Inbound marketing para chatbots: conheça essa estratégia

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e representou uma revolução na forma de atrair clientes para as empresas. Se antes o vendedor precisava ir até um lead para descobrir suas necessidades e oferecer uma solução, agora, o comprador usa a internet para pesquisar sobre um problema, encontrar um produto ou serviço que o elimine e, só depois de conhecê-lo minimamente, contata o fornecedor. É nesse cenário que a estratégia de Inbound Marketing para chatbots otimizará o relacionamento entre as pessoas e sua marca.

Quer entender melhor o que é Inbound Marketing, como os chatbots aperfeiçoam essa estratégia e como aplicá-la em sua empresa? Continue lendo e descubra!

O que é Inbound Marketing para chatbots?

Inbound Marketing é a estratégia de produzir conteúdo relevante para sua persona e disponibilizá-lo na internet com a intenção de ajudar a pessoa a encontrá-lo nos mecanismos de pesquisa, redes sociais e blogs, no momento certo da sua jornada de compra. Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound é caracterizado pela atração de clientes de maneira espontânea, sem uma interrupção da sua rotina.

Ou seja, em vez de interromper as atividades da pessoa com uma ligação, anúncio de TV, rádio ou distribuição de folhetos, por exemplo, o Inbound Marketing atrai e converte pessoas que estão pesquisando sobre temas relacionados aos produtos oferecidos por sua empresa.

A estratégia Inbound pode ser dividida em quatro etapas de um funil:

Atração

A empresa cria e divulga conteúdos dignos da atenção dos potenciais clientes. Esses conteúdos tratam desejos e problemas enfrentados pela persona em seu dia a dia e indicam maneiras de resolvê-los, com pouca ou nenhuma menção do produto ou serviço oferecido por aquele negócio.

Conversão

Uma vez atraídos para o blog da empresa, a pessoa é convidada a informar seus dados de contato, como e-mail e telefone, em troca de algum benefício ou recompensa. Por exemplo, testar um software, receber um cupom de desconto ou baixar um material mais completo relacionado à sua pesquisa.

Relacionamento

Usando e-mails e conteúdo específico para cada etapa da jornada de compra do cliente, a empresa apoia a decisão de compra ao apresentar as possibilidades da persona para resolver seus problemas ou aproveitar oportunidades.

Compra

É a coroação do processo de educação e acompanhamento do lead por sua jornada de compra.

O problema do Inbound Marketing é que entre a atração de um potencial cliente, sua educação e a compra, pode acontecer de a pessoa parar de ler os e-mails da sua empresa ou mudar seu foco de interesse. Essa dificuldade é eliminada com o Inbound Marketing para chatbots, pois o visitante é conduzido por seu robô para fazer a jornada de compra completa com apenas uma ou poucas interações.

Quais são as vantagens de usar chatbots no Inbound Marketing?

Existem duas principais vantagens de associar Inbound Marketing e chatbots:

Aumento de conversões

Transformar um visitante desconhecido em um lead com nome e dados de contato válidos não é uma tarefa simples. A pessoa pode desconfiar das intenções da sua empresa e hesitar em oferecer seus dados. O chatbot ajuda a tornar a interação mais humanizada e confiável, além de personalizar a navegação do visitante para assuntos mais interessantes para seu perfil.

Captação em canais externos ao site da empresa

A maioria das empresas limitam a conversão de visitantes em leads ao seu site. Ou seja, precisam atrair a persona para seu blog e lá propor uma interação. Usando chatbots você poderá conversar com seus potenciais clientes em redes sociais ou aplicativos de mensagens, sem obrigá-los a visitar seu site.

Para usar essa estratégia em sua empresa é necessário conhecer bem seu público-alvo, desenhar sua jornada de compra, produzir conteúdo instigante e usar uma boa tecnologia para estruturar os passos de um diálogo inteligente dentro do Inbound Marketing para chatbot. Os resultados, certamente compensarão todo esse esforço.

O Inbound Marketing com chatbots na prática

Em um artigo do Content Marketing Institute (referência mundial em marketing de conteúdo no mundo), o instituto lança uma diretriz: “não tema os chatbots se você tem uma estratégia rica de conteúdo”. Afinal, quem tem uma estratégia de conteúdo robusta, que é premissa para um bom trabalho de inbound marketing, poderá se beneficiar dos chatbots.

Um bom exemplo é a distribuidora Paris Filmes, que tem usado chatbots no Facebook e em hotsites para promover seus lançamentos cinematográficos no Brasil. O último filme divulgado nessa estratégia, Meu Ex é um Espião, aproveitou bem a união entre conteúdo e marketing conversacional para manter os cinéfilos alimentados de informações sobre o longa-metragem sem a necessidade de abrir um site ou buscar informações. Tudo estava lá, no Facebook Messenger!

O Inbound Marketing para chatbots é uma das melhores estratégias para apoiar a aquisição e a qualificação de leads. Quer conhecer outros meios de facilitar essas tarefas? Então, continue sua visita em nosso blog e leia o texto: “Marketing conversacional: o que é e como funciona”!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia