blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Marketing Conversacional-2

Marketing Conversacional: o que é e como funciona

Marketing Conversacional é a maneira de criar diálogos reais e personalizados com cada cliente, com o objetivo de transformar usuários em leads qualificados e tornar o processo de vendas cada vez mais assertivo.

Essa estratégia utiliza mensagens direcionadas em tempo real e funciona via chat em sites ou em redes sociais, com a ajuda dos chamados assistentes conversacionais, os chatbots.

Quer saber tudo sobre Marketing Conversacional e como aplicá-lo em seu negócio? Então, acompanhe o blog da Zenvia.

O que é Marketing Conversacional

Também chamado de Marketing de Conversação, o Marketing Conversacional é uma estratégia utilizada por marcas que desejam estabelecer uma experiência humana com o seu público.

Com tantos acessos diários em um site, há de se convir que não é possível atender a todos os usuários. Assim, surgem os chamados bots, isto é, os assistentes virtuais programados para atender ao consumidor quando ele precisar.

Esse método é uma forma poderosa de atender ao público de maneira rápida e, por isso, tem sido adotado por empresas de diferentes segmentos, pois ajuda a identificar exatamente o que cada pessoa precisa assim que ela entrar em contato com seu produto ou serviço.

Marketing com foco no cliente: atendimento humanizado

A internet criou um novo consumidor: mais informado e mais exigente. Bastam poucos cliques para que um usuário encontre uma série de informações e, até mesmo, inúmeras empresas que desejam oferecer seus produtos e serviços.

Porém, já se pode imaginar que, se há mudanças no perfil do consumidor, também devem haver mudanças na maneira como atendemos e vendemos. Afinal, mesmo que na era digital os consumidores tenham o poder de adquirir produtos e contratar serviços de maneira instantânea, ainda há um caminho a ser percorrido até a conversão.

No meio de tantas informações e da alta concorrência, são os detalhes que fazem a diferença para um usuário. Hoje em dia, os compradores esperam um novo tipo de experiência, que não pode ser atendida por meio de formulários ou mesmo por meio de uma ferramenta de bate papo tradicional.

É necessário um contato exclusivo, personalizado e interativo. Algo que atenda às necessidades individuais de cada pessoa e, para isso, a boa e velha relação entre o atendimento e o consumidor é essencial.

Vantagens do Marketing Conversacional

Entre as principais vantagens da metodologia de Marketing de Conversação, podemos selecionar cinco dos benefícios que nossos clientes e até mesmo nossa equipe de vendas vivenciam em seu dia a dia.

1. Automatizar o atendimento

Quanto mais rápido se estabelece um relacionamento entre marca e consumidor, maiores são as chances de aumentar o interesse do cliente pelo produto ou serviço procurado. Dessa forma, os bots conseguem identificar automaticamente os novos usuários em uma página e, assim, prestar um atendimento personalizado para esse público.

2. Diminuir o tempo de espera

Atendimento em tempo real com a ajuda de assistentes virtuais pode diminuir em 30% a demanda de atendimento via e-mail ou dos formulários de “fale conosco”. Além disso, essa é uma das melhores formas de identificar e solucionar dúvidas pontuais dos prospects. Com o bot, 74% das dúvidas dos clientes são respondidas em dois minutos, ou menos.

3. Identificar leads qualificados

Além de sanar dúvidas dos novos clientes, o Marketing Conversacional é excelente para identificar leads qualificados, isto é, aqueles que estão mais propensos a fechar uma compra. Assim, é possível direcioná-los à equipe de vendas que terá maior facilidade em fechar negócio.

No mercado, já é possível encontrar resultados impressionantes. Para uma empresa B2B, por exemplo, o número de leads melhores qualificados aumentou em 50% quando identificado por meio de chatbots ou conversas em sites.

4. Aumentar a produtividade da equipe de vendas

Ao identificar clientes em potencial, vendedores podem não só concentrar esforços com um público que está realmente propenso a compra, como também, apresentar ao cliente exatamente o produto que ele precisa, de acordo com a sua realidade e necessidade no momento.

5. Transformar prospects em leads qualificados

A qualificação de leads é um dos pontos principais das estratégias de Marketing Conversacional. É nesse momento em que se deve investir esforços em identificar exatamente aquilo que o cliente precisa, sanar as suas dúvidas e detalhar com clareza aquilo que ele deseja saber.

6. Manter o público engajado

Adotar a estratégia de Marketing Conversacional auxilia em uma boa experiência do cliente com a marca, aumentando a credibilidade e a autoridade. Ferramentas conversacionais utilizam uma inteligência de contato personalizado e, assim, consegue mantê-lo engajado.

Em alguns casos, elas são usadas até mesmo para o recebimentos de feedbacks. E, por falar em feedbacks, 87% dos usuários que já tiveram algum tipo de contato com bots consideraram essa experiência boa e ótima.

Metodologia do Marketing Conversacional

A metodologia do Marketing Conversacional da Zenvia começa a partir da criação de chatbots baseados em modelos e de acordo com as necessidades de cada público. Assim, é possível criar um tipo de chatbot para cada perfil de cliente.
Conforme o desenrolar da conversa, é criado um fluxo e esse cliente é direcionado de acordo com suas dúvidas e desejos. Podemos dividir esse processo em três etapas:

1. Captura de novos leads

É possível enriquecer a sua base de dados ao iniciar o primeiro contato e pedir informações de seus prospects, como nome, e-mail ou número de celular, por exemplo. Ter esse tipo de informação é comum até mesmo em um bate papo pessoal.

A vantagem de usar o bot para captura de lead é que a conversa não é interrompida e, nesse caso, é possível continuar a conversa, fazendo algumas perguntas e entendendo o que levou o usuário a chegar em seu site ou em sua fanpage.

2. Qualificação do lead

Agora que já se conhece um pouco sobre as necessidades de seu futuro cliente, é possível direcioná-lo de acordo com uma inteligência previamente configurada. Os consumidores que não conhecem bem o serviço ou o produto podem aprender mais sobre o assunto e sanar suas dúvidas.

Caso julgue necessário, é possível até mesmo aliar as estratégias do Marketing de Conversação com as do Inbound Marketing e o chatbot sugerir alguns conteúdos ricos produzidos pela sua marca.

3. Conectar o lead com um executivo de vendas

Leads qualificados podem ser direcionados a um representante de vendas. Esse consultor terá acesso às informações prestadas pelo cliente e, assim, poderá atendê-lo de maneira assertiva e com maiores chances de sucesso durante as suas negociações.

A abordagem do Marketing Conversacional transforma o meio digital em um ambiente mais amigável e, assim, consegue estreitar o relacionamento entre marca e consumidor, que pode entrar em contato 24 horas por dia, sete dias por semana.

A sua empresa está preparada para simplificar o contato com o cliente e melhorar os resultados? Fale com a gente e veja como adotar o Marketing Conversacional em suas estratégias de vendas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS