Fidelização de Clientes: estratégia para o sucesso nas vendas

Realizar uma venda é motivo o suficiente para ficar satisfeito? Vamos pensar um pouco sobre isso.

Não, ao contrário do que alguns gestores pensam, uma venda não termina com a entrega do produto para o seu cliente. Esqueça agora mesmo essa ideia. Na verdade, devemos encarar todo esse processo como um ciclo.

Após a entrega do produto, precisamos manter um relacionamento sadio e duradouro com esse consumidor para que ele volte a fazer negócio conosco. Isso é fidelização de clientes! Dessa forma, é possível criar um negócio sustentável, com uma base de clientes sólida e engajada. Ainda não está convencido de que este é o caminho para revolucionar a sua empresa? Então continue acompanhando o post de hoje!

Conquiste clientes promotores

Apostar em fidelização é o mesmo que melhorar a qualidade do seu cliente. Quer entender mais? Então vamos lá. Existe uma métrica chamada NPS (Net Promoter Score) que, basicamente, tem o objetivo de medir o nível de satisfação do cliente. A ideia é simples: ele precisa avaliar a empresa com uma nota de 0 a 10.

Todos os que marcarem entre 0 e 6 ficam na zona dos clientes detratores, isto é, são pessoas que não voltariam a fazer negócios com você e, ainda por cima, podem falar mal da sua empresa. Já os que marcam entre 7 e 8 são conhecidos como os clientes neutros. Por fim, temos os que marcam entre 9 a 10, conhecidos como promotores. Além de voltarem a fazer negócios, costumam promover a marca. É esse tipo de cliente que é criado quando se investe em fidelização.

banner-sms-atrair-fidelizar-clientes

Afinal, como fidelizar o cliente?

O cliente fidelizado costuma comprar mais, apresenta menos resistência para adquirir novidades e ainda por cima promove a sua empresa. Seria excelente se todo o consumidor fosse assim, não é verdade? Afinal, como fazer para fidelizá-lo? Algumas ações simples já podem gerar um resultado muito positivo para a empresa. Vamos conferir algumas delas?

Envie um material segmentado

Aqueles clientes que começam a se tornar fiéis merecem ser tratados de uma forma diferente. Por isso, é muito importante enviar um material segmentado para esse grupo. Um bom exemplo são promoções relâmpago ou cupons de desconto enviados por SMS para esse tipo de cliente.

Diversifique a comunicação

Outra maneira para fidelizar o cliente é estabelecer diferentes canais de comunicação, afinal, quanto mais presente a sua marca forma na vida do consumidor, mais forte será o relacionamento no longo prazo e, consequentemente, mais cliente serão fidelizados.

Realize um atendimento personalizado

Por fim, o cliente promotor deve ser tratado com bastante cuidado, afinal, é ele quem vai representar a sua marca entre os demais consumidores. Por isso, é muito importante realizar um atendimento personalizado, que procure sempre atender as necessidades do cliente e, é claro, busque a melhoria contínua do serviço prestado ou do produto. Esse é um ponto chave na fidelização de clientes.

Gostou do nosso post sobre fidelização de clientes? Então que tal conferir o nosso material para transformar um cliente insatisfeito em um verdadeiro fã da empresa? Baixe agora o E-book Como Usar o SMS para Atrair e Fidelizar Clientes.

Escrito por

Zenvia