Já ouviu falar do SMS Pirata?

A pirataria de mensagem de texto tem causado grandes prejuízos ao mercado. Acreditem, mas, em média, cerca de 40% de todo o volume de SMS corporativo trafegado no Brasil são pirateados.

Quem não conhece deve estar se perguntando: mas como assim, pirateados? Vamos  explicar para você.

Existem dois exemplos de pirataria praticados nesse setor. Um deles é o Broker Pirata, que são as empresas que adquirem grande quantidade de SMS no exterior para enviar ao Brasil – assim o SMS percorre um longo e duvidoso caminho pelas rotas internacionais até chegar à mão do usuário. Em sua maior parte, são mensagens de SPAM com promoções fraudulentas, de caráter duvidoso, ofensivas, que violam a privacidade de quem recebe.

Outro é o que chamamos de Chipeira, ou seja, empresas que compram muitos chips de celular com mensagens ilimitadas, oferecidos no mercado para pessoas físicas, e criam um emaranhado de modens ligados a esses chips, conectando a um sistema muito precário. Vendem para empresas um serviço abaixo da qualidade aceitável. O remetente dessas mensagens é um número de celular; isso faz com que quem recebe a mensagem tenha a impressão que foi uma pessoa que digitou e enviou o SMS.

Esses dois exemplos contribuem para muitos prejuízos ao consumidor – como a falha no sinal de telefonia móvel e o assédio em seu celular com mensagens indesejadas, por exemplo. Para empresas contratantes, o prejuízo é ainda maior, como a falha na entrega das mensagens, correndo o risco de se pagar pelo serviço e ele não chegar à mão do destinatário, dentre uma série de prejuízos à imagem e penalidades que essas empresas podem sofrer ao contratar um serviço de SMS Pirata.

Com tantos prejuízos, o MEF e a Zenvia lideram a campanha antipirataria, que prevê a conscientização para os malefícios causados, alertando empresas que utilizam o serviço e órgãos competentes.

A conscientização vai ganhar força com um site sobre o assunto, que já está sendo produzido, no qual você inclusive poderá denunciar o recebimento dessas mensagens. Mais informações também serão publicadas aqui no blog. Inclusive, no próximo texto, vamos abordar um pouco como identificar um fornecedor oficial de SMS – como a Zenvia.

Até Lá.

Escrito por

Zenvia