Whatsapp para vendas: Guia completo para conquistar clientes e resultados
Aprenda a usar o Whatsapp para vendas, montar um funil de marketing, conhecer boas práticas e exemplos reais para vender mais!
Saiba maisRealizar uma venda é motivo o suficiente para ficar satisfeito? Vamos pensar um pouco sobre isso.
Não, ao contrário do que alguns gestores pensam, uma venda não termina com a entrega do produto para o seu cliente. Esqueça agora mesmo essa ideia. Na verdade, devemos encarar todo esse processo como um ciclo.
Após a entrega do produto, precisamos manter um relacionamento sadio e duradouro com esse consumidor para que ele volte a fazer negócio conosco. Isso é fidelização de clientes! Dessa forma, é possível criar um negócio sustentável, com uma base de clientes sólida e engajada. Ainda não está convencido de que este é o caminho para revolucionar a sua empresa? Então continue acompanhando o post de hoje!
Apostar em fidelização é o mesmo que melhorar a qualidade do seu cliente. Quer entender mais? Então vamos lá. Existe uma métrica chamada NPS (Net Promoter Score) que, basicamente, tem o objetivo de medir o nível de satisfação do cliente. A ideia é simples: ele precisa avaliar a empresa com uma nota de 0 a 10.
Todos os que marcarem entre 0 e 6 ficam na zona dos clientes detratores, isto é, são pessoas que não voltariam a fazer negócios com você e, ainda por cima, podem falar mal da sua empresa. Já os que marcam entre 7 e 8 são conhecidos como os clientes neutros. Por fim, temos os que marcam entre 9 a 10, conhecidos como promotores. Além de voltarem a fazer negócios, costumam promover a marca. É esse tipo de cliente que é criado quando se investe em fidelização.
O cliente fidelizado costuma comprar mais, apresenta menos resistência para adquirir novidades e ainda por cima promove a sua empresa. Seria excelente se todo o consumidor fosse assim, não é verdade? Afinal, como fazer para fidelizá-lo? Algumas ações simples já podem gerar um resultado muito positivo para a empresa. Vamos conferir algumas delas?
Aqueles clientes que começam a se tornar fiéis merecem ser tratados de uma forma diferente. Por isso, é muito importante enviar um material segmentado para esse grupo. Um bom exemplo são promoções relâmpago ou cupons de desconto enviados por SMS para esse tipo de cliente.
Outra maneira para fidelizar o cliente é estabelecer diferentes canais de comunicação, afinal, quanto mais presente a sua marca forma na vida do consumidor, mais forte será o relacionamento no longo prazo e, consequentemente, mais cliente serão fidelizados.
Por fim, o cliente promotor deve ser tratado com bastante cuidado, afinal, é ele quem vai representar a sua marca entre os demais consumidores. Por isso, é muito importante realizar um atendimento personalizado, que procure sempre atender as necessidades do cliente e, é claro, busque a melhoria contínua do serviço prestado ou do produto. Esse é um ponto chave na fidelização de clientes.