Escolha a ferramenta de comunicação certa para seu público

Você está investindo em ferramentas de comunicação, mas tem encontrado pouco ou nenhum retorno financeiro? Talvez o problema não seja o potencial da comunicação em si, mas é bem razoável pensar que você esteja utilizando o canal errado para o seu público-alvo.

Ao escolher a ferramenta de comunicação, atente-se ao perfil de sua audiência. Verifique se ele realmente está adequado para o meio definido com o qual deseja trabalhar. Ao fazer a escolha certa, conquistará bons resultados. Mas uma escolha ruim certamente prejudicará os seus negócios e suas campanhas.

Quer saber se você está fazendo a escolha com sabedoria? Veja alguns questionamentos que devem ser feitos antes de definir qual a ferramenta ideal para atingir o seu público-alvo:

Mapeie seu público-alvo

Quando se fala em divulgação, a primeira coisa que se pensa é “utilizar o meio em que todos estão”. Mas isso pode ser um engano. O ideal é utilizar aquele canal em que as pessoas certas — isto é, para quem se deseja vender e se relacionar — estão.

Ao mapear o seu público você terá informações valiosas, como as características básicas, perfil demográfico, comportamento de consumo e, principalmente, quais são os canais de comunicação que esse grupo de pessoas mais acessa e utiliza.

Com essas informações em mãos, você saberá que linguagem empregar e onde se comunicar.

Analise o custo-benefício de suas ações

São muitas as possibilidades dentro de uma estratégia de comunicação, desde as que possuem um investimento mais elevado a outras que exigem poucos recursos para apostar. Mas o que diferencia se uma estratégia é boa ou não para você é o custo-benefício que cada uma delas proporciona.

Veja quais são as ferramentas possíveis de acordo com o seu público-alvo e analise quais os retornos possíveis cada uma delas oferece. Se for viável, financeira e estrategicamente, utilize mais de um canal. Caso não seja admissível, escolha a ferramenta que mais apresenta chances de retorno para os seus negócios. Mesmo que isso signifique utilizar um meio de comunicação que não seja de massas. Lembre-se: o importante é que seu público-alvo esteja lá.

Leve em consideração também o valor disponível para investimento em comunicação e não se esqueça de que o retorno será conforme a verba investida. Ou seja, não espere por resultados espetaculares investindo o mínimo.

Faça o monitoramento dos resultados obtidos

A melhor forma de ter certeza que você fez a escolha certa é com o monitoramento dos resultados. Cada ferramenta escolhida existe uma metodologia e/ou software/plataforma a ser utilizado para isso, porém a ideia é sempre a mesma: ver qual o retorno aquela estratégia está te oferecendo — que pode ser tanto positivo quanto negativo.

Se você escolher o Facebook, por exemplo, visualize quantos clientes a rede social lhe trouxe, ou quantas vendas conseguiu por meio de sua página na mídia social. Mas se a sua estratégia for o SMS, analise o índice de retorno que as mensagens apresentaram, quantas pessoas foram impactadas, ou seja o alcance das suas mensagens. E assim por diante.

O SMS, por exemplo, é uma ferramenta com um ótimo custo-benefício. Ao investir nessa ideia, você conseguirá um retorno impressionante, elevado índice de abertura e respostas ligeiras de seus clientes. Quer entender mais? Confira nosso artigo Envio de SMS em massa: conheça as vantagens.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia