blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
estrategias-de-relacionamento-o-que-fazer-com-um-cliente-fidelizado

Estratégias de relacionamento: o que fazer com um cliente fidelizado

É crucial que uma empresa tenha boas estratégias de relacionamento. Quando se consegue conquistar e manter um cliente, é possível arquitetar um negócio mais saudável, lucrativo e atraente para futuros investidores.

A questão é: como é possível manter um bom relacionamento? Cuidar para que o cliente continue comprando em sua empresa, mesmo que outras companhias ofereçam propostas tão boas quanto a sua. E, para isso, é preciso de um bom plano de atuação.

Sabemos muito bem sobre esse assunto e podemos ajudá-lo. Hoje, vamos listar algumas estratégias de relacionamento para manter um cliente fiel à sua marca. Acompanhe o post e confira.

Reconheça o cliente como VIP

Uma pessoa VIP é aquela que tem grande prestígio em determinado ambiente. Em sua ‘empresa, faça com que o cliente se sinta exatamente dessa forma. Mostre que ele é importante e que você zela por manter um ótimo relacionamento.

Um bom exemplo disso são as companhias aéreas. Nelas, clientes VIPs, geralmente, embarcam primeiro e possuem um atendimento diferenciado. Pense sobre qual “mimo” sua empresa pode oferecer para os clientes que deseja manter.

Preze sempre pelo excelente atendimento

O atendimento mal feito é um dos maiores vilões na retenção de clientes. De acordo com matéria divulgada pela revista Exame, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência pelo mal atendimento. Também por isso, as empresas brasileiras perderam US$217 bilhões.

Então, preze sempre por um atendimento impecável. Lembre-se: se o mercado está repleto de boas empresas, a sua deve ser excelente. Com isso, você conseguirá construir diferenciais competitivos mais resistentes ao longo prazo.

Mantenha o relacionamento após a venda

A vida útil de um cliente vale muito mais do que uma única transação financeira. Assim, é imprescindível manter um bom relacionamento após a venda, garantindo que seus clientes tenham uma ótima experiência com o seu produto e com a sua marca.

Além disso, é importante se manter disponível para atender eventuais dúvidas, sugestões ou reclamações. Implemente novos canais de comunicação, facilitando assim a interação dos clientes com a sua empresa — mesmo que seja para reclamar de algo.

Envie mensagens em datas especiais

Quantas empresas realmente lembram dos clientes em datas especiais? São poucas, sem qualquer dúvida! Então, não deixe de mostrar que pensa nos seus consumidores, especialmente em datas comemorativas — como aniversário, Natal, Páscoa e outras.

Para isso, um excelente canal de comunicação é o SMS. Por meio de mensagens no celular, é possível estabelecer uma comunicação direta, rápida e de baixo custo para o empreendimento. Estima-se que até 97% das mensagens enviadas são lidas pelos consumidores.

Acompanhe o nível de lealdade e satisfação

Qual é o nível de lealdade dos clientes à sua empresa? Com a resposta para essa pergunta, é possível saber se seus clientes estão realmente satisfeitos, se a sua companhia tem uma boa estratégia de retenção. Além disso, é possível obter alguns feedbacks para oferecer melhorias contínuas.

Para tanto, um dos indicadores mais utilizados em pesquisas de satisfação é o NPS (Net Promoter Score). Com essa métrica, é possível classificar os clientes da empresa em três principais grupos: os detratores, neutros e promotores da marca.

Com essas dicas é possível começar a planejar um programa de fidelização, não é mesmo!

Quer uma ajudinha? Leia mais: Como planejar um programa de fidelidade de sucesso!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS