marketing de Oportunidade”. Nele você aprenderá como criar as melhores oportunidades para a sua empresa! 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS