Excelência no atendimento: 8 dicas para atrair e encantar clientes

Veja como fazer, aplicar e ter excelência no atendimento. Aproveite e confira 8 dicas extras para melhorar o relacionamento com os seus clientes!

Alcançar excelência no atendimento é altamente benéfico e pode corresponder a um novo marco para o crescimento da sua empresa

O cliente é a essência de todo o negócio. Sem a decisão final para comprar um produto ou serviço, qualquer empresa estaria fadada ao desaparecimento. 

Principalmente nos tempos atuais, em que o consumidor assumiu um papel importante na decisão de compra e um poder de influência muito maior sobre as marcas, oferecer a melhor experiência ao cliente é essencial. 

Pensando nisso, é necessário pensar constantemente em novas maneiras de atender o cliente com mais eficácia e aproximação, para alcançar a verdadeira excelência no atendimento. 

Por isso, neste post, você aprenderá a otimizar todo o processo de atendimento da sua empresa. 

Confira algumas dicas importantes que você pode aplicar para ter excelência no atendimento ao cliente.

Importância e benefícios em ter excelência no atendimento ao cliente

Antes de tudo, entenda melhor quais são as vantagens que sua empresa pode ter se alcançar excelência no atendimento. 

  • Fidelização do cliente: a fidelização de clientes é uma das grandes vantagens que um atendimento excelente pode trazer. Se o cliente tem uma boa experiência no contato com sua empresa, é provável que associe sua marca a sensações positivas e tenha um relacionamento mais profundo com a mesma.
  • Aumento da conversão: clientes bem atendidos são bem mais propensos a fechar um negócio. Isso ocorre pois sua confiança na marca é maior e eles sabem que, no caso da ocorrência de complicações, seus problemas serão resolvidos com mais agilidade e rapidez, portanto, um atendimento excelente pode aumentar as conversões de seu negócio e, consequentemente, sua receita.
  • Defensores da marca: outro aspecto positivo que a excelência no atendimento proporciona é a possibilidade de criar defensores da marca. 

Mas o que são defensores da marca?

Os defensores da marca são clientes que foram encantados pela experiência que tiveram com sua marca e compartilham ela em seu meio social, para que outros também possam experienciar. 

Não só isso, eles defendem a marca com argumentos, fazendo um marketing boca a boca de maneira natural que a própria empresa não conseguiria fazer diretamente.

Agora que você sabe as vantagens da excelência no atendimento, confira algumas dicas para alcançar a excelência!

8 dicas práticas para obter excelência no atendimento

Estas dicas  são muito importantes para melhorar a qualidade do atendimento de qualquer empresa. 

Se aplicadas da maneira correta, elas podem trazer resultados promissores para seu negócio como um todo. 

Mas vale a pena ressaltar que não bastam as dicas. 

Para ter excelência no atendimento, você deve estar sempre atento às mudanças no comportamento dos consumidores e procurar inovar o modo como você faz o atendimento. 

Além disso, adeque as dicas ao perfil de seu cliente e seus objetivos. 

Dessa maneira, é possível oferecer o melhor para os clientes. Veja as dicas abaixo:

Lembre da experiência omnichannel

Omnichannel é um termo reconhecido no mercado que se refere à integração entre os diversos canais de contato com o cliente, sejam eles online ou offline. 

Fazer uma estratégia omnichannel significa ter uma identidade bem definida para todos os canais, que transmitem a mensagem que sua empresa quer deixar aos seus clientes da mesma maneira. 

Lembre-se que a empresa é uma só e as estratégias de comunicação com os clientes devem ser integradas, para que o processo seja mais eficiente e organizado.

Importante: Vale ressaltar também que cada canal tem suas especificações e perfis de usuários, portanto, exige abordagens diferentes. 

O que a experiência omnichannel traz é a convergência dos diferentes tipos de abordagem, que colaboram para um mesmo objetivo e para transmitir a mesma imagem da marca. 

Crie empatia

Criar empatia com o cliente é essencial para a definição das propostas mais adequadas e eficientes. 

A empatia não é apenas entender, mas colocar-se no lugar do outro. Dessa forma, é possível entender verdadeiramente pelo que a pessoa do outro lado está passando.

Para criar empatia, é preciso ter extrema atenção aos detalhes, para facilitar a compreensão da reclamação ou dúvida e apresentar a resposta mais adequada possível. 

Estabeleça uma conexão e identificação com o cliente

Para estabelecer uma conexão com o cliente e fazê-lo se identificar com sua empresa, além da empatia, é preciso conhecer mais a fundo qual o perfil de seu consumidor, para que, dessa forma, você utilize a linguagem adequada para ele, com uma abordagem mais eficiente. 

Ao perceber que você utiliza os mesmos termos e possui conceitos similares a ele, o cliente tende a sentir-se mais confortável com o atendimento e a confiança em você aumenta. 

Tenha processos rápidos

Um dos grandes fatores para que se atinja excelência no atendimento é a rapidez do mesmo. 

Os consumidores exigem cada vez mais processos mais rápidos para não desperdiçar seu tempo, afinal, o tempo é muito precioso para as pessoas. 

Isso implica que, se um atendimento demorar muito para chegar ao ponto principal da comunicação, o cliente pode ficar insatisfeito. 

Por isso, lembre-se de ir direto ao ponto e procurar estar sempre à disposição para auxiliar o cliente.

Tenha processos padronizados

Algo que ajuda a ter um atendimento mais rápido e eficiente é desenvolver alguns processos padronizados, para atender às principais demandas dos clientes com maior eficácia. 

Mensagens automáticas para determinadas perguntas recorrentes podem ser uma boa opção e possibilitam a economia de recursos e pessoal para o atendimento. 

Mas lembre-se de adequar as mensagem para seu público e não deixá-las muito robotizadas — isso pode prejudicar a experiência do cliente.

Faça um atendimento personalizado

A personalização do atendimento é de extrema eficácia para o cliente. Isso faz com que o consumidor sinta-se especial e bem atendido.

Para fazer um atendimento personalizado, basta entender as dores do cliente e fazer o seu máximo para ajudá-lo, dando total atenção até que seu problema seja resolvido. 

Faça análises de performance do atendimento

Esta parte também é muito importante, porém muitos se esquecem. 

As pesquisas de satisfação do cliente são ótimas para mensurar os resultados de seu atendimento e quais pontos podem ser melhorados. 

Ouvir o que o cliente tem a dizer sobre você é muito vantajoso e pode trazer vários insights para oferecer um excelente atendimento. 

Não sabe como fazer a pesquisa de satisfação?

Não se preocupe. Na Zenvia, há soluções para pesquisas de satisfação completas e eficientes que você pode aplicar!

Explore o poder da tecnologia

Os consumidores não estão presentes apenas nos meios físicos, mas nos digitais também. É importante estar presente nesses meios e, para isso, inovações tecnológicas são essenciais. 

Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento muito eficaz e rápido que utilize os dados tecnológicos de forma inteligente para, enfim, alcançar a excelência do atendimento

Na Zenvia, também há um sistema de atendimento online completo muito eficiente e que traz ótimos resultados!

Se quiser saber mais e se aprofundar no assunto, confira o post sobre atendimento online.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.