Geração de leads: como encontrar as pessoas certas

A geração de leads é um dos principais desafios em estratégias de Marketing Digital. Afinal, isso está relacionado ao sucesso de marcas de diferentes segmentos, isto é, às vendas e também à maneira como a marca vai se relacionar com o público.

Afinal, o que são leads?

Em Marketing Digital, leads são consumidores que demonstraram interesse em interagir com a marca, consumir um produto ou contratar um serviço. É justamente por isso que eles são fundamentais para o sucesso da empresa.

 

Um exemplo simples disso pode ser a divulgação de um formulário de contato em um conteúdo de blog. A pessoa, interessada em receber novas informações, deposita seus dados de contato no formulário.

 

Para as empresas, a grande vantagem da geração de leads é justamente a iniciativa do consumidor em encontrar em contato. Ou seja, ao invés da marca abordar os clientes, a comunicação começa a partir do interesse do próprio consumidor.

 

Geralmente, a captação de leads é feita por meio de dados de contato que o consumidor entrega para uma determinada marca. Esses dados podem ser coletados de diferentes maneiras.

 

Uma das maneiras é quando o consumidor entra em contato com a empresa, solicitando informações, por exemplo. Ou mesmo quando ele preenche um formulário ou faz o cadastro em uma newsletter para receber conteúdos por e-mail.

E o que são leads qualificados?

É importante ter em mente que nem toda a base de leads de uma empresa vai de fato realizar uma compra. Algumas pessoas depositaram seus dados por um motivo específico ou por receber algum material que precisavam naquele momento, mas não necessariamente vão virar clientes.

 

Dessa forma, são chamados de leads qualificados pessoas mais propensas a realizar uma compra ou contratar um serviço. Basicamente, são seus contatos que de fato podem, em algum momento, fechar uma compra.

Concentre esforços nos leads qualificados

Concentrar os esforços nos leads qualificados garante maior sucesso nas vendas. Afinal, essas são as pessoas que realmente necessitam ou desejam aquilo que a empresa quer oferecer.

 

Para isso, construa um relacionamento com essa base de consumidores e os mantenha engajados. Nesse momento, é essencial preparar a base, enviar materiais educativos, estreitar a relação até que eles se sintam confiantes em fechar negócio.

 

Além disso, para garantir um trabalho eficiente e um negócio mais rentável, é fundamental também identificar quem são as pessoas propensas a fechar uma compra e, de fato, aumentar as chances de conversão.

Como identificar os leads qualificados?

Para identificar leads qualificados, é importante analisar dados, identificar comportamentos e intenções.

 

Comece analisando se esse lead tem perfil para se tornar cliente. Isso pode ser determinado por algumas segmentações de clientes, como localização geográfica, dados demográficos, poder de compra, poder aquisitivo, etc.

 

Quanto mais próximo de efetivar uma compra, mais qualificado será o lead. Por isso, outro ponto importante é verificar os comportamentos das pessoas em campanhas de e-mail marketing, ou seja, se essas pessoas costumam abrir e-mails e interagir, por exemplo.

Chatbot para geração de leads

O chatbot pode ser um dos grandes aliados nas estratégias de identificação e captação de leads qualificados. Ele pode ser o primeiro contato entre marca e consumidor. É comum o uso de chatbot para captação de leads, por meio de endereço de e-mail.

 

No entanto, mais do que isso, o chatbot pode fazer as perguntas certas e, assim, identificar o estágio de compra desse consumidor, coletando as informações que a equipe de vendas precisa para traçar estratégias assertivas e aproveitar as melhores oportunidades.

 

É também por meio da coleta de informações e do relacionamento entre marca e consumidor que se identifica o perfil de clientes em potencial e, assim, se define a persona ideal para o negócio.

 

Para entender o funcionamento na prática, experimente a versão Trial do chatbot e teste por 30 dias.

Categorias:
Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.