Excelência no atendimento: 8 dicas para atrair e encantar clientes

Veja como fazer, aplicar e ter excelência no atendimento. Aproveite e confira 8 dicas extras para melhorar o relacionamento com os seus clientes!

Alcançar excelência no atendimento é altamente benéfico e pode corresponder a um novo marco para o crescimento da sua empresa

O cliente é a essência de todo o negócio. Sem a decisão final para comprar um produto ou serviço, qualquer empresa estaria fadada ao desaparecimento. 

Principalmente nos tempos atuais, em que o consumidor assumiu um papel importante na decisão de compra e um poder de influência muito maior sobre as marcas, oferecer a melhor experiência ao cliente é essencial. 

Pensando nisso, é necessário pensar constantemente em novas maneiras de atender o cliente com mais eficácia e aproximação, para alcançar a verdadeira excelência no atendimento. 

Por isso, neste post, você aprenderá a otimizar todo o processo de atendimento da sua empresa. 

Confira algumas dicas importantes que você pode aplicar para ter excelência no atendimento ao cliente.

Importância e benefícios em ter excelência no atendimento ao cliente

Antes de tudo, entenda melhor quais são as vantagens que sua empresa pode ter se alcançar excelência no atendimento. 

  • Fidelização do cliente: a fidelização de clientes é uma das grandes vantagens que um atendimento excelente pode trazer. Se o cliente tem uma boa experiência no contato com sua empresa, é provável que associe sua marca a sensações positivas e tenha um relacionamento mais profundo com a mesma.
  • Aumento da conversão: clientes bem atendidos são bem mais propensos a fechar um negócio. Isso ocorre pois sua confiança na marca é maior e eles sabem que, no caso da ocorrência de complicações, seus problemas serão resolvidos com mais agilidade e rapidez, portanto, um atendimento excelente pode aumentar as conversões de seu negócio e, consequentemente, sua receita.
  • Defensores da marca: outro aspecto positivo que a excelência no atendimento proporciona é a possibilidade de criar defensores da marca. 

Mas o que são defensores da marca?

Os defensores da marca são clientes que foram encantados pela experiência que tiveram com sua marca e compartilham ela em seu meio social, para que outros também possam experienciar. 

Não só isso, eles defendem a marca com argumentos, fazendo um marketing boca a boca de maneira natural que a própria empresa não conseguiria fazer diretamente.

Agora que você sabe as vantagens da excelência no atendimento, confira algumas dicas para alcançar a excelência!

8 dicas práticas para obter excelência no atendimento

Estas dicas  são muito importantes para melhorar a qualidade do atendimento de qualquer empresa. 

Se aplicadas da maneira correta, elas podem trazer resultados promissores para seu negócio como um todo. 

Mas vale a pena ressaltar que não bastam as dicas. 

Para ter excelência no atendimento, você deve estar sempre atento às mudanças no comportamento dos consumidores e procurar inovar o modo como você faz o atendimento. 

Além disso, adeque as dicas ao perfil de seu cliente e seus objetivos. 

Dessa maneira, é possível oferecer o melhor para os clientes. Veja as dicas abaixo:

Lembre da experiência omnichannel

Omnichannel é um termo reconhecido no mercado que se refere à integração entre os diversos canais de contato com o cliente, sejam eles online ou offline. 

Fazer uma estratégia omnichannel significa ter uma identidade bem definida para todos os canais, que transmitem a mensagem que sua empresa quer deixar aos seus clientes da mesma maneira. 

Lembre-se que a empresa é uma só e as estratégias de comunicação com os clientes devem ser integradas, para que o processo seja mais eficiente e organizado.

Para facilitar esse processo, experimente integrar os seus canais de comunicação por meio de uma plataforma de atendimento multicanal. Assim, você pode gerenciar todas as suas interações em um só lugar.

Importante: Vale ressaltar também que cada canal tem suas especificações e perfis de usuários, portanto, exige abordagens diferentes. O que a experiência omnichannel traz é a convergência dos diferentes tipos de abordagem, que colaboram para um mesmo objetivo e para transmitir a mesma imagem da marca. 

Crie empatia

Criar empatia com o cliente é essencial para a definição das propostas mais adequadas e eficientes. 

A empatia não é apenas entender, mas colocar-se no lugar do outro. Dessa forma, é possível entender verdadeiramente pelo que a pessoa do outro lado está passando.

Para criar empatia, é preciso ter extrema atenção aos detalhes, para facilitar a compreensão da reclamação ou dúvida e apresentar a resposta mais adequada possível. 

Estabeleça uma conexão e identificação com o cliente

Para estabelecer uma conexão com o cliente e fazê-lo se identificar com sua empresa, além da empatia, é preciso conhecer mais a fundo qual o perfil de seu consumidor, para que, dessa forma, você utilize a linguagem adequada para ele, com uma abordagem mais eficiente. 

Ao perceber que você utiliza os mesmos termos e possui conceitos similares a ele, o cliente tende a sentir-se mais confortável com o atendimento e a confiança em você aumenta. 

Tenha processos rápidos

Um dos grandes fatores para que se atinja excelência no atendimento é a rapidez do mesmo. 

Os consumidores exigem cada vez mais processos mais rápidos para não desperdiçar seu tempo, afinal, o tempo é muito precioso para as pessoas. 

Isso implica que, se um atendimento demorar muito para chegar ao ponto principal da comunicação, o cliente pode ficar insatisfeito. 

Por isso, lembre-se de ir direto ao ponto e procurar estar sempre à disposição para auxiliar o cliente.

Tenha processos padronizados

Algo que ajuda a ter um atendimento mais rápido e eficiente é desenvolver alguns processos padronizados, para atender às principais demandas dos clientes com maior eficácia. 

Mensagens automáticas para determinadas perguntas recorrentes podem ser uma boa opção e possibilitam a economia de recursos e pessoal para o atendimento. 

Mas lembre-se de adequar as mensagem para seu público e não deixá-las muito robotizadas — isso pode prejudicar a experiência do cliente.

Faça um atendimento personalizado

A personalização do atendimento é de extrema eficácia para o cliente. Isso faz com que o consumidor sinta-se especial e bem atendido.

Para fazer um atendimento personalizado, basta entender as dores do cliente e fazer o seu máximo para ajudá-lo, dando total atenção até que seu problema seja resolvido. 

Faça análises de performance do atendimento

Esta parte também é muito importante, porém muitos se esquecem. 

As pesquisas de satisfação do cliente são ótimas para mensurar os resultados de seu atendimento e quais pontos podem ser melhorados. 

Ouvir o que o cliente tem a dizer sobre você é muito vantajoso e pode trazer vários insights para oferecer um excelente atendimento. 

Não sabe como fazer a pesquisa de satisfação?

Não se preocupe. Na Zenvia, há soluções para pesquisas de satisfação completas e eficientes que você pode aplicar!

Explore o poder da tecnologia

Os consumidores não estão presentes apenas nos meios físicos, mas nos digitais também. É importante estar presente nesses meios e, para isso, inovações tecnológicas são essenciais. 

Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento muito eficaz e rápido que utilize os dados tecnológicos de forma inteligente para, enfim, alcançar a excelência do atendimento

Na Zenvia, também há um sistema de atendimento online completo muito eficiente e que traz ótimos resultados!

Se quiser saber mais e se aprofundar no assunto, confira o post sobre atendimento online.

Escrito por

Zenvia