Facebook vs Instagram: qual é o melhor para sua estratégia de marketing?

“Eu deveria usar o Instagram para vender produtos ou apenas anunciar no Facebook?” A resposta é: depende. Leia o artigo para descobrir o porquê.

“Eu deveria usar o Instagram para vender meus produtos ou deveria apenas anunciar no Facebook?” é uma pergunta que empresários e empreendedores se fazem com muita frequência. Neste artigo você encontrará a resposta.

FACEBOOK VS INSTAGRAM MARKETING

Existem muitas variáveis que podem influenciar a escolha do canal certo para promover produtos ou serviços de uma empresa. Os custos, o público que você deseja alcançar, os formatos em que você pode publicar conteúdo, entre outros.

Vamos ver quais são as principais características de cada canal para determinar a que se adapta às necessidades do seu negócio.

Por que fazer marketing no Facebook?

Em números, o Facebook é uma das redes sociais com os usuários mais ativos do mundo, com mais de 2 bilhões, dos quais 96% costumam acessar a partir de seu dispositivo móvel.

Características destacadas do Facebook:

  • Serve para segmentar e realizar testes A/B.
  • Ele tem melhor desempenho para anunciar.
  • Ele se adapta às empresas que estão apenas começando.
  • Imagens e vídeos não são tão importantes nesta plataforma.

Nesse sentido, o Facebook é uma plataforma ideal para começar a saber que tipo de público pode estar interessado no seu produto. A mesma rede social fornece ferramentas para testes de segmentação e testes A/B, que podem ser muito valiosos para apenas iniciar negócios.

Se o que você vende não for tão predominantemente visual, postar conteúdo valioso dentro do Facebook será a melhor opção. Você pode aproveitar a formatação de texto para dizer mais sobre o que você oferece.

Ainda assim, se você quiser anunciar no Instagram, você precisará necessariamente ter uma página do seu negócio no Facebook e ter sua conta do Facebook Business ativa. Então, em algum momento, torna-se obrigatório ter uma presença nesta rede.

Por que fazer marketing no Instagram?

Por sua vez, o Instagram tem pelo menos metade dos usuários ativos que o Facebook. Desses bilhões de usuários, 68% usam a plataforma diariamente.

Características destacadas do Instagram:

  • A maioria dos usuários são millennials e Gen-Z.
  • Maior engajamento do que o conteúdo postado no Facebook.
  • Permite gerar uma comunidade fiel à marca.
  • Adequado para implantar estratégias de branding.
  • Imagens e vídeos são mais relevantes nesta plataforma.

O que isso significa?

Ao contrário do Facebook, o público no Instagram é composto principalmente por millennials e gen-Z, o que significa que o segmento da população que o usa tende a ser mais jovem. Isso de alguma forma determina quais produtos podem ou não ser promovidos nesta plataforma.

Em média, o conteúdo gerado no Instagram tende a ter uma porcentagem de engajamento maior do que o conteúdo postado no Facebook. Ou seja, o Instagram oferece uma oportunidade maior de gerar uma base de consumidores leais à marca e, portanto, é uma plataforma que permite desenvolver estratégias de branding para o seu negócio.

Por outro lado, os formatos de vídeo estão começando a ganhar cada vez mais relevância. Nesse sentido, o Instagram permite que você aproveite vários formatos de vídeo (IGTVs se você estiver procurando colocar vídeos de longa duração ou Reels se você estiver procurando gerar conteúdo curto e divertido), conforme exigido pela sua estratégia de marketing.

Facebook vs. Instagram: qual escolher?

FACEBOOK VS INSTAGRAM MARKETING (1)

Devido às qualidades particulares de cada rede, o Instagram é apresentado como um canal melhor para realizar ações de marketing que instigam os usuários a interagir diretamente com a conta.

Ao mesmo tempo, também permite que ações de marketing de influenciadores sejam realizadas entre um público jovem que busca se diferenciar ou se identificar através de seu consumo.

O Facebook, por outro lado, é muito mais eficaz entre um público maior, e onde a publicidade paga ainda é bastante eficaz. Ele também permite compartilhar conteúdo de outras contas e permite um melhor acesso a sites externos (já que você pode inserir links em postagens).

Independentemente das características particulares de cada rede social, hoje em dia é importante manter uma presença ativa nos canais onde os usuários estão localizados.

Embora pareça complicado manter a comunicação em várias plataformas simultaneamente, existem ferramentas que permitem centralizar informações e contatos e interagir de um só lugar.

Por que você deve incorporar Sirena em sua estratégia de Marketing?

A Sirena permite que você interaja com os canais de seus clientes a partir da mesma plataforma, de forma ordenada, eficiente e dinâmica. Seus agentes de atendimento ao cliente podem receber mensagens do Instagram, Facebook e WhatsApp, entre outros.

Caixa de Entrada compartilhada

É assim que todos os agentes de suporte ou de vendas podem receber mensagens de diferentes redes sociais em um só lugar. É uma maneira eficiente de todas as pessoas saberem quantas mensagens entraram e permanecem sem resposta, quão bem como aqueles que responderam às consultas e a quem foram encaminhados.

Sirena Bots 

Os agentes de atendimento ao cliente nem sempre poderão fazer todas as consultas que inserirem, o que não significa que permaneçam sem resposta. Uma consulta sem resposta é uma oportunidade de negócios perdida.

Os bots Sirena estarão prontos para tirar todas as consultas que entram e também aliviarão a carga sobre as equipes de cuidado, respondendo perguntas básicas ou repetitivas.

Isso tornará os processos de comunicação da sua empresa muito mais rápidos e eficientes, permitindo que suas equipes se concentrem em responder a consultas mais complexas.

cta_blog_pt (1)

Carterização dos clientes

As interações anteriores dos clientes com bots ou agentes de suporte, permitirão a qualificação de potenciais leads, aqueles que já estão prontos para fechar um negócio ou que precisam de atenção especializada para resolver suas necessidades.

Nesse sentido, o batedor de carteiras de clientes permite que certos clientes sejam atendidos em uma bandeja fechada (ou seja, apenas a pessoa que está conversando com esse cliente pode ver a conversa).

Assim, um agente poderá acompanhar seus clientes, ao contrário das consultas que chegam na bandeja compartilhada, onde qualquer agente pode pegar e responder a essas conversas.

Relatórios automáticos

O que não pode ser medido não pode ser melhorado. Por essa razão, a Sirena fornece relatórios instantâneos em seu painel geral para que você possa observar o desempenho de suas equipes. Quanto tempo levam para responder, quanto tempo as conversas duram em média e o nível de resolução que essas interações geram.

Comece a melhorar sua estratégia de marketing hoje, entrando na demonstração gratuita da Sirena!

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.