Experiência do cliente: conheça os benefícios de investir

Conheça principais benefícios de investir na experiência do cliente para o seu negócio e ganhe vantagem competitiva nas suas ações.

Toda empresa que busca ter sucesso sabe da importância de uma boa experiência do seu cliente em todos os pontos de contato. Tratar bem o consumidor traz inúmeros benefícios, como aumento da fidelidade e vendas e, consequentemente, maior lucratividade.

Um dos pontos centrais para a criação de uma boa experiência do cliente (customer experience) é o atendimento ao cliente. Quando conseguem ser atendidos com rapidez e eficiência, a tendência é que se sintam valorizados e compreendidos, o que os leva a confiar na empresa e a recomendá-la para outras pessoas.

Segundo dados da pesquisa anual realizada pela Salesforce, State of the Connected Customer, 95% dos brasileiros consideram a qualidade da experiência proporcionada por uma marca tão crucial quanto a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, um aumento de 3% em relação à edição anterior do relatório.

Esses dados mostram que nutrir uma boa relação com seu consumidor por meio de jornadas eficientes não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para as empresas que desejam se destacar em seus mercados. Negócios que investem em oferecer uma experiência excepcional podem se beneficiar de forma significativa.

Mas quais são os benefícios que uma empresa pode perceber ao investir em uma melhora em sua estrutura de Customer Experience (CX)? 

Benefícios de investir na experiência do cliente

Investir na experiência do cliente pode trazer diversos benefícios para as empresas. Destacamos os principais:

Fidelização

Quando consumidores se encantam com a jornada de compra ou atendimento, a chance de retornarem no futuro é consideravelmente maior. 

Mais do que apenas oferecer um bom serviço ou produto, é essencial que todas as etapas de contato dessa pessoa com o negócio sejam agradáveis e eficientes. Isso resultará também em uma maior chance de recomendação para amigos e familiares.

Aumento da satisfação

Oferecer uma experiência excepcional pode aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, sua lealdade à marca. Consumidores satisfeitos são menos propensos a abandonar em momentos de crise e mais dispostos a dar feedbacks construtivos nas pesquisas. 

Diferencial competitivo

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir na experiência do cliente pode ser um diferencial importante para destacar-se da concorrência. Uma experiência do cliente positiva pode ser um fator decisivo na escolha do cliente entre uma empresa e outra.

Por outro lado, uma experiência de qualidade ruim pode ter um impacto negativo na reputação da empresa e, consequentemente, afetar a imagem da marca e suas vendas. 

Quer um exemplo? Imagine que duas empresas oferecem o mesmo produto com valores semelhantes, mas uma delas tem centenas de reclamações sobre seu atendimento no Google Negócios e outra, apenas elogios. Qual você imagina que está mais propensa para ser escolhida? Na hora da decisão, oferecer essa boa experiência pode fazer toda a diferença!

Aumento da receita 

Como mencionamos nos pontos anteriores, clientes satisfeitos com a experiência que tiveram com uma empresa tendem a ter uma relação mais próxima e confiável com a marca, gerando uma maior predisposição em fazer novas compras.

Além disso, os consumidores satisfeitos são mais propensos a optar por produtos e serviços de maior valor agregado. A longo prazo, isso resulta em um considerável aumento na receita desses negócios. 

Redução de custos

Clientes satisfeitos tendem a ter menos problemas e reclamações, o que pode reduzir os custos de suporte ao cliente. Além disso, são menos propensos a retornar produtos ou a cancelar serviços, o que pode reduzir os custos de logística e atendimento ao cliente.

A virada de chave na experiência do cliente com a Zenvia

Uma das melhores maneiras de organizar e centralizar a estrutura de experiência do cliente é por meio de uma plataforma como a Zenvia. 

Em um cenário cada vez mais competitivo, seu cliente não vai mais se contentar com pouco. Isso quer dizer eliminar os pontos de fricção como um atendimento demorado ou uma jornada de compra confusa. Afinal, como explicamos neste artigo, uma experiência negativa pode significar o fim da relação daquela pessoa com a sua marca.

Construa um novo mundo de experiências para o seu cliente e ative o Modo Zenvia. Conheça mais aqui

Escrito por

Luan Fazio