blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
inteligencia-de-mercado-conhecas-as-formas-para-potencializar-seu-negocio.jpg

Inteligência de mercado: veja como potencializar seu negócio

O empreendedor de sucesso sempre está atento a formas de inovar e de trazer experiências positivas para seus usuários. Isso se torna ainda mais urgente à medida que a competitividade entre as empresas aumenta, e o consumidor exercita sua habilidade de analisar e escolher as opções que lhe são mais vantajosas. Para se destacar em meio a esse quadro, é fundamental que o gestor lance mão de estratégias baseadas na inteligência de mercado.

Quer conhecer mais sobre o que é inteligência de mercado e como usá-la para potencializar seus negócios? Confira!

O que é inteligência de mercado?

Segundo Dawn Turner, colunista do Chicago Tribune, inteligência de mercado, ou Business Intelligence, pode ser definida como um “conjunto de ferramentas e técnicas para reunir e transformar dados brutos em informações relevantes e úteis à análise de negócios”. Em termos práticos, isso significa que as informações colhidas são interpretadas com o objetivo de usá-las dentro da estratégia de negócios da empresa de forma inteligente.

E onde está a fonte desses dados? Dentro e fora do ambiente corporativo. Sim, as empresas geram um grande volume de informações, produzido por meio de transições com clientes e colaboradores, pesquisas de mercado, conhecimento construído e compartilhado em reuniões de negócios, e muitos mais.

Acrescente ainda as fontes inesgotáveis de informações advindas de veículos de comunicação, pesquisas, redes sociais, e tudo mais que a internet disponibiliza. Esses conjuntos de dados armazenados — quer sejam próprios da corporação, quer públicos — tornam possível o uso de técnicas de Big Data.

Para dar conta desse vasto mundo de informações e usá-las para dentro da inteligência de mercado, existem diversas ferramentas que atuam em diferentes etapas e setores da empresa.

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Como utilizar ferramentas e técnicas de inteligência de mercado?

As ferramentas utilizadas ao longo desse processo são inúmeras, desde métodos de pesquisa e modelos de software que auxiliam na coleta e interpretação de dados, e geram visualizações e relatórios de análise, até o uso de recursos que otimizam a comunicação com colaboradores e consumidores.

Quando o gestor usa habilmente essas técnicas e recursos, consegue melhorar a experiência da sua equipe e elevar a qualidade dos serviços oferecidos ao usuário. Sendo assim, observe como essas ferramentas podem ser utilizadas dentro da sua estratégia de negócios.

Análise da concorrência

Com a internet, todo o processo de benchmarking (comparação entre os produtos e serviços da empresa e os dos seus principais concorrentes) ficou muito mais simples, servindo-se de ferramentas digitais que monitoram a taxa de efetividade e audiência das ações dos competidores, bem como seu público-alvo e origem do tráfego.

Para essa análise, poderá será muito útil ter em mãos pesquisas de Market Share, ou seja, informações sobre a participação, ou fatia, que cada empresa ocupa no seu ramo de atuação.

Conhecer a concorrência e compreender como ela atua no segmento é essencial para avaliar a própria postura perante o mercado, manobrar suas estratégias e aprimorar seu desempenho.

Análise de produtos e serviços

A análise dos produtos e dos serviços oferecidos pela empresa deve ser realizada antes e depois da entrega ao usuário. Testes de novos produtos são muito importantes para o empreendedor descobrir o que o consumidor espera receber, e quais elementos faltam ou precisam ser adicionados.

Antes desse processo, a empresa deverá definir como vai ocorrer o atendimento ao consumidor e quais serão as ferramentas ou mídias por meio das quais serão realizadas as pesquisas e os testes. A partir daí, todas as informações reunidas servirão de base para o aprimoramento dos seus serviços/produtos.

Análise do modelo de negócios

O empreendedor deve estar atento ao seu modelo de negócios. Para tanto, lembre-se de que, entre as diversas propostas de modelos de negócios, há alguns elementos essenciais que devem estar presentes em sua construção:

  • Proposta de valor: que diferencial a empresa tem a oferecer em relação ao mercado em que atua?
  • Operação: qual o caminho do produto até o cliente?
  • Orçamento: quais são as fontes de receitas e gastos?
  • Atendimento ao consumidor: como a empresa se comunica com os usuários?
  • Estratégias: como os gestores e seus colaboradores cumprirão seus objetivos?

No livro Business Model Generation, o suíço Alex Osterwalter — criador do Business Model Canvas — desdobra esses elementos em outros itens, destacando a importância de os empreendedores descriminarem suas atividades-chave, parcerias estratégicas e os principais recursos de infraestrutura e serviços, fundamentais para o funcionamento da empesa.

Construir uma visão holística e objetiva do modelo de negócios contribuirá para que os gestores possam reavaliá-lo e readequá-lo segundo as necessidades da empresa, dos colaboradores, dos clientes e do mercado.

Análise do público-alvo

Todas as estratégias definidas por sua empresa e baseadas em inteligência de mercado visam obviamente atingir um público-alvo. Por isso, é importante fazer pesquisas para identificar seu gosto e hábitos, e usar tais informações em campanhas de relacionamento e de marketing.

Empreendedores sempre buscam soluções para garantir um relacionamento ativo, produtivo e respeitoso com seus clientes. Por exemplo, o envio de mensagens SMS é um recurso eficiente para fazer pesquisas e atrair públicos-alvo específicos, além de poderem ser usadas para confirmação de consultas, alertas de pagamento, fatura digital, divulgação de informações sobre viagens, tracking de pedido etc. É um método que proporciona boas experiências ao cliente — isso é usar de inteligência de mercado.

Qual a importância de usar a inteligência de mercado para inovar?

Fatores como o aumento da concorrência e a recessão da economia no país tornam ainda mais urgente que os gestores usem campanhas inteligentes por meio de recursos de amplo alcance, que fortalecem sua marca, atraem e fidelizam clientes.

Nesta era da informação, os usuários estão cada vez mais conectados e exigentes em relação à qualidade dos serviços e aos produtos que consomem, de modo que valer-se das mais diversas ferramentas e técnicas para coletar informações e usá-las na elaboração de uma estratégia de negócios eficiente é vital para a longevidade das organizações. Mais do que isso: é essencial para que se destaquem no mercado em que atuam.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como a inteligência de mercado pode ajudar a impulsionar seus negócios, cadastre-se para receber nossa newsletter e ter mais informações direto na sua caixa de entrada!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action