Gere leads usando Zenvia Conversion, o melhor CRM para WhatsApp

Com o WhatsApp, você pode aproveitar seu investimento em pauta tradicional e gerar leads super qualificados. Aprenda como!

Em outros artigos, falamos sobre como melhorar os resultados do seu negócio em meios digitais (por exemplo, trabalhando com Facebook ou em portais como Mercado Livre). Ou seja, nos concentramos principalmente no trabalho com formulários estruturados onde os clientes deixam seus dados.

Sem dúvida, algumas mudanças recentes têm feito com que os meios de publicidade tradicionais recuperem sua importância nas estratégias de venda.

Sim, você leu certo … Marketing tradicional! Rádio, televisão, painéis, sites, revistas … meios que, muitas vezes, são considerados um retrocesso podem ser aproveitados graças à revolução digital. 

Como? Vou lhe dar uma dica: a resposta está na palma da sua mão.

Neste artigo, nós te mostramos exemplos de como as empresas estão usando WhatsApp para melhorar os resultados dos seus canais tradicionais de venda e pós-venda, e como é possível medir os resultados.

Por fim, vamos lhe mostrar como Zenvia Conversion pode lhe ajudar a trabalhar estes contatos de forma ágil e conseguir mais vendas. 

Parte 1: WhatsApp = Leads qualificados para sua empresa 

A facilidade de comunicação através do WhatsApp, somado à sua penetração no nosso continente, tem feito com que, tanto clientes quanto empresas, o utilizem para se comunicarem massivamente.

Dado interessante: na América Latina, mais de 95% das linhas telefônicas com smartphone têm WhatsApp instalado.

Por este motivo, muitos negócios veem no WhatsApp um canal direto pelo qual os clientes podem iniciar o processo de compra, comunicando-se de forma simples e cômoda.

Mas vamos pensar um pouco mais nesse fenômeno…

Os clientes que desejam entrar em contato com a empresa precisam se dar ao trabalho de agendar o telefone da empresa em seus contatos antes de poder iniciar uma conversa.

Ou seja, requer um esforço mínimo do cliente (que não acontece em outras fontes de geração de leads como Facebook ou classificados). Isso incrementa o compromisso que a pessoa tem na hora de fazer um contato. E, portanto, sua qualidade como prospect.  

Mas ainda tem mais. As empresas que se comunicam com seus clientes através do WhatsApp recebem leads muito valiosos… Contam com o número de telefone pessoal do cliente, o dado mais valioso de um lead! Sem erro, limpo para trabalhar.  

Só esses dois pontos combinados fazem com que gerar leads pelo WhatsApp seja fundamental em sua sua estratégia de marketing.

OK, os leads de WhatsApp são maravilhosos.

Mas como faço para que as pessoas entrem em contato comigo através do WhatsApp?


Parte 2: Exemplos de como usar a exposição da sua marca para receber contatos por WhatsApp

Primeiros passos 

1) A primeira coisa que você deve fazer é abrir pelo menos uma linha telefônica da sua empresa que possa receber mensagens de WhatsApp. Isso pode ser tão simples quanto comprar um chip e um celular barato que terá esse uso exclusivo na empresa.

2) Obviamente, também é necessário que uma pessoa da sua empresa possa responder às mensagens que chegam. Caso você trabalhe com Social Media (por exemplo, respondendo a consultas que são feitas pelo Facebook), pode habilitar este canal para esta mesma pessoa. Caso contrário, sugerimos definir um responsável para este contato: pode ser alguém do setor administrativo, marketing ou vendas.

3) É importante que essa pessoa também conte com um navegador web (idealmente o Google Chrome) para poder usar a versão desktop do WhatsApp (WhatsApp Web) no Google Chrome. Por questão de comodidade, vai ser muito mais fácil para ele responder mensagens a partir de um computador com teclado. ?

Agora que já temos tudo pronto para trabalhar, vejamos por onde podemos receber consultas.

Recebendo consultas de meios digitais

O primeiro lugar onde você pode começar a gerar leads de WhatsApp (e talvez o mais simples) é a partir dos seus meios digitais. Você pode destacar seu número de WhatsApp de vendas no seu site, na seção de contatos, ou até nas suas publicações do Facebook. Você também pode fazer isso nas mesmas imagens de produtos publicadas em sites de classificados.

Mas isso não é tudo… Você também pode incluí-los dentro dos seus mailings e até no detalhe dos seus contatos nos resultados do Google Maps!

De todo jeito, esta é uma mudança muito simples que você pode solicitar aos seus programadores hoje mesmo.

Jornais, Revistas e Panfletos

Vejamos agora um canal de contato mais tradicional: os meios gráficos. Jornais, revistas, publicidade de rua e qualquer tipo de meio gráfico também podem ser utilizados para conseguir leads de WhatsApp! 

É só incluir seus telefones nas mesmas publicações com um detalhe da utilidade desse contato (por exemplo, explicando que se trata de um número de vendas, de forma a guiar as pessoas que entrem em contato).

Da mesma forma que com os meios digitais, você pode incluir seus telefones oficiais do WhatsApp acompanhando as imagens dos veículos em estoque que você publicar em revistas e jornais.

Meios de difusão em massa

Você também pode explorar os meios de difusão em massa.

Por exemplo, se você faz campanhas em rádio, pode anunciar seus números de WhatsApp de vendas em cada anúncio, para que os clientes tenham uma maneira prática de começar suas compras pela palma da mão. 

Da mesma forma, você pode incluí-los em publicidades televisivas ou marketing de eventos. 

Outdoors

Mas vamos pensar grande …

E neste caso estamos nos referindo aos cartazes do seu negócio! 

Algumas empresas optam por colocar seus telefones de WhatsApp nas vitrines e toldos para que os clientes tenham uma maneira acessível de entrar em contato na hora de comprar ou de levar consigo um número de contato para dar continuidade à compra após a visita. Assim, você pode aproveitar o fluxo da rua e do salão, quantificá-lo e transformar em vendas.

Nota: Se sua empresa recebe muito tráfego por este meio, você pode segmentar em várias linhas telefônicas para que a primeira resposta seja feita por diferentes agentes. Por exemplo, você pode comprar números para meios de difusão distintos, por área dentro da equipe (ex. Separando um número para venda e outro para pós-venda) ou por sucursais/regiões específicas (com diferentes códigos de área).

Esses são apenas alguns exemplos … Você pode ser tão criativo quanto queira e provar outras formas de aproveitar esta nova tendência! Como você deve ter visto, praticamente não há um custo extra de Marketing para fazer isso. Então, por que não tentar?

Vamos ver agora como transformar isso em resultados para seus vendedores …


Parte 3: Como transformar seus contatos de WhatsApp em leads qualificados usando Zenvia Conversion

Publicar números de WhatsApp é simples (e trará alguns resultados imediatos). Mas temos observado que é importante fazer isto de forma organizada para que se traduza em melhores oportunidades concretas para sua equipe comercial.

Zenvia Conversion é a ferramenta de comunicação para equipes de vendas que se integra com todos os seus canais de comunicação para transformar rapidamente as mensagens que chegam à sua empresa em oportunidades de venda. Incluindo o WhatsApp.

A seguir, vamos te mostrar como você pode usar Zenvia Conversion na sua empresa para entrar em contato rapidamente com seus contatos do WhatsApp, transformá-los em leads e distribuí-los facilmente a suas equipes de vendas.

Vamos tomar como exemplos uma concessionária de automóveis imaginária (Grupo Estrela) que publica seu telefone exclusivo de WhatsApp para venda e pós-venda. Vamos lá!

Silvia manda uma mensagem para o número de WhatsApp do Grupo Estrela.

WhatsApp Diagram.001-1.jpeg

No horário do almoço, Silvia viu uma caminhonete da qual ela gostou no lote de seminovos do grupo Estrela. Ela salvou o número de contato em seu celular e algumas horas mais tarde enviou uma mensagem.

E um assessor responde rapidamente para entender mais sobre sua consulta

crm_whatsapp

Um dos assessores do Grupo Estrela, responsável pela resposta a clientes de WhatsApp, responde a Silvia utilizando a interface da Zenvia Conversion. Ela consulta certas informações básicas para entender mais e o transfere ao vendedor indicado, deixando-lhe um aviso para que possa entender o contexto.

primeiro_crm_whatsapp

Mas assim como Silvia, muitas outras mensagens também chegam!

WhatsApp Diagram.004-1.jpeg

Grupo Estrela publica seus números de WhatsApp em todos os seus meios e papelaria, tanto para vendas como para pós-venda. É por isso que recebem consultas de carros 0km, usados, agendamentos de serviço, e muitas outras razões.

Usando Zenvia Conversion, as mensagens de WhatsApp podem ser rapidamente classificadas e encaminhadas à equipe correta.

WhatsApp Diagram.005-1.jpeg 

A partir da facilidade do WhatsApp, os agentes do Grupo Estrela podem filtrar, criar e encaminhar facilmente os leads aos vendedores mais relevantes. Assim, uma consulta de financiamento pode ser respondida por vendedores de Seminovos, uma consulta sobre estoque de uma unidade nova é trabalhada pela equipe convencional e um agendamento de serviços é atendido pela equipe de pós-vendas. Em menos de 15 minutos, qualquer destas consultas pode ser atendida pelo vendedor mais apropriado.

 Em resumo, Zenvia Conversion se torna fundamental para potencializar sua estratégia de vendas e de marketing digital através do  WhatsApp 

WhatsApp Diagram.006-1.jpeg

Agora é sua vez, quero que você comente abaixo: Qual a sua impressão de usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes? Como convém usar esta ferramenta?


Zenvia Conversion é uma ferramenta de contato rápido, que facilita ao máximo a comunicação entre vendedores e clientes.

zenvia conversion
Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.