Como preparar sua empresa para a Black Friday 2023

Confira o primeiro conteúdo exclusivo traz toda a expertise e experiencia de mais de 20 anos de Sandro Ivo Pionkowski, Diretor de Vendas em Consulting, braço da Zenvia responsável por contas maiores.

Se você está lendo esse conteúdo, significa que você faz parte da melhor lista vip para Sucesso na Black Friday que existe no mercado.

Como já dissemos em alguns comunicados, a Black friday já começou para empresas como a sua, e merece atenção para ter o melhor resultado de todos os tempos.

Como prometido, nosso primeiro conteúdo exclusivo em primeira mão sobre “Como se preparar para a Black Friday 2023”, traz toda a expertise de Sandro Ivo Pionkowski, Diretor de Vendas em Consulting, braço da Zenvia que cuida de contas maiores. 

Em seu relato, Sandro traz toda a sua experiência de quase 30 anos em vendas, e viu a Black Friday se consolidar aqui no Brasil. Vamos às suas perspectivas? Confira abaixo:

Zenvia – Olá, Sandro, muito obrigado pela sua participação e colaboração com esse projeto que vai impactar milhares de empresas da nossa lista VIPZ ávidos por terem a melhor Black Friday desde sempre.

Sandro – O Prazer é todo meu! É uma alegria contribuir com o projeto!

Zenvia – O que as empresas podem esperar para o aumento de vendas e demanda para a Black Friday?

Sandro –  A BLACK Friday é um evento que pode, em muitos segmentos, ser considerado um mês adicional no ano (quando pensamos na agenda toda que começa na quinta-feira à noite e se estende até a segunda-feira, chamada de Cyber Monday). Assim, passou a ser a data comercial mais importante para diversos mercados.

Pensando “apenas” na Web, são cerca de R$ 4 bilhões a mais injetados nas empresas. Logo, todas as empresas têm que estar preparadas para a Black Friday porque, mesmo as que não tem benefícios diretos com a data, sofrem o impacto de seus clientes que tem.

Zenvia – Incrível, Sandro! Então não dá para ficar sem se programar, já que esse mês extra pode fazer a diferença no fim de ano das empresas de forma exponencial.   

Sandro, uma vez que já entendemos o poder da Black Friday, como as empresas podem se preparam para essa (ou até mesmo outra) data sazonal com seus times, ofertas e estrutura?

Sandro – Boa pergunta, os times têm que estar preparados para uma sobrecarga de pedidos, devoluções e chamados no SAC.

São esperadas ofertas agressivas na Black Friday. Assim sendo, o lojista tem que focar nisto, mas cuidar da margem das vendas. É hora de revisar o estoque e garantir disponibilidade do que for vendido.

Buscando dissociar time de estrutura, vale rever processos e sistemas nas próximas semanas. Se já é algo “capengando”, na Black Friday o lojista vai “ficar na mão”.

Zenvia – Muito bem pontuado, Sandro. Se preparar para a Black Friday é mais do que apenas pensar em oferta ou estoque e isso faz diferença na experiência da empresa e de seus clientes, esse “preparo” para combinar as duas coisas.

E Sandro, quais dicas poderia compartilhar para as empresas que nos leem  aproveitarem o aumento da demanda tanto para vender mais, quanto para gerar uma boa experiência com o cliente?

Sandro – A Black Friday é o “cartão de visitas” para muitas lojistas. Em outras palavras, neste evento é que um determinado consumidor fará sua primeira compra em uma determinada loja.

Logo, para que o consumidor tenha uma excelente experiência (jornada do começo ao fim), é fundamental que o produto a ser vendido:

  • Capte sua atenção
  • Tenha um preço diferenciado
  • Que ele chegue no prazo determinado
  • E em caso de necessidade de troca/devolução ou dúvidas, que o SAC esteja preparado para atendê-lo.

Zenvia – Partindo um pouco para a “parte analítica da coisa”, pois o que não é medido não pode ser melhorado, quais pontos de atenção ou indicadores uma empresa pode acompanhar para ter um crescimento exponencial e aproveitar essas oportunidades geradas na Black Friday?

Sandro – É hora de acompanhar o funil de vendas minuto a minuto. O evento é muito rápido e, se claramente as vendas não estiverem ocorrendo como esperado, a reação tem que ser imediata.

O maior ponto de atenção, sem dúvida, é a expectativa de venda vs. a disponibilidade de estoque.

Encalhar estoque é muito ruim, mas vender e não ter o produto para entregar pode ser ainda pior. Provavelmente o consumidor não retornará mais, além da possibilidade de gerar reclamações e depoimentos negativos nos canais de relacionamento das empresas. Então deixo esse ponto como focal nesse momento de Black Friday.

Zenvia – Perfeito, Sandro, Quem nunca comprou um produto e teve um problema com estoque, devolução ou atraso que frustra a nossa experiência, não é mesmo?

E falando agora de Soluções Zenvia, que tem ajudado milhares de empresas a terem uma experiência de ponta a ponta, gerando impacto na qualidade dos atendimentos dos clientes de nossos clientes, quais são os principais ganhos, ou vantagens, que as soluções da Zenvia podem proporcionar para a época de Black Friday e outras datas sazonais?

Sandro – Bem, como o volume de interações com os consumidores aumenta muito nesta época do ano, automações (BOTs) bem construídas – sobretudo as que utilizam linguagem/compreensão humana – desafogam a equipe interna e, sobretudo, aceleram a resolução da requisição do consumidor.

Um segundo ponto fundamental é quando, de fato, existe a necessidade de interação humana. Neste momento, seja quando o lojista está tratando de uma venda ou de atendimento de pós-vendas, a Zenvia apresenta no seu portfólio soluções para ambos os casos.

Por fim, a Zenvia pode apoiar o lojista na divulgação e comercialização dos produtos e, ainda, na arquitetura dos mais diversos tipos de relatórios para acompanhamento do funil de vendas, como citei anteriormente.

Zenvia – Muito bem, Sandro, chegamos ao fim das nossas perguntas e eu quero saber se você tem uma dica extra ou comentários que queira deixar aqui para os nossos leitores aproveitarem ainda mais a Black Friday?

Sandro – Existe aproximadamente um mês para que o lojista esteja pronto para a Black Friday. Se alguma das pontuações feitas acima despertou ansiedade/agitação, indico priorizar os seus esforços na Black Friday, pois a corrida contra o tempo começou.

Zenvia – Muito bem, Sandro, foi um prazer recebê-lo e tenho certeza de que essas dicas vão fazer a diferença no 2023 de muitas empresas. Um mega obrigado pela colaboração com a nossa lista VIPZ.

Sandro – O Prazer foi todo meu (risos), até breve.

Vimos aqui algumas dicas de como se preparar para ter uma Black Friday excepcional em 2023. E vale ressaltar que você que está lendo, recebeu isso antes de todo mundo, ou seja, você tem exclusividade.

Se você quer que a sua empresa viva a melhor experiência na Black Friday 2023, conte com a Zenvia e com os nossos especialistas para orientar o seu sucesso.

Até breve com muito mais conteúdos ricos e exclusivos em primeira mão de nossa lista Vipz.

Categorias:
Escrito por

Zenvia

Leia também