Jornada do cliente: como mapear com eficiência

Desvende os segredos da jornada do cliente: estratégias eficientes de mapeamento para otimizar experiências e impulsionar conversões.

A jornada do cliente é um conceito básico do marketing que deve ser dominado por toda empresa que deseja ter sucesso e ganhos sólidos. Sabendo disso, trouxemos insights essenciais para que você saiba mapeá-la de forma eficiente, a fim de envolver o público desde os estágios iniciais de contato com a sua marca.

Mapear a jornada de compra do cliente significa entender todo o amplo processo que o leva até a compra e, assim, poder guiá-lo, trabalhando a estratégia de customer experience.

Então, conheça a seguir todas as etapas da jornada do cliente e saiba como atuar em cada uma delas para aumentar a conversão de leads. Pronto para iniciar essa viagem?

O que é a jornada do cliente?

A jornada do cliente refere-se a conscientização de como os consumidores interagem com uma marca, desde o primeiro contato até após a compra.

Contrariando a ideia de uma trajetória linear, a jornada do cliente é mapeada de forma a capturar as diversas etapas e necessidades. Assim, a estratégia visa personalizar abordagens em cada fase, permitindo que a equipe de marketing atraia, engaje e eduque os consumidores de maneira mais eficiente, resultando em experiências mais impactantes e envolventes e fidelização.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Conheça agora as etapas da jornada do cliente e saiba quais estratégias aplicar em cada uma.

1. Aprendizado e descoberta

O início da jornada se dá quando o lead descobre uma necessidade e resolve pesquisar sobre ela. Até então, a demanda era desconhecida, agora a pessoa espera encontrar a informação que irá ajudá-lo a compreendê-la.

Nesta etapa, portanto, a empresa deve investir em conteúdos informativos focados na demanda do cliente. 

Por isso, este não é o momento de divulgar produtos ou serviços, pois o cliente ainda não está preparado. O objetivo até então é apenas começar a construção de um vínculo por meio do marketing de relacionamento, por exemplo. 

2. Consideração da solução

Nesta fase, o consumidor já conhece bem a sua demanda, porém ainda tem muitas dúvidas sobre como solucioná-la.

Assim, a empresa deve prover conteúdos mais amplos e específicos que mostrem ao cliente as possíveis soluções para seu problema, como:

  • Cursos;
  • E-books;
  • Webinars, entre outros.

O atendimento personalizado pode ser um diferencial, pois permite o envio de conteúdo adequado para sanar as dúvidas particulares de cada consumidor.  

Neste momento, é possível citar os produtos ou serviços da marca, apenas para que o cliente comece a conhecê-los, mas não de maneira enfática. 

3. Decisão de compra

O cliente em potencial já identificou o que precisa e sabe muito bem como solucionar sua demanda. Agora, ele está estudando suas opções entrando em contato com diversas empresas na área. Portanto, este é o momento de se destacar!

Neste momento é possível se comunicar de forma mais enfática e direta através de conteúdos como: cases de sucesso, anúncios de saldos, amostras grátis e depoimentos. O objetivo é chamar a atenção em meio à concorrência. O bom atendimento ao cliente também pode se mostrar muito eficaz.  

Se as outras etapas foram feitas corretamente, conquistar o cliente não será difícil. Ele já estará educado e conhecerá sua marca como referência no mercado. Assim, seu time de vendas ganha eficácia e economiza esforços. 

4. Pós-venda

Ao contrário do que se espera, a venda não é a última etapa da jornada. Uma vez que durante a trajetória cria-se um relacionamento entre empresa e cliente, esse caminho não deve terminar no momento da venda. 

Assim sendo, mostre que você – ou a sua empresa – está disponível para atender necessidades futuras e que irá auxiliá-lo caso necessite de assistência. 

Através de pesquisas de satisfação, por exemplo, a empresa pode mostrar que se importa com a opinião do cliente. Já os chatbots podem ser ferramentas cruciais em diversos momentos, como esse. Dessa forma, o pós-venda pode ser o momento-chave para a fidelização de clientes

Como mapear a jornada do cliente?

A jornada pode ser vista como a história que resulta entre o cliente e a sua organização. Desse modo, saiba que modelos genéricos não são recomendados. Para uma jornada mais personalizada e única, é essencial que a própria empresa mapeie a jornada de seu cliente. Assim, levando em conta as particularidades do próprio produto e seu público.

  • Para começar, toda trajetória necessita de começo e fim bem definidos. Por exemplo, o primeiro acesso do consumidor ao website como início, e o pós-venda representando o fim da jornada;
  • Depois, defina marcos que representarão a passagem de uma etapa para outra e o que o cliente espera de cada uma delas;
  • Por fim, tente listar todos os meios de interação entre empresa e cliente e em quais canais ocorrem. Podem ser por e-mail, redes sociais, WhatsApp, blog, entre outros. Isso é importante para que se possa qualificar as interações e pensar em maneiras de aprimorá-las.

Durante a tarefa de mapeamento, é essencial que colaboradores de diversas áreas estejam presentes e se apoiem, para que se forme uma visão ampla das expectativas e da satisfação do cliente

Jornada de compra e funil de vendas

A jornada de compra e o funil de vendas estão intimamente relacionados, sendo que a jornada pode servir de base para a criação do funil. 

No entanto, ambos analisam o processo de vendas sob diferentes perspectivas. A jornada do cliente, como o nome salienta, analisa o processo através da perspectiva do consumidor, enquanto o funil serve para guiar a empresa em suas estratégias. 

A primeira etapa de aprendizado e descoberta, por exemplo, pode ser considerada o estágio de pré-venda do funil. Nesse momento, a empresa foca em atrair novos leads por meio da divulgação de conteúdo genérico e informativo, ou também chamado de topo de funil.

Mapear a jornada do cliente fornece à empresa uma ampla visão de suas dificuldades e expectativas, vistas a partir de sua própria perspectiva. Assim, se torna mais fácil identificar pontos que podem ser melhorados, além de aperfeiçoar as estratégias de customer success.

Nesse sentido, a empresa deve estar preparada para receber potenciais clientes em diferentes partes do funil, entendendo que a jornada não evolui sempre de maneira homogênea.

Conclusão

Ao mergulhar nas nuances da experiência do consumidor, podemos não apenas adaptar estratégias de marketing, mas também otimizar o funil para uma conversão mais eficaz. Mapear a jornada do cliente não é apenas uma prática, é uma necessidade estratégica que capacita as empresas a antecipar necessidades, proporcionar experiências personalizadas e construir relacionamentos duradouros.

Em um cenário onde a personalização é a chave, a eficiente mapeação da jornada emerge como a bússola que orienta as empresas na jornada da excelência no atendimento e satisfação do cliente.

Continue a aprofundar-se em conteúdos relevantes: aprenda a calcular o NPS, e saiba como melhorar os seus resultados por meio de pesquisas de satisfação e análise de métricas.

Escrito por

Janine Costa