Gestão de crise: Como encontrar novos canais de comunicação com o cliente

Em tempos de covid-19, o maior desafio das empresas é reduzir impactos. Veja como os canais de comunicação podem ajudar na gestão de crise!

Um crise econômica é provavelmente um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar. Essa adversidade pode ocorrer por diversos motivos, seja um contratempo interno da empresa, um desastre natural ou uma pandemia, tal qual vivemos no momento, devido ao coronavírus. É preciso ter uma equipe preparada para fazer uma gestão de crise eficaz.

Seja qual for a situação, é possível minimizar os seus impactos, através de estratégias planejadas. Não há uma fórmula mágica que possa ser usada por todas as empresas, mesmo porque as crises são diversas e imprevisíveis, mas, com um planejamento bem-estruturado, é possível contornar alguns de seus efeitos.

Dicas para fazer gestão de crise durante a pandemia

Para começar a planejar a gestão em tempos de crise, montamos uma lista com algumas dicas iniciais. Veja.

  • Forme um comitê, que será responsável por aplicar as decisões da empresa em tempos de crise.
  • Preveja cenários para todos os efeitos que a crise do coronavírus pode ocasionar.
  • Determine quais setores necessitarão de mais atenção.
  • Ponha em prática ações que tenham resultados a curto prazo.
  • Defina quais públicos da sua empresa podem ser mais atingidos com a pandemia.
  • Divulgue as medidas que a sua empresa está adotando para prevenir o coronavírus.
  • Deixe claro para o seu cliente as ações tomadas, para que ele continue recebendo o seu serviço/produto.
  • Invista na comunicação da sua empresa no meio online.

No entanto, sabemos que a gestão de crise vai muito além de um planejamento institucional e que a empresa pode sofrer impactos imensuráveis quando a crise envolve também o consumidor. Por isso, é importante saber o que pode ser feito para garantir a retenção de clientes.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias para que o seu relacionamento com o cliente não seja afetado. Continue lendo!

Coronavírus: Gestão de Crise e Comunicação

A crise que vivemos neste momento é diferente. Com ⅓ da população mundial sofrendo medidas de isolamento social, agora, mais do que nunca, é necessário ter foco na comunicação e no atendimento ao cliente. E, neste quesito, as estrelas do momento são as redes sociais!

Com a comunicação face a face quase completamente cortada, é necessário buscar novos canais de comunicação com o cliente, para diminuir os impactos do isolamento nos negócios.

As redes sociais abrem um grande espectro de oportunidades para que as empresas continuem em contato com o consumidor. Sem poder visitar lojas para encontrar o produto que deseja, as pessoas estão se voltando cada vez mais para as redes na hora de realizar suas compras e conhecer novas marcas.

Assim, é importante que você inclua a comunicação, através de novos canais, como WhatsApp, SMS e Facebook, em sua estratégia de gerenciamento da crise atual.

Conheça algumas maneiras de se integrar a novos canais de comunicação com o cliente e entenda qual é a melhor estratégia para a sua empresa!

Redes Sociais

As redes sociais têm sido as grandes protagonistas deste período de quarentena. Sua capacidade de transpor barreiras e conectar pessoas de diversas partes do mundo é agora mais útil e necessária do que nunca!

É lá que o público tem encontrado refúgio – um lugar onde pode se manter conectado com o que está acontecendo no mundo, mesmo sem sair de casa.

Por isso, é muito importante que as empresas sustentem uma forte participação nas redes, mantendo-se em contato com o consumidor, que tem se voltado cada vez mais para elas.

Serviço de Mensagens Curtas (SMS)

O isolamento social ao redor do globo provocou o aumento do uso de aparelhos celulares. Na China, de acordo com o Mobile Time, o tempo gasto em smartphones durante a quarentena cresceu 30%, enquanto na Itália e na Coreia do Sul foi de 11% e 7%, respectivamente.

Colocar a sua empresa na tela tão observada dos smartphones pode ser uma ótima estratégia para chamar a atenção de possíveis clientes e continuar lucrando em meio à crise.

Tendo em vista que 90% das mensagens SMS são lidas em até três minutos, faça proveito de sistemas de automatização de envio de SMS. Assim, você garante agilidade e alcance na sua comunicação com o cliente.

WhatsApp

O WhatsApp também ocupa um papel central, conectando pessoas em meio ao isolamento social e permitindo que continuemos compartilhando as novidades com a família e os amigos, mesmo não estando juntos.

A plataforma vem atraindo empresas há algum tempo, tendo lançado até uma ferramenta específica para negócios, o WhatsApp Business. Com as funcionalidades oferecidas por essa plataforma, basta saber como aproveitar os benefícios para a sua empresa. Leia o nosso artigo completo para saber mais!

Por isso, esta é a melhor hora para você aproveitar tudo que o WhatsApp e o WhatApp API te oferecem para conectar-se com seus clientes!

Com o API para WhatsApp Business, você poderá ter múltiplos atendentes, criar chatbots, enviar notificações e realizar integrações aprovadas pela WhatsApp Inc., abrindo um canal de comunicação com 120 milhões de usuários no país.

E-mail

O e-mail é o canal de comunicação mais utilizado dentro das empresas, e, em meio à crise, continua exercendo grande importância. Portanto, é sempre bom considerar investir nele como um canal de comunicação nas empresas.

Aproveite este canal para divulgar as ações que a sua empresa está fazendo no período da crise.

Telefone

Com todos em casa próximos a seus celulares, as ligações são uma ótima maneira de nos unir.

Para as empresas acostumadas a tratar com consumidores pessoalmente, esta pode ser uma ótima pedida, já que, apesar de não proporcionar contato visual, mantém o elemento da fala e torna os contatos mais pessoais.

Com uma API de voz, você pode incluir voz diretamente em seu aplicativo, enviar campanhas com torpedo de voz, implementar autenticação de dois fatores (2FA) em seu aplicativo e muitas outras funcionalidades.

Conte com a Zenvia para ampliar os seus canais de comunicação na gestão de crise

Agora que você conhece alguns tipos de canais de comunicação que podem manter sua empresa e seus clientes conectados, mesmo em meio ao isolamento social, uma coisa é certa: existem inúmeras opções para fazer uma boa gestão de crise.

Aproveite para conhecer plataformas de integração de canais, que permite gerenciar canais como WhatsApp, E-mail e Facebook em um só lugar. Dessa forma, você não só proporciona maior produtividade à sua equipe, como também otimiza o seu atendimento ao cliente.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia