Como se preparar para que A Black Friday 2023 seja a melhor de todos os tempos

A Lista VIPZ de hoje traz para você um depoimento exclusivo e em primeira mão sobre como a gigante VIA (antiga Via Varejo) tem se preparado e quais as suas expectativas para a Black Friday 2023.

Zenvia | 25/09/2023
5 min de leitura
Como se preparar para que A Black Friday 2023 seja a melhor de todos os tempos

Falar em Black Friday é pensar nas grandes varejistas do mercado, que investem pesado na data e atingem marcos financeiros cada vez maiores.

A Lista VIPZ de hoje traz para você um depoimento exclusivo e em primeira mão sobre como a gigante VIA (antiga Via Varejo) tem se preparado e quais as suas expectativas para a Black Friday 2023.

As respostas mostram de forma objetiva como é um preparo para uma sazonalidade de uma empresa com mais de 18 mil funcionários e presente nacionalmente. 

Você pode se perguntar, mas o porte da minha empresa é bem menor, será que há algo que eu possa absorver desse depoimento? 

Garantimos que sim! A estratégia aplicada em uma empresa de grande porte pode ser utilizada em uma empresa menor. Logicamente, os recursos e a complexidade são maiores, mas sem dúvida, há o que aprender.

De forma dinâmica, as perguntas e respostas foram trocadas assincronamente entre nosso time de Customer Experience e o time homônimo da VIA.

Confira abaixo as respostas da empresa sobre como se preparar para que A Black Friday 2023 seja a melhor de todos os tempos.

Confira as respostas e percepções da companhia abaixo.

Zenvia – Qual a expectativa para o aumento de vendas e demanda para a Black Friday?

Via – Projetamos aumentar em 53% do volume de pedidos.

Aqui podemos observar o quão objetivo e curto foi a resposta. Essa objetividade tem a nos ensinar como traçar uma estratégia e ter foco nela está diretamente ligada ao sucesso do projeto.

Zenvia –  Como vocês se preparam para uma data sazonal com seus times, tendo em mente as ofertas e toda a estrutura que o grupo Via possui?

Via –  Todo o ano, no mês de agosto, realizamos fóruns com várias áreas da companhia com o objetivo de estruturar as ações sazonais para a Black Friday. 

Essas ações visam analisar os gaps do ano anterior e propor melhorias, realizar stress test de sistemas (um teste de capacidade de sistema para entender se os limites das plataformas da empresa), redimensionar escalas e turnos de trabalho das áreas, engajar os times de loja, corporativo e empresas parceiras, propor suportes: técnico, de atendimento ao cliente, segurança aos pontos de venda, infra, alinhar comunicação e toda a parte de marketing dentre outras ações necessárias para que o evento ocorra de forma satisfatória para nossos clientes. 

Inclusive trabalhamos fortemente para abastecimento de todas as lojas com os produtos de maior procura dos clientes. Para sempre estarmos o mais preparados possível.

Zenvia –  Quais dicas poderiam compartilhar para as empresas aproveitarem o aumento da demanda tanto para vender mais, quanto para gerar uma boa experiência com o cliente.

Via –  Entender a demanda dos nossos consumidores, o que preferem, o que esperam da data é fundamental para uma boa estratégia para aumentar as vendas, em consequência a isso, preparar todo o backoffice para atender a demanda, desde ao ponto de venda, tecnologia e sistemas, parte logística, atendimento antes, durante o evento e pós-venda.

Zenvia –  Quais pontos de atenção ou indicadores uma empresa pode acompanhar para ter um crescimento exponencial e aproveitar oportunidades?

Via –  Acreditamos que alguns indicadores são fundamentais para tomada de decisão durante a Black Friday como:

  • Pedidos colocados hora a hora;
  • Produtos mais procurados;
  • Capacity de sistemas de Front e Back End;
  • Possíveis rupturas;
  • Acompanhamento das redes sociais;
  • Acompanhamento da concorrência;
  • Feedback de órgãos de defesa do consumidor;
  • Analisar speech dos clientes nos canais de atendimento durante o Evento;
  • Ter plantões de várias áreas de suporte;

Zenvia –  Quais foram os principais ganhos, ou vantagens, que a sua empresa recebeu ao utilizar as soluções da Zenvia?

Via –  Poder proporcionar um atendimento 24h ao cliente, principalmente na semana que antecede a Black Friday, através de um BOT inteligente capaz de responder questões simples ao cliente de forma rápida e simples, foi fundamental nos nossos eventos anteriores e vamos contar com isso novamente esse ano.

Essas foram as respostas da VIA para nossa equipe, para quem dedicamos um agradecimento especial.

Notamos ao longo das respostas que o preparo para uma data sazonal relevante em seu segmento envolve levantamento, planejamento e preparo. Podemos dizer que esses são 3 pilares para uma Black Friday de sucesso.

O acompanhamento minucioso e a atenção multicanal é um divisor de águas para que cada oportunidade de negócio seja alcançada, pois se espera que o contato do cliente venha por meio do canal que seja melhor para ele.

Verificar a capacidade dos sistemas e os plantões das equipes também podem tornar aquela experiência de compra muito mais positiva para o consumidor, o que sabemos que pode proporcionar um retorno em outras oportunidades.

Concluímos que para a Black Friday, quanto antes o preparo acontecer, melhor. E a experiência de compra do consumidor pode e muito surtir efeito e gerar resultados para além da data sazonal.

Conte com a Zenvia para fazer parte do preparo da sua empresa e aproveitar ao máximo as oportunidades de negócio na Black Friday.

Se você perdeu o nosso último conteúdo, não deixe de ler:

Como preparar sua empresa para a Black Friday 2023 

Confira o primeiro conteúdo exclusivo traz toda a expertise e experiência de mais de 20 anos de Sandro Ivo Pionkowski, Diretor de Vendas em Consulting, braço da Zenvia responsável por contas maiores.

Autor
Escrito por
Zenvia
Compartilhe esse artigo!
Mapa de Atração de Clientes no WhatsApp

Inscreva-se na NewZ

Fique por dentro do que acontece em Marketing, Vendas e Atendimento.
x Para falar com o time de vendas clique aqui.
× Olá! Informe seu e-mail corporativo abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.