Construindo uma Black Friday de sucesso por meio da personalização de mensagem e análise de dados

Confira toda a expertise de nosso Diretor de Vendas Efraim Vaciloto compartilhando dicas incríveis para fazer sua Black Friday 2023 bombar.

Estamos chegando com mais um conteúdo relevante sobre “Como fazer a Black Friday 2023 ser a melhor dos últimos anos”, e dessa vez trazendo mais dicas e perspectivas de grandes especialistas da Zenvia, que têm vendas nas veias e opiniões atuais sobre o tema.

Efraim Vaciloto é um de nossos Gerentes de Vendas em Consulting (time de especialistas da Zenvia que cuida de contas maiores), responsável por desenhar os processos comerciais para essas empresas a fim de torná-los mais eficientes.

As respostas de Efraim mostram que, uma Black Friday de sucesso passa por personalização e análise de dados. Quanto mais próximo nosso foco estiver em sanar a necessidade e a busca de nosso cliente, mais perto estaremos de sermos considerados como preferência nesse momento de compra (que para ele pode e deve ser recorrente). 

Confira a entrevista abaixo:

Zenvia – Efraim, bem-vindo à lista VIPZ e muito obrigado pela cooperação com sua experiência. Acreditamos que suas respostas vão ajudar muitas empresas nessa época a se prepararem para a Black Friday.

Efraim – Por nada, o prazer em contribuir é todo meu!

Zenvia – Vamos então à nossa primeira pergunta. O que a empresa que está nos lendo agora pode esperar para o aumento de vendas e demanda durante a Black Friday 2023?

Efraim – A “Black” é uma data icônica no comércio mundial, e deve ser tratada de fato como algo diferente em quase todos os segmentos.

É o momento onde temos a atenção virada para o varejo, e uma grande oportunidade para captar novos clientes. Com isso, temos diversas preocupações que devemos ter para garantir uma experiência de compra que faça o cliente ser acolhido.

Zenvia – Legal! É bem pertinente tratar o “acolhimento ao cliente” nesse momento, pois a nossa próxima pergunta dá um gancho para falar sobre esse ponto. 

Efraim, como as empresas podem se preparar para uma data sazonal com seus times, ofertas e estrutura?

Efraim – Creio que o sucesso de todas as campanhas sazonais passam por um bom alinhamento. Sua empresa precisa se comunicar e saber o que está acontecendo ou o que vai acontecer.

Quando uma oferta vai para o ar, os seus vendedores, entregadores, prestadores de serviços, funcionários em geral, precisam estar cientes de que está ocorrendo uma campanha com uma oferta que vai aumentar a demanda e que eles precisam estar prontos para que isso aconteça.

O ideal é que sua empresa comece a se planejar o quanto antes para estar pronta quando a data chegar, e esse processo precisa ser transparente e estar na ponta do lápis.

Além disso, você precisa entender como vai sua empresa e ter clareza sobre as suas capacidades, para não oferecer algo aos seus clientes que não terá capacidade de suprir.

A oferta que sua empresa aplicará precisa ser também balanceada, pois numa campanha de desconto, sua empresa precisa ter sua margem de lucro. Não adianta investir mais energia em uma campanha que não vai fazer diferença no ponteiro financeiro e te deixar no prejuízo. Parece lógico dizer isso, mas não é.

Eu penso que esse olhar clínico possa auxiliar os times e sua estrutura a ter sucesso na sua oferta durante a Black Friday.

Zenvia – E quais dicas, Efraim, você poderia compartilhar para as empresas aproveitarem o aumento da demanda, tanto para vender mais, quanto para gerar uma boa experiência de compra com o cliente.

Efraim – É Importante entender o comportamento dos clientes antes da “Black” para entender as maiores pesquisas e tendências do mercado. Com isso, sua empresa estará sempre a frente nas buscas.

E aproveitando que a demanda estará mais alta, aposte na personalização com base em dados passados para aumentar a conversão e a satisfação dos clientes.

Reflita um pouco sobre “quais as principais dores que seu cliente busca sanar e como sua empresa pode ajudar”, isso para você acertar na comunicação e sair na frente.

Existem diversas ferramentas que possibilitam personalizar seu discurso tanto à nível cliente quanto canal. Hoje, já é comum fazermos campanhas personalizadas por WhatsApp, e-mail, SMS entre outros, que podem ajudar sua empresa a fazer seu cliente se sentir único.

Outro ponto é poder ser encontrado de forma multicanal, estando no canal que seja melhor para seu cliente (WhatsApp, Facebook, chat, etc.).

Zenvia – Pensando então, Efraim, nesse aumento de oportunidades de negócios, quais pontos de atenção ou indicadores uma empresa pode acompanhar para ter um crescimento exponencial e aproveitar ao máximo? Quais taxas costumam ser acompanhadas no mercado?

Efraim – O ideal é que você utilize sua capacidade tecnológica e Indicadores durante a data para aumentar o LTV (Lifetime value), expressão que traduz o tempo de vida do cliente, ou seja, fazer com que seu cliente tenha um relacionamento com sua empresa mais duradouro.

O que eu quero dizer com isso? Não faça uma campanha de Black Friday para vender só nessa data, aproveite para fazer campanhas que tragam o cliente novo e o cliente antigo para comprar, mas de uma forma que esse relacionamento tenha longevidade.

Com isso, eu vou elencar aqui alguns pontos de atenção e os indicadores que podem ajudar a conquistar esse LTV e aumentar esse tempo de vida do seu cliente na sua empresa.

Pontos de atenção:

Aqui eu preciso ter em mente toda minha estrutura e onde eu preciso ficar de olho. Tudo o que me gera contato com o cliente e todas as minhas portas de entrada, como capacidade tecnológica (sistemas, armazenamento e segurança de dados, plataformas de marketing e CRM, plataforma de atendimento) e física (lojas, vendedores, produto, estoque, etc.).

Indicadores: 

Com os indicadores eu preciso ser lógico, tudo o que me diz se eu estou indo bem ou mal. As principais taxas que costumam ser observadas são:

  • CAC (custo de aquisição do cliente)
  • Abandono de carrinho
  • Engajamento das campanhas vs conversão
  • Tempo médio de conversão
  • Produtos em maior destaque e com maior procura

Creio que olhando dessa forma, você tem estrutura e a informação para ficar de olho.

Zenvia – Perfeito, Efraim. Com tudo isso que acabou de trazer para os nossos leitores, quais são os principais ganhos e/ou vantagens, que as soluções da Zenvia podem proporcionar para a época, sobretudo agora que já falamos sobre pontos de atenção?

Efraim – Muito bem. Falei bastante ao longo da entrevista sobre personalização, venda, pós-venda, multicanalidade, acompanhamento do comportamento do cliente, comunicações mais assertivas e acompanhamento da sua operação de ponta a ponta. 

O ideal nesse momento é estar munido de ferramentas que possam mostrar onde sua  empresa está errando e onde está acertando. Então esse é um dos principais diferenciais das ferramentas da Zenvia. Não apenas executar uma determinada ação, mas mostrar se aquela ação performou bem ou não.

Creio que com ferramentas Zenvia como Attraction e Conversion, sua empresa está pronta para ações de marketing e vendas, com recursos especiais para proporcionar agilidade e escalabilidade diante de um cenário comercial, que diga-se de passagem, é desafiador para a maioria das empresas.

E quando falamos de atendimento e suporte ao cliente, que consequentemente aumentam nessa época do ano, vale a pena ter uma ferramenta específica, como o Zenvia Service, para abertura de tickets e integração com outros departamentos de sua empresa para agilidade nesses retornos.

Creio que falei bastante, mas com todos esses cenários de Black Friday, a Zenvia pode ajudar essas empresas que querem modernizar seus processos.

Você conferiu aqui as respostas de nosso diretor de vendas em Consulting, Efraim Vaciloto, compartilhando sua experiência em vendas e o que pode ser feito para que esse período seja valioso na sua empresa.

Você ainda pode conferir mais conteúdos ricos de nossa lista VIPZ e do nosso blog para se preparar para a Melhor Black Friday de todos os tempos.

Se você quer que 2023 seja a melhor Black Friday de todos os tempos, conte com a Zenvia e com as nossas soluções em sua empresa.

Nos vemos em breve com muito mais conteúdos exclusivos em primeira mão de nossa lista VIPZ.

Categorias:
Escrito por

Zenvia

Leia também