Guia para usar o Instagram Shopping

Saiba do que se trata o Instagram Shopping, para que é, como configurá-lo como aumentar as vendas e a atenção ao seu negócio!

Desta vez, vamos te dizer do que se trata o Instagram Shopping, como você pode aplicá-lo ao seu negócio, como configurá-lo e quais outras formas existem para aumentar as vendas e a atenção da sua empresa.

O que é o Instagram Shopping?

Certamente você tem navegado no Instagram e visto um logotipo de uma sacola de compras em algumas imagens, não é nada mais ou nada menos do que a ferramenta do Instagram para facilitar a compra de produtos para empresas que usam o Instagram Business.

Esta ferramenta foi lançada em 2016, primeiro nos Estados Unidos e depois estendida para o resto do mundo e desde então gerou centenas de conversões para empresas que têm presença digital na plataforma.

Para que é o Instagram Shopping?

Com essa funcionalidade, eles podem adicionar preços de produtos às publicações, com a mesma facilidade que marcar outras pessoas.

Assim, eles têm a oportunidade de rotular até cinco produtos por imagem ou até 20 produtos em um carrossel e os consumidores podem observar os detalhes do produto e até mesmo ir à loja virtual para adquiri-lo ou pagá-lo do Instagram, integrando-o com outros meios de pagamento.

Em suma, os usuários podem comprar produtos da mesma plataforma e as empresas conseguem encurtar a distância entre a exposição do produto e a compra dele.

Espera-se que, a curto prazo, o Instagram também incorpore funcionalidades “Try-on” através de filtros de realidade aumentada, para enriquecer ainda mais a experiência de compra. Isso seria além das opções existentes para apresentar um produto, tais como: Histórias, posts e lives.

Como ativar o Instagram Shopping para o seu negócio?

Para ativar ou criar sua loja no Instagram e ter acesso aos recursos de vendas de seus produtos, você deve seguir as instruções abaixo:

Requisitos para compras no Instagram

Não apenas qualquer conta do Instagram é elegível para ativar a opção de Compras do Instagram, mas eles devem atender a uma série de requisitos:

Atualize seu catálogo de produtos

Para ativar a função de compra também é importante que você tenha um catálogo atualizado da sua loja. Você pode conectar seu catálogo através de um provedor de comércio eletrônico (como Nuvemshop ou Shopify) ou carregá-lo manualmente através do Gerenciador de Catálogos do Facebook.

Solicitar revisão da conta

Depois de completar as etapas acima, é hora de enviar sua conta para revisão e ver se o Instagram considera que ele ativa o recurso Compras. Você pode solicitá-lo da seguinte forma:

  1. Vá para o menu em seu perfil de conta.
  2. Na parte Configurações, você encontrará a opção “Comprar”.
  3. Lá você terá que completar uma série de etapas e enviar sua solicitação.

Este é um processo que pode levar alguns dias, algumas semanas, então não entre em pânico se você não for aprovado imediatamente. Em alguns casos, você também pode ser solicitado por dados adicionais para verificar o domínio da sua empresa.

Ativar compras do Instagram

Uma vez aprovados sua conta, você estará pronto para ativar a ferramenta que facilitará a compra para seus clientes e sua empresa permitirá um novo canal de vendas.

Além de solicitar a revisão das contas, você deve ir para as Configurações e, na seção Negócios, inserir a opção “Compras”. Lá você terá a oportunidade de conectar sua conta com um dos catálogos de produtos que você carregou ou através de um fornecedor.

Mas o trabalho não termina aí. Quando você tem o recurso ativado, é hora de começar a marcar seu conteúdo para emparelhá-lo com os produtos do seu catálogo.

Como publicar produtos no Instagram Shopping?

Como lhe dissemos, existem diferentes formatos de publicação através dos quais você pode marcar seus produtos. Até agora, os dois mais populares são posts de feed e stories do Instagram.

Tag produtos em posts de alimentação

Da próxima vez que você estiver carregando um post para um produto, você terá a opção de adicionar um “Product Label” disponível clicando em “Adicionar texto”.  Você poderá pesquisar o produto em seu catálogo que deseja rotular e poderá compartilhar as informações valiosas para seus potenciais clientes que tocam na imagem.

Tag produtos no Instagram Stories

Para compartilhar informações do produto neste formato, o processo é o mesmo. Só que em vez de Adicionar texto, você precisará adicionar um adesivo e procurar o adesivo do produto. A vantagem é que você pode posicionar o adesivo no lugar que você acha mais inovador ou divertido e até mesmo mudar a cor do texto para se alinhar com o da sua marca.

Como obter uma visão 360° do seu negócio online?

Um negócio que é capaz de integrar suas ferramentas em um só lugar, é um negócio que pode responder a mais consultas com menos esforço e economizando tempo infinito.

Em Sirena criamos uma plataforma para empresas e clientes se conectarem de forma mais simples.

Assim, os usuários podem entrar em contato entre si a partir de seus canais favoritos, como Instagram, Facebook Messenger ou WhatsApp, e ser guiados através do processo de compra até que ele seja concluído. Enquanto as empresas poderão atender centenas de consultas simultaneamente, de diferentes canais e de forma profissional, permitindo que mais pessoas respondam às mensagens do mesmo canal.

Além de integrar as redes sociais mais relevantes em nível comercial, a Sirena oferece outras funções que irão melhorar sua empresa, tais como:

  • Bots para automatizar funis de vendas, responder perguntas frequentes e oferecer um meio de autoatendimento.
  • Integração com os CRMs e formas de pagamento mais populares (MercadoPago, PayPal, Mailchimp, Salesforce, entre outros).
  • Integração com sua loja online em Nuvemshop ou Shopify.
  • Relatórios imediatos do desempenho de suas equipes de vendas e serviços.
  • Mercado de aplicativos.
Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.