Marketing Conversacional: como revolucionar suas vendas

A maioria das empresas ainda usa técnicas que não são mais eficazes. Descubra o que é marketing de conversação e como implementá-lo!

A maioria das empresas ainda usa técnicas de marketing que estão se tornando obsoletas. Descubra o que é marketing de conversação e como você pode implementá-lo em seu negócio para melhorar seu processo de vendas, criar relacionamentos duradouros com seus clientes e vender mais.

Muitas equipes de marketing estão erradas há muito tempo. As técnicas que as empresas vêm aplicando há mais de cinquenta anos para atrair clientes e aumentar suas vendas estão caindo em desuso, e não há como voltar atrás. Chegou a hora de uma mudança de paradigma, e essa mudança é o marketing de conversação.

Durante muito tempo, as empresas apostaram no caminho da publicidade de massa: o objetivo delas era alcançar o maior número possível de pessoas para oferecer o mesmo produto a todos, na esperança de que alguém demonstrasse interesse e decidisse ouvir.

Esta prática ainda é válida hoje. E não apenas é ineficaz, mas também impede a construção de laços duradouros entre uma marca e seus clientes.

Esta situação pode ser familiar para você:

Uma empresa consegue gerar algumas oportunidades por meio de campanhas de marketing focadas em publicidade de massa. No entanto, apenas uma pequena porcentagem desses leads é transformada em oportunidades de vendas concretas e uma porcentagem ainda menor é a que acaba comprando o produto.

Acreditamos que o problema dessa perda de potenciais clientes está na última etapa do nosso funil, ou seja, no fechamento da venda. Na verdade, o que está falhando é a estratégia de marketing em sua totalidade.

Neste artigo, explicarei o que é marketing de conversação, por que ele está revolucionando a forma como as empresas geram leads e as transformam em clientes fiéis e como você pode implementar essa estratégia em seu negócio para otimizar seus processos de vendas.

O que é Marketing Conversacional e por que eu deveria estar interessado?

O marketing de conversação é uma estratégia voltada para a construção de relacionamentos individuais com os clientes.

O objetivo do marketing de conversação é satisfazer em tempo real as necessidades específicas de cada cliente, de forma rápida e eficaz. É uma estratégia que permite às empresas criar uma experiência de compra mais humana e personalizada, encurtar seus ciclos de vendas e obter informações valiosas sobre seus compradores.

Estes são alguns dos benefícios do marketing de conversação:

TEMPO REAL

Na comunicação de marketing de conversação ocorre instantaneamente e em tempo real. Sem espera, sem atrasos. Seus clientes são atendidos no momento em que precisam e independentemente do horário que é.

ESCALABILIDADE

Com a ascensão dos chatbots, a capacidade de automatizar e escalar conversas está atingindo níveis sem precedentes. Graças a esta tecnologia, agora você pode ter conversas personalizadas com muitos clientes ao mesmo tempo, sem afetar o funcionamento do seu equipamento ou sua eficácia.

PERSONALIZAÇÃO

A coleta de dados permite contextualizar conversas e oferecer experiências pessoais únicas. O marketing de conversação permitirá que você recupere a comunicação personalizada, crie um vínculo de confiança com seus potenciais compradores e crie uma experiência positiva para o consumidor.

FEEDBACK

O feedback de cada conversa é uma contribuição fundamental que ajuda você a melhorar seus processos de comunicação e seu atendimento ao cliente. Você deve sempre se perguntar: de que maneira a conversa foi realizada? Quais canais de comunicação foram usados? O que foi feito bem? O que pode ser melhorado? Tome nota e trabalhe nisso.

Como implementar o Marketing Conversacional no seu negócio?

Meu objetivo com este artigo é dar uma visão geral e mostrar exemplos de como você pode começar. Cabe a você decidir como deseja aplicá-lo em sua empresa e até onde deseja ir.

Por outro lado, se você não estiver disposto a arriscar, pode sempre tentar a sorte com os caminhos tradicionais de marketing: publicidade em massa e formulários da web.

Você pode pensar que implementar o marketing de conversação é uma tarefa complicada. Nada poderia estar mais distante da verdade.

Atualmente, as plataformas de mensagens fazem muito trabalho. Você apenas tem que aprender a usá-los em favor do seu negócio.

Como implementar o WhatsApp Business no sua empresa?

WhatsApp Business é um aplicativo gratuito Android desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas. Com essa ferramenta, as empresas podem interagir facilmente com seus clientes, usando ferramentas para automatizar, organizar e responder rapidamente às consultas que recebem.

É uma excelente maneira de dar visibilidade à sua empresa em um canal de comunicação que possui mais de 1.500 milhões de usuários ativos, e que até agora é pouco utilizado pela maioria das empresas.

Neste artigo, você aprenderá a aproveitar ao máximo suas funcionalidades.

Como integrar o WhatsApp Business no seu site?

Existem várias maneiras de integrar o WhatsApp ao seu site para que seus clientes possam entrar em contato com você de maneira rápida e direta. Os que explicarei aqui são as alternativas mais usadas por empresas que empregam uma estratégia de marketing de conversação.

1) A primeira opção que eu recomendo é Whatshelp.io. É um botão flutuante que você pode incluir diretamente no seu site e conectá-lo à sua linha do WhatsApp.

Quando um visitante do seu site clicar no botão, ele abrirá automaticamente o aplicativo WhatsApp para começar a conversar com você.

Para instalá-lo, clique no link: https://whatshelp.io/widget

Escolha o aplicativo de mensagens de sua preferência (neste caso, WhatsApp) e insira seu número de telefone.

Personalize sua mensagem de boas-vindas. A versão gratuita oferece opções limitadas.

Solicite que você envie o código HTML por e-mail para adicioná-lo diretamente ao seu website.

Isso é tudo! Você já tem seu botão WhatsApp pronto para seus clientes entrarem em contato com você.

2) Você também pode incluir um link para o seu WhatsApp como um ícone junto com suas outras redes sociais.

Para isso, você deve pedir à sua equipe de desenvolvimento para incluir o ícone do WhatsApp em sua barra social e vinculá-lo ao número de telefone com o qual você deseja que seus clientes se comuniquem.

Para criar o link, você deve usar apenas um URL como este: https://wa.me/number usando seu número completo do WhatsApp no formato internacional. Você não deve incluir zeros ou hifens à esquerda.

Essa seria a maneira correta de fazer isso: https://wa.me/541159839584.

Finalmente, você só precisa adicionar o link à sua barra de mídia social no seu CMS e pronto.

3) Se você deseja aproveitar ao máximo o WhatsApp como uma ferramenta para otimizar seus processos de vendas, recomendamos que você inclua seu número de contato na:

O que o Facebook Messenger pode fazer pelo seu negócio?

Se você já está convencido de que deseja implementar uma estratégia de marketing de conversação, o Facebook Messenger é outra excelente plataforma que você deve levar em conta.

Segundo o Facebook, mais de 1300 milhões de pessoas usam o aplicativo Messenger e 70% dos usuários da plataforma dizem que a possibilidade de enviar uma mensagem direta para uma empresa os ajuda a sentir “maior confiança nas marcas”.

Quais são as principais características do Facebook Messenger?

Como o WhatsApp Business, o Facebook Messenger tem várias ferramentas úteis para gerenciar conversas automaticamente com seus clientes sem a necessidade de ter conhecimento de programação.

Vamos ver:

Saudação de boas-vindas

O Facebook Messenger permite que você crie uma saudação de boas-vindas que será exibida toda vez que alguém iniciar uma conversa com sua página. A mensagem aparece quando o usuário abre a janela de bate-papo pela primeira vez e pode incluir qualquer informação que você queira que seus seguidores tenham antes de escrever para você.

Aprenda como criar uma saudação de boas-vindas aqui.

Respostas instantâneas e mensagens automáticas

Respostas instantâneas são mensagens padrão que permitem que você responda automaticamente a qualquer pessoa que envie uma mensagem para você.

As lojas costumam usar essa opção para saudar seus clientes e agradecer por entrar em contato antes que um representante de vendas assuma a conversa.

Você também pode configurar mensagens automáticas para os usuários que os escrevem para você após o expediente. Estes serão úteis para notificar seus clientes que em breve você entrará em contato com eles.

Essa ferramenta é essencial para manter uma boa classificação do seu nível de resposta na plataforma.

Saiba como ativar suas respostas instantâneas aqui e mensagens automáticas aqui.

Uma mensagem apropriada para cada tipo de cliente

O Facebook Messenger coleta informações sobre cada um dos clientes que entram em contato com você. Esses dados permitem que você tenha informações precisas sobre seus clientes e ajude a criar mensagens mais personalizadas.

Alguns dos dados que o Facebook fornece por meio desta função são: o fuso horário do seu cliente, o local de residência e o histórico do seu pedido.

Respostas salvas

Assim como as respostas rápidas do WhatsApp Business, as respostas salvas permitem que você crie e use mensagens predeterminadas que respondem às perguntas mais frequentes de seus clientes. Esta ferramenta pode ser especialmente útil para responder a consultas sobre horários, promoções, número de telefone da loja, etc.

Aprenda a criar e usar respostas salvas aqui.

Como integrar o Facebook Messenger no seu site?

1) Assim como no WhatsApp, você também pode usar o Whatshelp.io para criar um botão flutuante personalizado do Facebook Messenger para o seu site.

É muito simples. Você só precisa escolher o ícone do Facebook Messenger na seção para escolher o aplicativo de mensagens.

Adicione o URL da sua página de negócios do Facebook e conclua as mesmas etapas que vimos com o botão WhatsApp. Dessa forma, você pode incluir em seu site uma janela de bate-papo do Facebook Messenger que permitirá que seus clientes se comuniquem diretamente com você.

2) Se você tiver uma loja online criada com o Shopify, poderá integrar sua loja online com o Facebook Messenger para prestar atenção personalizada aos seus clientes e acompanhar todo o processo de compra.

Para saber como integrar o Messenger na sua loja do Shopify, clique aqui.

3) Você também pode criar seu próprio chatbot do Facebook Messenger e integrá-lo ao seu site usando o serviço Chatfuel.

Para isso, você precisa da ajuda de sua equipe de desenvolvimento, mas o mais positivo é que é uma plataforma simples e intuitiva e tem um plano gratuito para começar.

Você precisa de uma ferramenta de conversação mais poderosa?

Seus vendedores usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes, mas não sabem o quão eficiente é essa comunicação?

Na Sirena acabamos de lançar uma integração oficial com o WhatsApp que leva as possibilidades da Era Conversacional para outro nível.

Com esta aplicação, você pode acompanhar a partir da mesma plataforma todas as interações que seus representantes de vendas têm com cada um de seus clientes.

Todas as conversas que seus vendedores têm via WhatsApp com seus clientes serão registradas no aplicativo Sirena, para que você possa monitorá-las e melhorar seus resultados.

Além disso, seus representantes de vendas podem agendar visitas, incluir lembretes e adicionar notas em conversas para melhorar o rastreamento.

A Sirena também inclui integrações com os principais canais de vendas mais utilizados pelas empresas, como WhatsApp, Facebook, Mercado Livre, Instagram, Hubspot, Mailchimp e muito mais.

Algumas dicas sobre como vender com o WhatsApp Business e o Facebook Messenger

Bom! Você está pronto para começar a implementar sua estratégia de marketing de conversação.

Agora vamos ver algumas dicas e exemplos de mensagens para vender pelo WhatsApp Business e Facebook Messenger. Isso ajudará você a melhorar a maneira de contatar seus clientes e iniciar o processo de vendas.

Algumas dessas dicas já foram desenvolvidas por Miguel Morkin, CEO da Sirena, em um artigo sobre como vender no WhatsApp. Não se esqueça de dar uma olhada nesse post.

# 1 Seja simples

Quando você fala com seus clientes, use sempre uma linguagem simples, natural e não estruturada. Claro, você deve sempre ser respeitoso, mas também é muito importante que você soe humano e amigável. Não use linguagem técnica ou respostas longas demais.

# 2 Não seja muito “agressivo”

As pessoas não gostam de se sentir pressionadas a comprar. O mais importante aqui é que você atue como um facilitador de soluções. Não se desespere, a oportunidade de mostrar suas promoções e produtos chegará no devido tempo. Você apenas tem que estar ciente do momento certo e aproveitar isso.

# 3 Não envie SPAM. Nunca

Tanto o WhatsApp quanto o Messenger são projetados para detectar e bloquear contas que fazem propaganda invasiva. Se você enviar textos genéricos, promoções ou qualquer mensagem indesejada para seus clientes, não duvide que eles o bloquearão.

Use esses meios de comunicação para responder às perguntas de seus clientes, não tente iniciar conversas com pessoas que nunca entraram em contato com você.

# 4 Não fale como um robô

Os chats são ferramentas de comunicação informais e pessoais. A conversa com um cliente deve sempre ter como objetivo agregar valor. Envie mensagens curtas e pontuais. Se você estiver usando um chatbot para interagir com seus clientes, faça um esforço extra para criar mensagens úteis, amigáveis e divertidas.

# 5: aproveite o emoji 

Uma boa prática para gerar cumplicidade com os clientes é usar emoticons. Desta forma, você pode expressar emoções e dar um toque de calor aos textos. Contanto que você não exagere, isso pode ajudá-lo a se diferenciar.

# 6 Oferece a possibilidade de falar com uma pessoa real

Chatbots são ferramentas super úteis para responder a consultas frequentes de seus clientes e coletar informações. Mas você não deve esquecer que ainda é uma tecnologia limitada.

Você nunca deve deixar um cliente com um problema não resolvido ou uma pergunta sem resposta. Se você estiver usando um chatbot você deve sempre oferecer aos seus clientes a possibilidade de entrar em contato com uma pessoa real, a fim de continuar com o processo.

# 7 Fala!

O marketing tradicional está caindo em desuso. As empresas vivem em uma demanda constante por respostas imediatas e soluções personalizadas. A interação é um passo fundamental para alcançar vendas e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

É hora de uma mudança de paradigma. É hora de voltar aos alicerces de nossos relacionamentos humanos. É hora de voltar a conversar com nossos clientes para construir vínculos sólidos.

O que aprendemos neste artigo?

As empresas conseguem gerar leads por meio de campanhas de marketing, mas apenas uma pequena porcentagem desses leads é transformada em oportunidades de vendas concretas e um percentual ainda menor acaba comprando o produto.

Qual é a melhor solução para combater esse problema?

Implementar uma estratégia de marketing de conversação.

Estes são alguns dos seus benefícios:

  • Tempo real
  • Escalabilidade
  • Personalização
  • Feedback

Você quer implementar uma estratégia de marketing de conversação em seu próprio negócio? Você tem várias alternativas muito úteis, incluindo:

  • WhatsApp Business
  • Messenger do Facebook
  • Sirena

Algumas dicas sobre como vender com o WhatsApp Business e o Facebook Messenger:

  • Seja simples
  • Não seja muito “agressivo”.
  • Não envie SPAM.
  • Não fale como um robô.
  • Aproveite o emoji.
  • Sempre ofereça a possibilidade de falar com uma pessoa real.

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.