Técnicas para vender mais com o WhatsApp em 2022

Vender usando o WhatsApp é uma das chaves para ter melhores resultados! Confira nosso guia e veja dicas para vender mais!

Nesta era do Marketing conversacional, o WhatsApp se transformou em uma das principais formas de comunicação do mundo. Não importa a idade, todos já somos parte de uma tendência que chegou para ficar.

E isto afeta totalmente a forma com que vendedores e compradores se relacionam.

vender-con-whatsapp

Quer saber como tirar o máximo proveito desta  ferramenta e vender usando o WhatsApp? Conheça nosso novo guia!

Como vender mais usando o WhatsApp

Para que serve esta guia?

Em entrevistas com a equipe da Zenvia Conversion, 85% dos vendedores declararam que o WhatsApp é “muito importante no processo de vendas” (e não contar com esta ferramenta complicaria muito seus fechamentos). Isso significa que já é um grande diferencial para os resultados comerciais das empresas.

Este artigo contém técnicas para vender mais com o WhatsApp usadas por vendedores e pensadas para vendedores.

Parte 1: WhatsApp é chave para vender mais 

De acordo com um relatório que fizemos na Zenvia, sabemos que 95% dos telefones celulares que os compradores compartilham com os vendedores já estão associados a uma conta pessoal de WhatsApp.

Isto quer dizer que todos os seus clientes estão ali.

Assim como você se empenha para dar uma boa impressão no salão para fechar uma venda, com estas ferramentas você pode ter um grande impacto com seus clientes. E gerar mais vendas.

Mas o WhatsApp não é uma chamada, nem uma visita, nem uma compra.

A primeira coisa que devemos entender é que não se trata de uma forma de vender por si só. WhatsApp é uma peça dentro da cadeia de vendas. E temos que usá-la em combinação com o restante de nossas ferramentas da melhor maneira.

Os melhores vendedores sempre aproveitam o contato com o cliente para buscar o PPV (Próximo Passo de Venda). No chat, acontece exatamente a mesma coisa.

Vamos mostrar um exemplo.

Vamos supor que um cliente entra primeiro no site de sua empresa, deixa seus dados e o vendedor liga para ele imediatamente. Alguns dias mais tarde, o vendedor faz seguimento pelo WhatsApp e fala com o cliente sobre o financiamento. Em seguida, o vendedor volta a ligar para ele e consegue agendar uma visita. E finalmente o vendedor manda dados pelo WhatsApp lembra a ele do compromisso.

Neste exemplo, veremos algo assim:

Journey-Whatsapp.png

Ao longo da venda, o vendedor entrou em contato com o cliente 4 vezes, com o objetivo de buscar acelerar o fechamento. Duas vezes falou por telefone e duas vezes teve conversas com o cliente por WhatsApp. Nestas quatro ocasiões, o vendedor marcou um Próximo Passo de Venda que acelerou o desfecho final: a venda.

Este exemplo nos serve para entender que o WhatsApp é uma chave que permite ao vendedor destravar o processo comercial e avançar para a venda final. E que o importante é buscar um Próximo Passo de Venda que te aproxime do seu resultado.

Ufa, muita teoria! Vamos agora ver como fazer com que os clientes prefiram você.


Parte 2: Regras para ganhar o coração dos nossos clientes no WhatsApp 

Existem detalhes de estilo que farão com que seus clientes se sintam mais à vontade, assim como também há erros que se deve evitar. O objetivo desta seção é aprender alguns truques para que os clientes te vejam como A melhor opção na hora de comprar.

Regra #1: Nunca faça SPAM

Você pode esquecer de qualquer outra regra. Mas não desta.

O WhatsApp, assim como qualquer outro serviço de mensagens moderno, está armado para detectar e bloquear todos aqueles que façam propaganda massiva. Se você manda textos genéricos, promoções vistosas ou qualquer mensagem não desejada aos seus clientes, você será bloqueado por ser considerado SPAM.

É assim que um cliente vê você quando recebe uma mensagem de SPAM. (Por isso ele lhe bloqueia).

Evite mandar mensagens indesejadas aos clientes por este meio. Caso contrário, rapidamente eles vão te bloquear e você poderá perder oportunidades valiosas para vender. Use mensagens personalizadas, que agreguem valor ao seu cliente, e assim você verá a diferença. 

Isto não significa que você não deve usar a ferramenta proativamente para tentar vender! No fim das contas, é disso que isso tudo se trata.

Um convite para um test-drive, um lembrete sobre uma visita, informações sobre um produto ou uma simples saudação é um passo para a venda. O importante é que o cliente o perceba como algo pessoal.

Regra #2: Evite que te vejam como um robô 

Os chats são ferramentas de comunicação informais e transparentes.

Fazendo uma comparação: o e-mail é o que você utilizaria para falar com um professor quando você ia para a escola. WhatsApp é o que você utilizaria para falar com seus companheiros na escola. Dá pra notar a diferença, não é?

Por isso, você tem que conseguir abertura e calor com o cliente, para que ele te veja como alguém que vai ajudá-lo e trazer valor para sua compra.

A melhor forma de fazer isso é falando com o cliente da mesma forma que faria com qualquer um dos seus contatos, porém sempre mantendo o respeito. Ser amigável mas não informal.

Também lembre-se que as pessoas não querem ler uma enciclopédia cada vez que recebem uma mensagem sua! Esta é uma conversa onde a outra pessoa precisa sentir que você está agregando valor. Da mesma forma que você faria com um amigo seu, mande mensagens curtas e diretas ao ponto.

Evite os erros: use um nome real no seu WhatsApp (ex: “MIGUEL VENDAS” ou “SEU MELHOR PREÇO” fará com que seus clientes corram apavorados?). Nomes e sobrenomes reais são suficientes para que não lhe vejam como um robô e saibam quem você é .

Pessoas compram de pessoas. 

Regra #3: Use uma foto boa (uma imagem vale mais que mil palavras)

Talvez o mais importante para escolher um vendedor em detrimento de outro é a imagem que ele passa ao cliente. Da mesma forma que você precisa passar uma boa impressão quando vende pessoalmente no salão, no mundo online isto também se aplica.

Falando disso… quais das seguintes imagens você acha que gerariam um melhor resultado para falar com um cliente por WhatsApp?

Captura de pantalla 2017-02-19 a las 03.08.10.png

Sua foto aparecerá nas telas de todos os clientes cada vez que enviar uma mensagem. Por isso, é importante usar uma imagem de qualidade, amigável e real. Idealmente sorrindo para a câmera. 

Outro erro comum que observamos é usar uma imagem de um carro, um animal de estimação ou de crianças. Tudo bem que isso é fofinho, mas se você é vendedor, por favor, não faça isso. A pessoa que vai comprar de você quer ver seu rosto para poder confiar

Regra #4: POR FAVOR, NÃO GRITE COMIGO! 

Tenho observado que alguns vendedores escrevem O TEMPO TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS. Fazem isso para evitar colocar acento nas palavras e poder escrever mais rapidamente em perder tempo com isso.

Por favor, não escreva assim!

Na era da internet, quando você escreve com maiúsculas, está gritando com a outra pessoa. Isto gera muita rejeição em quem está lendo (especialmente se você está falando com alguém jovem).

Por isso, evite sempre escrever com maiúsculas desnecessárias. Se a sua preocupação é escrever bem, logo mais veremos como conseguir isso.

Regra #5: Aproveite os emojis 

Por fim, algo que vimos que muitos vendedores fazem para gerar cumplicidade com os clientes é usar emojis. Desta maneira, podem expressar emoções e dar um toque amigável aos textos. Contanto que você não exagere, isto pode lhe ajudar a se destacar.

Alguns exemplos de emojis que vendedores nos mostraram:

?: em qualquer contexto para dar positividade e avançar

?: para se apresentar e na hora de dar saudações

?: para gerar cumplicidade (ex: ao falar de uma promoção sobre um desconto limitado)

✍️: quando você passa dados importantes e quer se seu cliente se lembre deles (ex: seu nome, endereço ou dados pessoais)

Em resumo

Vejamos em um exemplo de como são aplicadas algumas destas sugestões.

Como não fazer:

exemplo-1-zap-1.png

Como fazer

exemplo-2-zap-1.png

Dá pra perceber a diferença? Sabendo que existe uma pessoa real do outro lado, seremos sinceros e empáticos com quem fale conosco.


Parte 3: Os hackers do WhatsApp (o que fazem os vendedores que vendem muito mais que o restante)

Como sempre, alguns vendedores vão um passo mais a frente… Queremos lhe mostrar como alguns conseguem ter até três vezes mais resultados que outros.

Por que alguns vendedores têm até três vezes mais efetividade que o restante?

Autocorreção e Autocompletar: os melhores amigos dos hackers do WhatsApp

Os melhores vendedores que entrevistamos sempre aproveitam o autocorretor para escrever rapidamente sem se preocupar com ortografia.

Seja usando um computador ou o celular para falar com seus clientes, não faz sentido perder tempo se lembrando onde colocar cada acento. Ou se tal palavra se escreve “assim ou assado”.

Usando o autocorretor, com pouco esforço seus clientes lhe verão como alguém educado.

(Se você quer escrever ainda mais rápido, com menos esforço, sugerimos conferir se você tem o autocompletar ativado no seu teclado. Com esta função, o celular sugere qual palavra você está querendo escrever enquanto você a escreve)

A arma secreta: os modelos 

Sem dúvida, o melhor recurso utilizado pelos mestres do chat são os modelos prontos. Estas são mensagens guardadas que já estão prontas para serem utilizadas e enviadas a qualquer cliente em cada situação.

No caso do WhatsApp Business, existem certas restrições respeito ao envio de modelos. Tanto para um primeiro contato com o seu cliente, como para os contatos posteriores a 24 horas depois da última troca de mensagens, as mensagens utilizadas devem ser pré-aprovadas pelo WhatsApp.

Qualquer esforço tecnológico por evitar esta normativa será duramente castigado pela companhia. São poucas as empresas no mundo que gerem esses modelos.

Há centenas de exemplos de modelos prontos. Veja alguns exemplos dos modelos mais frequentes que vimos para que você possa criar os seus:

  • Saudação inicial web (Ex: Olá! Meu nome é Miguel Morkin, nos conhecemos na sua visita à loja. Foi um prazer conhecê-lo e lhe deixo o meu contato para que possamos conversas sobre qualquer dúvida que você tenha.)
  • Convite (Ex: Eu gostaria de lhe convidar para experimentar o produto que lhe interessou. Você tem disponibilidade amanhã cedo? À tarde em qual horário?)
  • Lembrete (Ex: Tudo bem? Estou escrevendo para lhe lembrar sobre a visita que agendamos. Você precisa que eu lhe passe alguma indicação sobre como chegar?)
  • Chamada perdida (Ex: Liguei para você há alguns minutos neste número. Em qual horário fica mais cômodo lhe ligar?)
  • Gancho (Ex: Surgiu uma promoção do produto que você estava procurando. Em que momento podemos nos falar para lhe contar sobre isso?)

Para que os modelos sejam eficientes, é preciso cumprir duas regras de estilo que vimos na Parte 2. Lembre-se  sempre de ser breve, com textos personalizados e que não pareçam programados.


Conclusão

O WhatsApp permite potencializar enormemente sua equipe de vendas. Trata-se de uma ferramenta fabulosa para melhorar suas chances de sucesso.

Por fim, vimos como os melhores vendedores automatizam seu trabalho para ser muito mais eficientes e melhorar seus resultados.

Agora é sua vez, quero que você comente abaixo: O que você achou desta forma de comunicação? Como você acha que convém usar esta ferramenta?

Escrito por

Nahuel Gomez