Estratégias de SMS para cartão private label

As novas tecnologias estão em alta e sendo utilizadas por toda parte. Com tantos meios de interação com o consumidor, é preciso ser cada mais assertivo nas comunicações. Ações de marketing com SMS tem ganhado força, pois varejistas e responsáveis pela gestão dos e-commerce tem percebido as altas taxas de visualização, 98%, o custo reduzido para impactar clientes e as novas funções que agregam valor a esse canal.

Uma das campanhas que pode ser trabalhada de forma completa por SMS é a de divulgação, nutrição de informações e incentivo de uso do cartão private label.

Esse tipo de cartão nada mais é do que aqueles que você oferece ao cliente e que funciona apenas para compras no seu varejo ou e-commerce e em locais e sites parceiros, se for o caso. A facilidade é que o cliente não precisa abrir conta no banco para obter o cartão. Pelo contrário, toda a negociação e informações relacionadas ao uso do cartão private label podem ser feitas diretamente com você.

Você é um empreendedor no ramo do varejo ou do e-commerce e utiliza cartão private label como estratégia de fidelização de clientes? Já pensou em utilizar o SMS como estratégia para vender mais? Pois é sobre essa relação de sucesso entre SMS e cartão private label que vamos falar nesses post. Fique por dentro de todas as nossas dicas e possibilidades para o seu negócio!

Por que o SMS é a melhor escolha?

E-mail, mala direta, cartas, sistema de unidade de resposta auditiva (URA), redes sociais… São várias as possibilidades de meios de comunicação que você pode utilizar para conversar com seus clientes. Mas, então, por que você deveria optar pelo SMS?

Antes de responder essa pergunta, precisamos lembrar que empresas que trabalham o cartão private label muitas vezes precisam enviar comunicados de cobranças. Este é um ponto importante, pois a regulamentação proíbe expor o devedor ao constrangimento. Então, no Facebook, o contato funciona melhor por mensagens privadas. Só que quando recebemos mensagens de quem não somos amigos no Facebook, elas costumam ficar escondidas e não geram uma notificação.

Já o WhatsApp ainda não foi homologado pelos órgãos regulamentadores para ser usado por empresas para se comunicar com seus clientes. Além disso, o aplicativo ainda não liberou a API (instruções e padrões de programação de acesso a um software ou aplicativo) de integração para ser usado por robôs para o trabalho de envio em massa.

Agora pense no SMS e confira os principais motivos para essa escolha:

    • Sai mais barato do que uma ligação telefônica e não é necessário ter acesso à internet para recebê-lo;
  • Todo celular, do mais antigo ao mais moderno, é habilitado a enviar e receber mensagens e a maior parte da população possui um aparelho;
  • Alcança grande número de pessoas ao mesmo tempo, uma vez que é possível enviar uma mesma mensagem a diferentes números de telefone;
  • É possível estabelecer um contato mais pessoal, enviando informações que dizem respeito apenas ao destinatário da mensagem;
  • O SMS é mais objetivo e o cliente já fica logo sabendo do que se trata a mensagem;
  • Possui uma comprovada alta taxa de leitura (98% dos contatos que recebem a mensagem a visualizam);
  • É visto quase que instantaneamente depois de enviado. De acordo com o Modern Marketing Essentials — Mobile Marketing Guide, um SMS é lido em 90 segundos;
  • É mais cômodo, uma vez que o cliente pode ler a mensagem quando quiser;
  • As mensagens podem ser programadas para envio automático pelo sistema;

crie as melhores campanhas de marketing com sms

SMS para a venda de serviços relacionados ao cartão

Uma das muitas possibilidades de uso do SMS é para a venda de serviços relacionados ao cartão. Em vez de entrar em contato com o cliente por telefone, você pode optar por enviar um SMS. Dessa forma, ele poderá ler a mensagem no momento em que achar melhor, em que estiver mais tranquilo.

Por meio do envio de mensagens de texto por celular, você pode informar o cliente sobre serviços, como o aumento do limite de crédito, opções de negociação para pagamentos em atraso e acima do limite do cartão, incentivo de usos do cartão, ofertas e descontos exclusivos, participação em eventos especiais para este público, divulgação de lançamentos, além de serviços relacionados à fatura do cartão. É possível também divulgar programas de fidelidade, como o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, brindes ou descontos.

SMS para desbloqueio do cartão private label

Quando um cliente bloqueia o cartão por engano, já fica logo desanimado com a trabalheira que dá para desbloquear. Afinal de contas, já pensa nos telefonemas intermináveis que terá que fazer para conseguir o desbloqueio.

Agora, imagine se você oferecer esse serviço via SMS? Oferecer uma boa experiência de consumo do seu serviço, além de facilitar e dar uma boa solução para o problema do seu cliente, é uma boa maneira de conquistar o seu cliente e torná-lo um defensor da sua marca. Sem contar que cliente com cartão bloqueado não faz compras, não é mesmo? Então, agilizando o desbloqueio do cartão, você favorece também suas vendas.

SMS para informações sobre saldo, limites e faturas

Foi-se o tempo em que a principal forma de conferir o extrato de um cartão era em papel, geralmente, uma carta recebida pelos correios. É claro que essa opção ainda existe, mas não precisa nem falar o tanto que isso não é prático, não é mesmo? Afinal de contas, por essa forma de comunicação, era possível conferir o extrato apenas uma vez por mês. Além dos gastos com o envio e impressão.

Mas, por meio das mensagens via SMS, você pode informar ao seu cliente sobre saldos, limites e faturas do cartão private label. Nesse caso, as informações podem ser enviadas a cada transação para a conferência do cliente e para que ele fique por dentro da situação do cartão que possui.

Você também pode perguntar ao cliente que tipo de informação ele deseja receber e quando ele gostaria de recebê-la. Isso pode ser feito no momento do cadastro dele ou posteriormente por SMS mesmo. Ele pode, por exemplo, querer ser avisado somente no caso de atingir determinado valor de gastos ou receber informações sobre o saldo apenas 2 vezes por mês, ou ainda uma vez por semana.

Como já falamos, o importante é respeitar a vontade do cliente e fazer com que ele se sinta bem atendido.

SMS para confirmar transações e evitar fraudes

Infelizmente, os casos de fraude, como clonagem de cartões de crédito, não são raros no Brasil. E uma medida simples que tem sido bastante eficiente na hora de evitar que esses golpes sejam recorrentes é o uso de SMS. Sim, o simples envio de uma mensagem pode evitar que uma tentativa de fraude se concretize!

Cartões private label não são tão clonados como os cartões de crédito bancários. Mas, ainda assim, as fraudes existem. E você pode evitar que isso aconteça com seus clientes enviando SMS para confirmar compras e transações.

É possível, por exemplo, que você estabeleça, junto com o cliente, um valor limite para compras sem confirmação e, quando a compra ultrapassar esse limite, você envia um SMS solicitando a confirmação por parte do cliente. Caso ele não tenha realizado o gasto, você pode imediatamente parar a transação e bloquear o cartão.

Ao utilizar SMS para confirmar transações, além de você evitar a dor de cabeça de resolver e arcar com os prejuízos de uma fraude, seus clientes também passarão a sentir mais confiança em realizar compras no seu varejo ou e-commerce. Até porque demora muito para um cliente conferir o extrato e identificar uma fraude. Dependendo da demora, não dá mais tempo de resolver ou mesmo evitar que a tentativa de fraude seja concretizada.

SMS promocional e de relacionamento com o cliente

Utilizar SMS para ter um contato mais próximo e personalizado com o cliente também pode ser uma ótima ideia para alavancar as vendas. O chamado SMS promocional ou SMS marketing pode ser uma estratégia e tanto para isso!

Você pode, por exemplo, enviar ofertas exclusivas para aqueles clientes mais frequentes, deixando claro que, se eles estão recebendo a mensagem, é porque são especiais. Um ponto central no relacionamento com o cliente é mostrar os benefícios que ele tem ao escolher comprar com você. Então, lembre-se sempre de disponibilizar cupons de desconto, ofertas exclusivas e a participação em eventos restritos. O que vale é a criatividade na hora de prender a atenção do cliente! Para isso, é preciso conhecer bem sua clientela.

O SMS também pode interagir com outras mídias do seu varejo ou e-commerce. Uma possibilidade é você enviar mensagens com links para site, blog ou redes socias, por exemplo, convidando a pessoa a acessá-los e a conferir uma promoção ou um novo lançamento.

SMS para atendimento ao cliente (SAC)

Os serviços de atendimento ao cliente costumam desanimar qualquer pessoa. Afinal, não é tão difícil os atendentes irem transferindo de ramal para ramal e o cliente ficar horas na linha esperando um atendimento de qualidade. E, mais uma vez, o uso de SMS pode evitar esses transtornos.

O SMS permite uma comunicação em tempo real e um contato mais direto com o cliente. Afinal, eles não precisam aguardar ao telefone nem entrar no site e iniciar um chat ou checar e-mails, por exemplo. Além disso, o SMS é um meio de comunicação pouco intrusivo, uma vez que o cliente não precisa interromper o que está fazendo para ler a mensagem, o que aconteceria no caso de uma ligação, por exemplo.

E não custa nada reforçar: o envio de SMS dá uma sensação de proximidade e exclusividade. O celular é um aparelho de uso pessoal e sempre presente ao lado das pessoas. Enviar mensagens cria uma sensação de pessoalidade e cuidado, o que agrada muito os clientes.

SMS para cobrança

As cobranças podem ser realizadas de diferentes maneiras. Por chamadas telefônicas, correspondências, e-mail, entre outros canais. Mas o uso de SMS para essa finalidade tem crescido cada vez mais. Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) mostrou que, só em 2013, empresas associadas ao Instituto enviaram cerca de 16 milhões de mensagens de texto somente com a finalidade de cobrança. Enquanto em 2011 foram apenas 6,5 milhões de SMS.

E esse crescimento do envio de SMS para cobrança não é só pelo custo mais baixo do que um telefone ou uma impressão de cartas, mas também por ser um tipo de comunicação mais amigável. Cobrar e ser cobrado é sempre algo constrangedor e o envio de SMS pode amenizar um pouco essa sensação de desconforto das 2 partes — da que cobra e da que é cobrada. A mensagem pode se transformar e um lembrete para o pagamento e não um cobrança da dívida em si, se tornando mais suave.

Mas fique atento! Principalmente se tratando de cobranças, é importante ter certeza de que você está enviando o recado para a pessoa correta. Uma maneira eficiente de fazer isso é enviando uma mensagem, sem a cobrança, apenas para confirmar se o número continua sendo o do cliente devedor. E, somente após a confirmação, enviar as informações referentes à cobrança.

Outro cuidado importante é com o tom da mensagem. Não é recomendável de jeito nenhum o uso de tons mais fortes de cobrança. Como sempre, o sensato é ser respeitoso, com uma mensagem apenas como forma de lembrete do pagamento não uma cobrança direta.

Usos estratégicos do SMS no varejo e e-commerce: como e quando usá-lo?

Agora vamos falar um pouquinho de quando e como você pode utilizar o SMS para otimizar seu trabalho e o seu contato com o cliente.

Então, vamos às outras possibilidades de uso do SMS no seu negócio:

  • Comunicação interna: é uma maneira rápida de estabelecer uma comunicação com a equipe de vendas e demais colaboradores;
  • Monitoramento: pelo SMS você pode monitorar em tempo real as entregas e os repasses de mercadorias, além de todas as outras movimentações que envolvem uma logística;
  • Informar o cliente sobre entrega de produtos: enviar SMS para que o cliente fique informado sobre o status do pedido mostra que você se preocupa com ele e tem o cuidado de mantê-lo por dentro da entrega;
  • Informações sobre programas de fidelidade: caso você tenha um programa de fidelidade, o SMS pode ser uma maneira de informar o cliente quando ele acumula pontos e quando há uma boa opção para que ele troque seus pontos por produtos;
  • Divulgação de produtos e promoções: enviar SMS com lançamento de produtos e promoções pode ser uma boa estratégia para você fidelizar e conseguir novos clientes;
  • Cobrança: para lembrar o cliente do vencimento de um fatura, por exemplo, você pode enviar a ele um SMS com informações, como código de barras e o valor que deve ser pago.

São muitas as vantagens de utilizar SMS no varejo e no e-commerce, mas é preciso tomar alguns cuidados para que o tiro não saia pela culatra. Afinal, você não quer espantar clientes com tantas mensagens indesejadas, não é mesmo? Por isso, o envio das mensagens precisa ser muito bem planejado.

Você precisa ter uma lista que já aceitou/autorizou o recebimento de suas mensagens. Chamamos isso de Opt in, ele pode ser feito por outros meios como emails ou um aceite no formulário na hora do cadastro, ou também por SMS. O sistema da Zenvia faz isso automaticamente por uma funcionalidade chamada de Welcome Message. Outra boa prática no envio de SMS é oferecer ao final das mensagens a opção de cancelamento do recebimento das mesmas, o que é chamado de Opt out. Esta funcionalidade também é automatizada na ferramenta da Zenvia. Assim, você não precisa se preocupar, pois o segredo dessa ação, e na verdade de qualquer ação de comunicação com o cliente, é ter a premissa do respeito.

E aí, já deu para perceber que o uso de SMS é uma ótima estratégia para alavancar suas vendas, não é mesmo? Afinal de contas, esse tipo de comunicação estreita a relação com as pessoas e favorece a fidelização e a conquista de novos clientes.

O cartão private label, mais especificamente, requer uma interação frequente entre você e seu cliente e o envio de mensagens de texto pode facilitar, e muito, essa troca de informações. Saldo, extrato, transações, fatura e programas de fidelização… Tudo isso pode ser resolvido com uma simples troca de mensagens.

Mas não se esqueça de conhecer bem o perfil de seus clientes para não errar nas mensagens. E também mantenha sempre os contatos de clientes atualizados para que o uso de SMS seja o mais eficiente possível para seu negócio.

E aí, pronto para explorar todas as vantagens do uso de SMS para informações relacionadas ao cartão private label? Se você tiver experiências para compartilhar ou alguma dúvida sobre esse tipo de serviço, nosso espaço de comentários é para isso! Estamos prontos para trocar informações com você!

Escrito por

Zenvia