A importância da integração do CRM com os canais de comunicação

Saiba a importância e os benefícios da integração do CRM com os canais de comunicação e como escolher a ferramenta certa para a sua empresa.

Não é novidade que um bom gerenciamento do relacionamento com os clientes é capaz de gerar resultados incríveis para toda a empresa. Por isso, a integração do CRM com os canais de comunicação pode ajudar a antecipar necessidades e desejos, aumentar a rentabilidade e personalizar campanhas para a atração de novos clientes são só alguns exemplos.

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas ferramentas, esse gerenciamento se tornou mais otimizado, abarcando toda a jornada do consumidor.

Graças às plataformas destinadas a armazenar dados de clientes e potenciais compradores, é possível tomar decisões embasadas em informações confiáveis, ter controle de todas as interações com os leads e simplificar tarefas repetitivas.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da integração das plataformas de relacionamento com os clientes com os canais de comunicação da empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é CRM?

Em tradução literal, CRM significa Customer Relationship Management (Gerenciamento do relacionamento com os clientes).

Graças à tecnologia, otimizar esse processo se tornou possível a partir de ferramentas destinadas a armazenar e gerenciar todas as informações relacionadas aos clientes: desde a entrada do lead até a consolidação da parceria.

Assim, pequenas, médias e grandes empresas conseguem ter total controle do processo de vendas, evitando que informações importantes se percam, aprimorando as tomadas de decisão e aumentando a produtividade da equipe comercial.

Ao entrar em contato com um prospect, o vendedor poderá registrar todas as informações do contato: 

  • seu nome;
  • telefone;
  • número de funcionários da empresa;
  • entre outros. 

Além disso, todas as interações com os futuros clientes podem ser registradas na plataforma, permitindo que outros vendedores tenham acesso às informações caso necessário.

Todo o fluxo ocorre de forma automática, sem a necessidade de planilhas para o registro de contatos. 

O resultado são abordagens mais eficientes, uma vez que o acesso ao histórico de conversas com os leads podem gerar insights valiosos para os profissionais envolvidos nas negociações.

Benefícios do CRM

Além de organizar o processo comercial, um CRM permite a análise de dados com base em todos os registros realizados na plataforma.

Assim, não só a equipe de vendas, mas também o Marketing e outras áreas poderão ter acesso às informações para criar estratégias e ações para a atração de leads.

Ao registrar os motivos da perda de um lead, por exemplo, você poderá criar segmentações com base nisso e otimizar o fechamento de negócios da empresa. 

Nesse sentido, se os processos estão desorganizados ou as decisões são tomadas com base em dados pouco precisos, a aquisição da ferramenta pode ser uma boa alternativa para que o gerenciamento seja feito de forma eficiente.

A boa notícia é que as plataformas de CRM estão cada vez mais acessíveis e intuitivas, com diversas opções de integração com outras ferramentas disponíveis no mercado.

A importância da integração do CRM com os canais de comunicação

Com a diversidade de canais de comunicação disponíveis para os consumidores, não há dúvidas que as empresas podem e devem se adequar a esse novo modelo de consumo. Isso porque ao buscar por um serviço ou produto, um lead irá escolher o canal que mais utiliza em seu dia a dia, seja ele WhatsApp, site da empresa ou telefone.

Nesse caso, as empresas precisam se preparar para atender da melhor forma possível em cada uma dessas plataformas. Ao utilizar um CRM, é importante que todas as informações fiquem registradas no sistema, garantindo a confiabilidade dos dados e o acesso rápido às informações do contato.

Caso o contrário, os vendedores ficam no escuro, perdem tempo consultando os diversos canais utilizados pela empresa e deixam de focar em outras tarefas importantes.

Assim, a integração do CRM com os canais de comunicação atuam em duas frentes:

  • Reúne, em um único ambiente, todas as plataformas de comunicação da empresa, facilitando o trabalho dos vendedores;
  • Permite que os leads tenham acesso a diversos canais de comunicação, podendo migrar de um para o outro sem perder o histórico da conversa.

O WhatsApp, por exemplo, é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados pelos brasileiros. 

Assim, muitas empresas optam por utilizar a ferramenta para a captação de leads, para se comunicar com os seus clientes e para tirar dúvidas. 

Ao integrar o aplicativo com a plataforma de CRM, é possível:

  • Registrar conversas;
  • Cadastrar novos contatos;
  • Organizar negócios gerados pelo WhatsApp.

Nesse sentido, ao integrar com as principais plataformas de comunicação, o CRM permite o monitoramento de toda a jornada do cliente, garante agilidade no atendimento e torna a equipe mais produtiva.

Como escolher as ferramentas certas para integração

Como você viu, fazer a integração entre o CRM com os canais de atendimento da empresa gera benefícios para os dois lados: tanto para a equipe de vendas, quanto para os potenciais clientes.

Escolha um CRM que faça integrações

O primeiro passo é buscar por um CRM que viabilize integrações via API ou Plug And Play com as ferramentas já utilizadas pela sua empresa ou que você pretende contratar. 

Esteja nos canais de comunicação que seu cliente está

Outro ponto importante é saber quais os canais os seus leads mais utilizam. Só assim será possível investir em plataformas de comunicação que de fato trarão o resultado esperado por você e sua equipe. 

Lembre-se: estar em canais que não estão alinhados com o perfil da sua persona pode ter o efeito contrário, gerando frustração e um gasto desnecessário de orçamento. 

Algumas das opções são:

  • Aplicativos que permitem a comunicação de diversas pessoas de forma simultânea;
  • Canais de voz que permitem acelerar a curva de aprendizado dos executivos, gerando melhores resultados para a empresa;
  • Ferramentas de conversas automatizadas, como chatbots e VOIP;
  • Provedores de e-mail;
  • Plataformas de mensageria;
  • Aplicativos de atendimento ao cliente;
  • WhatsApp;
  • Plataformas omnichannel;
  • e muitos outros.

Depois de adquirir a ferramenta, é importante fazer um planejamento e utilizar cada canal de comunicação de maneira assertiva, tornando-os aliados na aquisição de leads e na construção de um relacionamento duradouro com os seus clientes.

Dica Bônus: O CRM Ploomes e os canais de comunicação da Zenvia possuem integração Plug And Play.

Benefícios da integração na gestão e qualificação dos leads

A etapa de qualificação dos leads é crucial para o sucesso de uma negociação. 

Se por um lado os vendedores se esforçam para atrair leads que possuem o perfil certo para a compra da sua solução, por outro os potenciais clientes têm os insumos necessários para a tomada de decisão.

A partir de envios de conteúdos alinhados com a etapa da jornada de compra, o lead terá, em suas mãos, materiais estratégicos e bem alinhados com suas necessidades.

Atualmente, já existem plataformas que enviam os leads prospectados pela equipe de Inside Sales diretamente para o CRM, facilitando o direcionamento dos contatos para o workflow adequado.

E por falar em workflow, também existem plataformas específicas para organizar os fluxos de prospecção, encaminhando novas oportunidades e auxiliando a visualizar a carteira de clientes.

Com os critérios de qualificação bem mapeados, é hora de contar com a tecnologia para otimizar todas as atividades relacionadas à gestão dos leads.

Ao fazer isso, sua equipe terá ganhos em produtividade, agilidade e eficácia na conclusão das tarefas relacionadas à gestão e qualificação dos leads

Como você viu, integrar o CRM com os canais de comunicação que a sua empresa utiliza gera uma série de benefícios para o negócio, para os leads e clientes. 

Sendo assim, é fundamental buscar por ferramentas que fazem integração com os aplicativos e softwares que você já utiliza e que ofereçam outras opções que podem ser interessantes para os times de Marketing e Vendas.

Esse texto foi escrito pela Ploomes –  maior empresa de CRM da América Latina.  

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia