blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

Estratégias de envio de SMS para concessionárias

O SMS é uma importante ferramenta para concessionárias. Essas mensagens automáticas apresentam alta taxa de resposta, tornam a comunicação com o cliente mais efetiva e contribuem para que você economize em diferentes segmentos do negócio: do marketing ao setor de vendas.

Quando o assunto é envio de SMS, muita gente associa a ideia diretamente ao marketing. No entanto, a ferramenta vai muito além da divulgação de promoções para clientes e potenciais consumidores. Com um pouquinho de criatividade e uma boa dose de planejamento é possível utilizá-la para diferentes soluções dentro de uma concessionária.

Seja na hora de notificar os clientes sobre alguma promoção ou novidade — ou até mesmo no final do ano, para lembrá-los de fazer a revisão, por exemplo —, o envio de SMS possui inúmeras vantagens sobre outras ferramentas. Proximidade maior com o cliente, capacidade de segmentação e baixo custo de envio são algumas delas.

Neste artigo especial, você entenderá melhor quais são as vantagens do envio de SMS, como você pode utilizar essa ferramenta em prol de melhores resultados e também terá acesso a uma lista de soluções que você proporcionará ao seu negócio ao adotar a comunicação via SMS.

Vamos lá!

Economize tempo e dinheiro

Uma cena comum no setor comercial das concessionárias é a correria de final de ano para conseguir fazer o máximo de revisões veiculares possível. Com a chegada do verão, os gerentes ativam todos os contatos e alocam uma grande equipe para conseguir trazer mais clientes para a loja.

Agora, imagine se você pudesse automatizar todo esse trabalho. Em apenas alguns minutos, todos os telefones cadastrados em seu sistema receberiam uma mensagem de texto (independentemente de sua conexão com a internet) alertando sobre a importância da revisão.

Por meio de um processo automatizado, é possível criar listas de contatos segmentadas e atacar as diferentes necessidades dos seus consumidores e potenciais consumidores de maneira direta e pessoal, com a certeza de que eles receberão as informações. E isso em questão de minutos!

Além de muito mais efetiva, essa solução ainda libera a sua equipe comercial para atender cada vez melhor os consumidores que entram na concessionária. Melhor para eles, que podem focar no que realmente sabem, e melhor para o gestor, que economiza tempo e dinheiro!

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil encerrou o ano de 2015 com 283,5 milhões de linhas de telefonia móvel. Isso representa nada menos do que 1,38 telefones móveis por habitante. Apenas esse número basta para ilustrar a importância do envio de mensagens de texto.

Uma grande vantagem do SMS é que ele não está atrelado à internet, pois não é preciso muita pesquisa para encontrar a insatisfação das pessoas em relação à internet móvel. Conexão instável, 3G que não funciona e bloqueio do sinal após o fim do pacote são apenas algumas delas.

Taxas de resposta e abertura

Nenhuma campanha de marketing que se preze pode deixar de lado as métricas. Elas são responsáveis por demonstrar se as ações foram bem-sucedidas, embasar futuras decisões estratégicas da diretoria e, principalmente, para calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação.

Quando falamos em envio de SMS, esses números, além de cruciais, ilustram como essa é uma ferramenta eficaz. Enquanto a taxa de abertura em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, gira em torno de 22%, a mesma taxa chega a 98%, em média, no envio de SMS.

Um estudo realizado pela empresa americana Leads360 constatou que, quando uma mensagem SMS possui algum Call-To-Action (chamada para ação), como um número de telefone ou um link, sete vezes mais pessoas interagem com o conteúdo do que em campanhas de e-mail marketing.

No caso de uma concessionária, por exemplo, isso representa sete vezes mais pessoas agendando uma revisão, atendendo a um recall ou participando de alguma pesquisa do que se você fizer a mesma divulgação para a sua lista de e-mails. Um aumento bem considerável, não é?

Outras métricas importantes

Além desses já citados, outros dados são fundamentais para que você determine o sucesso da sua campanha de envios de mensagens SMS. A taxa de saída — opt-out — representa o número de pessoas que receberam sua mensagem mas que optaram por não recebê-las mais.

Isso pode indicar, dentre outros fatores, uma necessidade de segmentar melhor os seus contatos ou de repensar as mensagens enviadas. Vale lembrar que a segmentação é crucial para o sucesso. Você não pode alertar a uma pessoa que acabou de comprar um carro zero sobre a revisão de 10 mil Km, não é mesmo?

A taxa de respostas é outro indicador importante. Saber quantas pessoas responderam à sua campanha e quais são as principais dúvidas delas é fundamental para produzir conteúdos, treinar sua equipe interna e definir os temas de futuras campanhas de SMS.

Vamos supor que você fez uma campanha de envio de SMS alertando uma lista específica de consumidores sobre a importância da revisão total ao final do ano. Se muitos perguntarem sobre a troca de pneus, por exemplo, esse pode ser o tema de uma abordagem futura (ou até mesmo imediata).

Dicas para a comunicação com os clientes

O envio de SMS atende a diversas necessidades do cotidiano de uma concessionária. Ele também serve para locadoras de veículos, mecânicas e revendas de veículos. Para ajudá-lo a entender as inúmeras possibilidades que essa ferramenta apresenta, preparamos uma lista com possibilidades de aplicação em cada um desses negócios.

Confirmação de atendimento e revisões

Vamos supor que muitas pessoas estão agendando atendimentos ou revisões mas não estão comparecendo no dia e hora marcados. Esse imprevisto é capaz de gerar inúmeros prejuízos e contratempos, uma vez que prejudica todo o planejamento das equipes envolvidas.

Nesse caso, é possível programar o sistema para que seja enviado um SMS para o cliente na semana, um dia antes ou até mesmo no dia do agendamento, com os detalhes e um pedido de confirmação. A mensagem pode ser escrita como no exemplo abaixo:

[Concessionaria] Você agendou a revisão do seu veículo p/ amanhã às 8h30. Responda grátis SIM para confirmar ou ligue 9534-2211 p/ remarcar.

Retirada de Veículos

No caso da retirada de veículos é possível avisar ao proprietário que a revisão do carro já foi realizada e que ele já pode passar na loja para buscá-lo. Isso permite que você organize melhor a entrada e a saída de clientes, o espaço interno do seu negócio e, principalmente, a agenda da sua equipe de revisão.

Nesse caso a mensagem de texto poderia ser algo como:

[Concessionaria] Olá, Roberto! A revisão do seu veículo foi concluída e você já pode vir buscá-lo! Atenciosamente.

Outra possibilidade, no caso das concessionárias, é alertar a um cliente que comprou um carro zero quilômetros e estava aguardando a chegada do veículo para retirada. Você poderá programar uma mensagem assim:

[Concessionária] Olá, Érica! Boa notícia: seu novo carro já chegou! Ele já está disponível para retirada em nossa loja! Qualquer dúvida, ligue para 3654-8978.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

Convites e convocações

Essa é uma funcionalidade do envio de SMS que pode ter como alvo tanto seus clientes, quanto potenciais clientes e até mesmo o público interno da empresa. Basta agendar a data e a mensagem no sistema que ele lembrará o público automaticamente sobre algum acontecimento importante.

Por exemplo, no caso de clientes:

[Concessionaria] Olá! Convidamos você p/ o Feirão de Carros, dias 8 e 9, em nossa loja! Venha conferir! Apresente esta mensagem e tenha uma oferta exclusiva.

Já para os potenciais clientes, cujos números de telefone você captou em uma feira de carros:

[Concessionaria] Temos condições especiais p/ vc que participaram da Feira de Carros. Venha conhecer nossa loja: Avenida dos Carros, 164. Esperamos sua visita!

Para o público interno você pode, por exemplo, aumentar a presença em congressos e treinamentos:

[Concessionaria] Olá! Lembre-se que amanhã teremos uma palestra sobre vendas às 8h, no espaço X. Contamos com a sua presença!

Dicas de Revisão

O envio de SMS ajuda a fidelizar seus clientes, o que é fundamental para que a concessionária se mantenha competitiva no mercado. As mensagens permitem que você crie um canal de contato direto com os clientes, enviando dicas sobre os próximos serviços e manutenções necessários para ele.

Essa prática é vital para que os clientes voltem ao seu negócio. Veja um exemplo de mensagem nesse contexto:

[Concessionaria] Fernando, a última revisão do seu carro completou um ano. Entre em contato conosco p/ agendar a próxima.

Pesquisas de satisfação

Como foi a experiência do seu consumidor ao realizar uma revisão em sua concessionária? O que ele achou das taxas e das condições da sua locadora de veículos? Essas e outras respostas são fundamentais para que você melhore sempre o serviço e o atendimento do seu negócio.

Suponhamos que o cliente tenha acabado de buscar o carro na revisão. Cerca de meia hora após a confirmação da entrega do veículo, o sistema envia o seguinte SMS para ele:

[Concessionaria] Olá, Ricardo! O que você achou da revisão do seu carro? Responda 1 para muito satisfeito e 2 para pouco satisfeito.

Caso o cliente responda 2, você poderá entrar em contato com ele para verificar o que ocorreu e como vocês podem melhorar no atendimento/serviço.

Dicas práticas para ter sucesso em sua campanha

Nós já falamos aqui sobre os números que provam a eficácia do envio de SMS e também as inúmeras possibilidades que essa ferramenta possibilita para concessionárias, oficinas mecânicas e locadoras de veículos, certo? No entanto, para que sua campanha realmente tenha sucesso, é preciso tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, criamos uma lista rápida com dicas práticas que vão otimizar sua campanha de envio de mensagens de texto e contribuir positivamente para o ROI (“Return Over Investment” ou “Retorno Sobre Investimento”) da sua ação.

Crie sua própria lista

Comprar listas de telefone prontas e enviar uma mensagem de texto pode ser muito arriscado. Muitas pessoas podem (e certamente irão) entender a ação como uma invasão de privacidade, uma vez que não autorizaram essa abordagem da sua marca.

Utilize conteúdos nas redes sociais, promoções e participe de eventos. Incentive aos seus potenciais consumidores a preencher algum cadastro em troca de algo — desde informações exclusivas, condições diferenciadas de negociação ou até mesmo brindes.

Utilize seu banco de dados

Diferentes estudos de marketing já comprovaram: é 70% mais barato vender novamente para um cliente do que conquistar um novo. Por isso, segmente sua base de clientes em diferentes listas, desde aqueles que trocam de carro todos os anos até os que compraram apenas uma vez com você.

Com mensagens específicas para cada público-alvo é possível aumentar as vendas e também os serviços agregados. Ofertas exclusivas, condições especiais e outros benefícios mantêm a sua marca na memória dos consumidores e atua diretamente na propagação da marca.

Faça testes

Uma das características do envio de SMS é a capacidade de realizar testes. Você pode, por exemplo, dividir uma mesma lista em duas e enviar mensagens distintas para cada um dos grupos com a mesma oferta.

Vamos supor que o objetivo seja realizar mais revisões em novembro/dezembro. Para o primeiro grupo você envia um texto simples, apenas alertando sobre a importância da revisão e com um telefone de contato.

Para o segundo grupo, você pode já enviar o texto com uma data e horário agendado necessitando apenas a confirmação do cliente. Esse é apenas um exemplo de muitos outros testes que você pode executar. Dessa maneira, você saberá com precisão quais são as ações que mais geram resultados entre o seu público.

Meça os resultados

Já citamos nesse artigo algumas das principais métricas que ajudam a medir o sucesso da sua campanha de envio de SMS. Fique calmo, nós não vamos repetir tudo!

Esse tópico é apenas para lembrá-lo da importância de efetivamente utilizar esses números para a otimização da estratégia. Afinal, não adianta nada ter todos os números e não produzir nada com eles! Vá além da medição, faça testes e determine os melhores caminhos para o seu negócio!

Conclusão

Ao longo desse material nós passamos por diferentes dicas de usos do envio de SMS e falamos sobre os números que fazem essa ferramenta indispensável. Agora que você entendeu os motivos pelos quais o envio de SMS é uma importante ferramenta para concessionárias — já que elas apresentam alta taxa de resposta, tornam a comunicação com o cliente mais efetiva e contribuem para que você economize — entre em contato com os nossos executivos de negócios e comece já a investir no seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS