Lista de transmissão WhatsApp: como funciona e passo a passo para criar uma

Confira o passo a passo para criar uma lista de transmissão Whatsapp e aprenda dicas essenciais para trabalhar com esse recurso.

A lista de transmissão é um recurso muito importante do WhatsApp Business. Através dele, é possível estabelecer comunicações segmentadas e assertivas, além de trabalhar estratégias de relacionamento com os clientes. 

O WhatsApp é uma rede social que ganha cada vez mais aderência pelos usuários e já alcança números surpreendentes. 

Devido à facilidade em utilizar a rede para trocar mensagens instantâneas com pessoas de todo o mundo — tudo isso de graça –,  o WhatsApp conquistou popularidade entre os usuários de smartphones, e as próprias empresas começaram a ficar de olho na rede. 

Para auxiliar empresas a atuar no WhatsApp, a própria marca desenvolveu o WhatsApp Business, uma ferramenta voltada para o meio corporativo na rede social. 

Através dela, é possível criar um perfil empresarial na rede e atuar de forma profissional. 

Um recurso que demonstrou ser muito útil para empresas que desejam trabalhar com uma base de leads no WhatsApp é a lista de transmissão. 

Neste post, você aprenderá mais sobre como funciona a lista de transmissão, um passo a passo para criar uma e dicas essenciais para utilizar o recurso da melhor forma. 

Como divulgar mensagens no WhatsApp para mais de um lead ao mesmo tempo?

Atualmente, existem duas maneiras com que uma empresa pode recorrer para estabelecer uma comunicação com duas ou mais pessoas. São elas:

  • Grupos 
  • Listas de transmissão

Os grupos são adequados para níveis de comunicação mais íntimos, podendo ser utilizados por empresas que envolvem comunidades menores e mais próximas. 

Através deles, é possível divulgar comunicados relevantes à comunidade, esclarecer dúvidas, entre outras ações. 

Já as listas de transmissão são ideais para a empresa que deseja investir em WhatsApp Marketing, e é sobre elas que falaremos neste post. 

banner-lp-whatsapp

O que é lista de transmissão e como funciona?

Como o próprio nome indica, a lista de transmissão consiste em uma lista de contatos, de onde é possível transmitir mensagens simultâneas para os contatos da lista.

Através dela, é possível falar com diversos leads ao mesmo tempo de forma privada, sem a necessidade de adicioná-los a grupos, que podem ser inconvenientes para os leads.

Para utilizá-la, você deve criar uma lista, adicionar os contatos com quem deseja se comunicar e enviar a mensagem na lista, que será transmitida no privado para todos os contatos selecionados. 

Ou seja, os contatos não terão como saber se a mensagem foi enviada para outras pessoas e, portanto, não terão acesso aos outros contatos da lista. 

Para você, a mensagem aparecerá na tela de bate papo, parecida com um grupo, onde estão os contatos para os quais a mensagem foi enviada, tendo a possibilidade de enviar o número de mensagens que quiser. 

Caso os usuários respondam à mensagem, você receberá ela na conversa privada e a resposta não será exibida para os outros contatos da lista. 

Importante: O recurso é gratuito, porém só é possível utilizar a lista de transmissão com pessoas que tenham o contato da empresa salvo em sua lista de telefones. 

Além disso, há um limite de contatos por lista, que é de 256 contatos. É importante seguir as diretrizes do Whatsapp para garantir uma boa experiência na plataforma e melhores resultados, nela estão descritas práticas negativas como uso excessivo de listas de transmissão ou mensagens indesejadas, por exemplo. 

Passo a passo para criar uma lista de transmissão pelo WhatsApp Business

Criar uma lista de transmissão é uma tarefa mais simples do que parece. Mas lembre-se de selecionar com cuidado os contatos com os quais deseja se comunicar. 

Confira o passo a passo a seguir para criar sua lista de transmissão: 

  • Entre na página inicial do WhatsApp Business 
  • Selecione os três pontos localizados no canto superior direito da tela
  • Toque em “Nova transmissão”
lista-transmissão-whatsapp1
  • Escolha os contatos que deseja adicionar — lembrando que você só conseguirá enviar uma mensagem para aqueles que possuem seu contato salvo na agenda de telefones
  • Toque em Ok e a lista será criada
  • Você pode enviar a mensagem que quiser para a lista, que aparecerá na janela de conversas do WhatsApp

Simples, não é mesmo?

Para configurar a sua lista de transmissão, editando informações como nome, contatos e imagem, basta acessar a conversa e selecionar o botão “i”.

lista-transmissão-whatsapp2

Depois, basta configurar sua lista da forma que quiser!

Ainda está em dúvida em relação a como utilizar efetivamente uma lista de transmissão?

Confira cinco dicas essenciais para aproveitar melhor esse recurso!

5 dicas para aproveitar uma lista de transmissão

1. Segmente suas listas de transmissão

O primeiro aspecto que você deve considerar é com quem você quer trabalhar na lista de transmissão.

Em muitos casos, é válido criar diversas listas, em que cada uma contemple contatos em diferentes etapas de relacionamento com a empresa.

Dessa forma, você consegue uma segmentação melhor e, consequentemente, mais assertividade ao enviar mensagens nas listas.

Considere o perfil dos contatos, a etapa de relacionamento com a empresa e alguns outros fatores que os aproximem. Dessa forma, a lista pode ser trabalhada com muito mais eficiência, utilizando linguagem e abordagem adequadas para os contatos.

2. Planeje as mensagens com cautela

Antes de enviar qualquer mensagem, é importante que você pense bem no que irá enviar e quais possíveis respostas receberá dos contatos. 

Lembre-se de utilizar uma linguagem adequada ao público escolhido na lista e recorrer a elementos que chamem sua atenção, despertem o interesse e incitem a realizar alguma interação com a marca. 

Mensagens interativas que incentivam o engajamento são ótimas para iniciar fluxos de comunicação com suas listas e até para trabalhar a prospecção de clientes.

3. Invista em conteúdos relevantes e atrativos

Não só mensagens, você pode também enviar vídeos, links e documentos exclusivos para suas listas de transmissão. 

Uma ótima alternativa para aumentar o engajamento e despertar o interesse de sua base de leads é fornecendo conteúdos e informações valiosas. 

Você pode enviar links de posts de blog, e-books, dar dicas e diversos outros conteúdos de qualidade. 

4. Mantenha a periodicidade de mensagens 

Após enviar a primeira mensagem, é importante manter um fluxo periódico de mensagens, mantendo uma frequência bem definida. 

Isso colabora não apenas com a organização do envio de mensagens, mas também para que os contatos já estejam esperando pela mensagem.  

5. Valorize a privacidade dos usuários

O respeito à privacidade dos usuários é fundamental para ter bons resultados. 

Apesar da utilização de abordagens próximas ser positiva para criar um relacionamento com o usuário, é igualmente importante manter o profissionalismo durante as conversas. 

Envie somente mensagens que realmente acredita serem relevantes ao contato, evitando o disparo excessivo, que pode prejudicar a imagem da marca e resultar em um declínio de leads. 

Além da lista de transmissão, há diversos recursos que você pode utilizar para atuar profissionalmente no WhatsApp. Portanto, não deixe de explorar as funcionalidades do WhatsApp Business. 

Faça disparos em massa no WhatsApp com o Zenvia Attraction

  • Contrate o Zenvia Attraction, solução de disparo em massa parceiro oficial do WhatsApp;
  • Acesse nosso site: https://www.zenvia.com/produtos/loja-virtual/;
  • Selecione o plano mais adequado para sua empresa;
  • Crie sua conta como pessoa física e preencha com os dados da sua empresa;
  • Acesse a plataforma e crie seu template de WhatsApp;
  • Envie seu template para aprovação da Meta (Para seu template se aprovado é necessário seguir essas regras aqui.);
  • Assim que o seu template for aprovado você receberá um e-mail confirmando;
  • Após essa confirmação, você já pode selecionar o template para envio, importar a lista de contatos que deram Opt-in e disparar a mensagem em massa.

Além disso, na plataforma Zenvia Attraction, você pode criar listas personalizadas, importar seus contatos antecipadamente e segmentá-los pelos campos de importação, como: gênero, cidade, região, idade e etc..

Também é possível enviar mensagens incluindo campos variáveis no template, como nome, cargo ou empresa para criar uma comunicação personalizada para seu público, como se aquela mensagem tivesse sido  realmente enviada uma a uma.

Há diversas vantagens na ferramenta, como a possibilidade de agendar as mensagens para o horário que você preferir, analisar os resultados de cada campanha, criar uma régua de comunicação selecionando outros canais, como RCS e SMS.

Solicite uma demonstração personalizada do Zenvia Attraction e comece a disparar mensagens em massa no WhatsApp hoje mesmo.

banner-attraction-whatsapp


Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.